01 de agosto | 2021

Olímpia chega a 80% da população adulta com a primeira ou a dose única aplicadas

Compartilhe:

Uma a cada 3 pessoas adultas já está com o esquema vacinal completo Covid. Prazo de 3 meses para 2ª dose da AstraZeneca e falta da Coronavac fizeram Olímpia estacionar entre 8 e 9 mil vacinados com a segunda dose por quase um mês.


Nesta sexta-feira (30), Olímpia atingiu a marca de 80% da população adulta com a primeira dose ou a dose única aplicadas. Levando-se em conta a população geral este número cai para 61%.

Por outro lado, 32% da população adulta já recebeu ou as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid. Dentro deste contexto, aproximadamente 1 em cada 3 moradores adultos já está com o esquema vacinal completo.

Da população total (55.130) este número cai para 25%, ou seja, um em cada quatro está com imunização dentro do que preveem as fabricantes das vacinas (uma ou duas doses).

Os dados são do Vacinômetro do Governo do Estado, que, segundo a atualização da sexta-feira, 30, registrava que a cidade já tinha aplicado 47.797 vacinas, das quais 33.689 (80%/adultos e 61%/população total) são de 1ª dose e  14.108 são referentes à quantidade de 2ª dose (12.725) e dose única (1.383).

INÍCIO DA 2.ª DOSE DA ASTRAZENECA
ACELEROU A VACINAÇÃO COMPLETA

Desta forma, as pessoas com o esquema vacinal completo representam 32% da população do município acima de 18 anos e 25% da população total. Em relação à aplicação de 1ª dose, a cobertura vacinal de Olímpia, sem contar a dose única já na casa dos 80% dos adultos vacinados e cerca de 60% da população total.

Em razão do prazo de três meses para a segunda dose da AstraZeneca, que passou a ser a mais aplicada após a coronavac ficar mais de um mês sem ser entregue, período em que o Butantan ficou sem receber insumos para a produção da vacina, a cidade ficou por mais de um mês entre 8 e 9 mil vacinados com a segunda dose.

Com o início da aplicação da segunda dose da AstraZeneca, em menos de 15 dias e a aplicação de 1.383 doses únicas, o número de imunizados completos subiu para mais de 14 mil, quase o dobro.

MILHARES DE PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS

ESPERARAM TRÊS MESES PELA SEGUNDA DOSE

Ainda sobre a vacinação completa, outro fator é que, nesta semana, os moradores com 60 anos ou mais passaram a receber a segunda dose do imunizante AstraZeneca que tem um espaço entre a primeira e a segunda doses de três meses, significando que praticamente todos os idosos foram vacinados.

Esta marca é importante tendo em vista que este grupo de maior idade é considerado o mais vulnerável a desenvolver quadros mais graves da doença, o que ajuda na prevenção contra o vírus e na consequente queda do número de casos, óbitos e internações.

Nesta semana a vacinação em Olímpia chegou até pacientes com 29 anos de idade e a segunda dose aos moradores acima de 60 anos e profissionais de saúde (AstraZeneca) ou de 47 a 49 anos (Coronavac), bem como a 1ª ou 2ª doses para gestantes.

PREFEITO PEDE PARA NÃO
ESCOLHER VACINA, OPTAR PELA VIDA

“Na última semana completamos 6 meses do início da nossa campanha de vacinação contra a Covid, a mais esperada da história, e cada dose aplicada é um passo que damos para vencer este vírus. É com grande alegria que vemos nossa cobertura vacinal chegar a quase 80% da população adulta e saber que 1 a cada 3 olimpienses já está protegido contra as formas mais graves da doença. Mais uma vez, todo o nosso reconhecimento aos profissionais de saúde e nosso pedido para que a população não escolha vacina, mas sim, a vida”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

O município tem feito um trabalho planejado com as equipes de Saúde para garantir a imunização de toda a população de forma organizada e abrindo novas faixas de idade, sempre que há saldo suficiente ou que chegam novas doses, uma vez que a distribuição é de responsabilidade do Governo do Estado.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas