18 de janeiro | 2021

Óbitos por Covid em Olímpia atingem mais os idosos entre 70 e 79 anos e cardiopatas

Compartilhe:

OS NÚMEROS DO SEADE!
Dados do instituto ligado ao governo estadual confirmam os desta Folha. Prefeito Fernando Cunha apela para que população mantenha os cuidados para proteger as famílias e seguir na luta e espera por uma vacina eficaz e segura.

Confirmando os dados que esta Folha vem divulgando ao longo da pandemia, com base em planilhas que mantêm atualizados, dados da Fundação Seade, referência em análise de dados no Estado de São Paulo, mostram que os óbitos por Covid-19 em Olímpia, em sua maioria, atingem idosos, principalmente, com doenças preexistentes.

Segundo as informações, mais de 80% dos falecimentos computados são de pessoas acima dos 60 anos, sendo a faixa etária mais atingida entre 70 e 79 anos, com 34,2% dos óbitos, seguido dos idosos entre 80 e 89 anos (27,6%); e de 60 a 69 anos (18,4%).

Outro dado revelado pelo estudo é que 63% dos óbitos são de homens e 37% de mulheres. Além disso, praticamente todos os pacientes apresentavam doenças preexistentes que levaram ao agravamento do quadro, principalmente, cardiopatias, que foram identificadas em 71,1% dos óbitos, e diabetes, em 39,5% dos casos. Outras comorbidades observadas são obesidade e pneumopatia, presentes em 11,8% dos pacientes.

Vale ressaltar que o município contabiliza, atualmente, 80 óbitos, no entanto, o sistema apresenta 76, estando ainda em atualização pelo Governo do Estado. A consulta aos dados considera as informações da manhã desta sexta-feira (15).

CASOS CONFIRMADOS

Sobre o perfil dos dados confirmados, a Fundação Seade traz um total de 3.650, também em atualização, sendo que 53% correspondem a mulheres e 47% a homens.

A faixa etária mais atingida pela contaminação é de 30 a 39 anos, com 25,6% dos casos, seguida de 20 a 29 anos, com 18,4% das confirmações e de 40 a 49 anos, com 17,5%. Em relação a doenças preexistentes, 10% dos infectados possuem cardiopatias e 5,8% apresentam diabetes.

DADOS ATUALIZADOS

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nessa quinta-feira (14), Olímpia possui 3.775 casos confirmados, dos quais 3.584 estão curados (94%), 80 vieram a óbito e vinte e um estão internados em hospitais de Olímpia e região (13 em UTI, 3 em Suporte Ventilatório e 5 em Enfermaria). O município aguarda resultados de 159 suspeitos.

Para o prefeito Fernando Cunha, os dados comprovam as análises feitas pelos órgãos de saúde sobre a onda de contágio e evolução do quadro dos pacientes. “O relatório da Fundação Seade nos mostra bem a realidade da contaminação não só em Olímpia como em todo o país. Os jovens têm sido a maior fonte de contágio e consequente transmissão do vírus, levando possivelmente a doença para os familiares mais velhos e com problemas de saúde, que representam o maior índice de óbitos em nossa cidade”, afirmou.

E concluiu: “Por isso, reforço o apelo para que mantenhamos os cuidados para proteger nossas famílias e seguirmos na luta e esperar por uma vacina eficaz e segura”, ressaltou.

As informações completas podem ser acessadas no site: https://www.seade.gov.br/coronavirus/

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas