15 de abril | 2019

Números oficiais apontam que dengue quase dobrou em 15 dias em Olímpia

Compartilhe:

Embora a população e até médicos consultados informalmente por esta Folha entendam que a situação esteja ainda pior, os números oficiais passados a esta Folha na tarde da sexta-feira desta semana, dia 12, demonstram que os casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes-aegypti adulto contaminado, não apenas os casos positivados, mas também as notificações de casos suspeitos, quase dobraram nos últimos 15 dias na cidade.

Para confirmar essa comparação, basta analisar os números divulgados no dia 26 de março, ou seja, 15 dias antes da última informação que foi divulgada na quarta-feira desta semana, dia 10. Dia 26 de março eram 757 notificações de casos suspeitos com o total de 165 exames confirmados. Já no dia 10 de abril, eram 1.397 notificações e 316 casos positivos da doença. Quer dizer, houve crescimentos de 84% e 91,5%, respectivamente.

Ainda no dia 26 de março, além de 166 casos negativados, restavam ainda outros 426 exames de sangue aguardando por resultados. Já na quarta-feira desta semana, eram 182 casos negativados e outros 448 aguardando por resultados.

Já de acordo com os dados do dia 2 de abril, eram 829 notificações e 215, mais 13 importados, o total de casos confirmados. Nesse caso, 267 exames tinham sido negativados contra 347 que ainda aguardavam resultados.

Já segundo a informação do dia 5 de abril, o total de notificações era de 1.092 para um total de 268 mais 14 importados, de casos confirmados. Outros 265 haviam sido negativados e mais 559 aguardavam resultados de exames.

Mesmo assim, a direção da UPA confirmava na quinta-feira desta semana, dia 11, que nas últimas semanas houve um aumento de aproximadamente 50% nos atendimentos de pacientes que contraíram dengue, doença que é transmitida pelo mosquito Aedes-aegypti adulto contaminado. Seria esse o motivo da grande concentração de pessoas no local a espera de atendimento médico.

“Em relação ao grande número de pacientes, a unidade esclarece que nas últimas semanas houve aumento de 50% dos atendimentos em decorrência dos casos de dengue”, diz trecho de uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia.

Também de acordo com a assessoria, pacientes que tiveram a doença confirmadas através de consultas pelo HB e Unimed, já estariam contabilizados nesse total de casos confirmados.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas