06 de março | 2016

Olímpia é 5.º em mortes no trânsito na região de Rio Preto

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Considerando o índice de óbitos por 100 mil habitantes, Olímpia é o quinto colocado entre os mais de 110 municípios da região de São José do Rio Preto. Em 2015 foram registradas 12 mortes causadas por acidentes de trânsito, enquanto a população é de 51 mil pessoas aproximadamente, o que resulta no índice de um óbito para cada 100 mil habitantes.

Claro que isso é considerando as principais rodovias que cortam o município: Assis Chateaubriand, SP-425; e Armando de Salles Oliveira, SP-322; além da es­trada vicinal Natal Breda que também tem colaborado.

Olímpia fica atrás apenas de José Bonifácio que está à margem da SP-425 e a Trans­brasiliana, BR-153, com o índice de 58,1. Em seguida aparece Catanduva com 29,5; Fernandópolis com 25,9; e Novo Horizonte com 23,8.

Ainda entre os 10 municípios com maiores número de óbitos, segundo o ranking elaborado pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, aparecem: Rio Preto com 17,2; Barretos, 22,5; Bebedouro, 18,7; Votuporanga, 14,7; e Jales, 21,2.

Os dados foram divulgados na tarde de terça-feira, dia 23, pelo governador Geraldo Alckimin, durante o lançamento de uma base de dados sobre mortes no trânsito. Estatísticas como essas agora serão divulgadas mensalmente, através do banco de dados, que está sendo chamado de Infosiga.

Na contramão de Rio Preto, outras 34 cidades da região estão no fim do ranking e não registraram nenhuma morte no trânsito durante 2015. Entre elas, a mais populosa é Auriflama, com 14 mil habitantes. Na outra ponta, a menor cidade é Santa Salete, com apenas 1.447.

O banco de dados divulgado nesta terça será permanente e, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Trânsito e Transportes do Estado, será divulgado todo dia 19 de cada mês.

De acordo com a secretaria, o Infosiga é uma importante ferramenta para mapear os acidentes e mortes no trânsito e fornecer subsídios para o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que visa a criar políticas públicas para redução pela metade das mortes no trânsito até 2020.

SUBSÍDIO

Além da divulgação das estatísticas, o governo também anunciou investimento em ações de segurança no trânsito para 15 municípios. Ao todo, serão destinados 10,5 milhões para essas cidades. As iniciativas são voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito.

Entre as cidades escolhidas estão quatro da região: Barretos, Catanduva, Fernandópolis e Rio Preto. O dinheiro foi destinado aos municípios integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e que apresentaram números médios superiores a 15 óbitos, no período de 2011 a 2013.

Os convênios firmados têm o prazo de um ano, com todas as ações planejadas tendo de ser executadas nesse período, com a utilização do recurso repassado. Mas o município de Olímpia está fora desse benefício.

Vítimas fatais na área urbana também entram no contexto

Embora se tratando de uma morte após algum tempo depois do registro e, portando fica de fora do levantamento divulgado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, as vítimas fatais do sistema de trânsito urbano também entram no contexto das mortes re­gis­tradas no trânsito. Por isso, se engana que pensa que os dados estão relacionados apenas a mortes em rodovias.

O problema é que o diretor da Prodem (Progresso e Desenvolvimento Mu­­ni­cipal), engenheiro Ama­u­ry Hernandes (foto), que tam­bém é responsável pela organização do trânsito de Olímpia, não tem uma solução definitiva que garanta mais segurança para quem transita pela esquina da Rua David de Oliveira com Avenida Mário Viei­ra Mar­con­des, na zona cen­tro leste da cidade, que já está sendo chamada de “Es­quina da Morte”.

Curiosamente uma entrevista foi mostrada pela emissora de rádio justamente no di­a em que foi registrado o a­cidente que acabou resultado na morte da secretária Liliana da Silva Prado Bernardinelli, de 39 anos de i­da­­de, que morava na Avenida Sandálio Mie­s­sa, no Jardim Miessa, na zona norte da cidade.
Mas mesmo diante de várias situações de perigo, inclusive para pedestres, até agora Hernandes apenas construiu uma lombada na pista no sentido norte-sul, ou seja, que tem o sentido Auto Posto Ca­lifórnia à Avenida Deputado Dr. Waldemar Lopes Ferraz. 

“Nós fizemos a lombada e vamos monitorar esse cruzamento porque ele é complicado. Já houve alguns problemas no trânsito ali. Então, a lom­bada eu acredito que vá dar uma segurança maior nesse cruzamento”.

Já no sentido contrário, ou seja, sul-norte na direção do Auto Posto Califórnia, há uma subida forte o que por si só já impediria a indicação de uma lombada. Mas o local é transitado também por muitos veículos pesados (caminhões e ônibus) que atra­vessam a cidade, principalmente no sentido estrada vicinal Natal Bre­da em direção à rodovia Assis Chateaubriand, SP-425.

ACIDENTE FATAL

Como se recorda, a secretária Liliana da Silva Prado Ber­nardinelli morreu aos 39 anos de idade, na sexta-feira, dia 3, de embolia pulmonar, por causa de um acidente de trânsito na segunda-feira, dia 29.

O acidente envolvendo u­ma motocicleta acabou deixando não só a mulher que veio a falecer ferida, mas também seu filho que estava na garupa da mota.

A coli­são aconteceu no cruzamento da Rua David de Oliveira com a Avenida Mário Vieira Marcondes, uma esquina que já está ficando marca­da pelo grande número de a­cidentes registrados, a maior parte com vítimas.

Liliana da Silva Prado Ber­nar­dinelli transitava com uma Honda CG 125, Titan, com placa ECI 7091, pela avenida, transportando na garupa o filho Igor Enrico Bernardinelli, de 18 anos. Entretanto, ao chegar à esquina acabou colidindo com o Gol conduzido por Nilton Pires da Silva, de 43 anos, morador da Rua Bernardino Américo de Carvalho, número 201, em O­lím­pia, que não teria obedecido ao sinal de pare que existe no local em razão da avenida ser a via preferencial.

Com suspeita de fratura na perna esquerda, Liliana da Silva Prado Bernardinelli e o filho foram socorridos e medicados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde per­­maneceram em observação.

Liliana passou por cirurgia na Santa Casa na segunda-feira, depois recebeu alta hospitalar e foi pra casa. Mas na sexta-feira, ao tomar banho acabou desmaiando e já chegou na UPA sem vida.

Assis Chateaubriand foi a mais letal em
índice de mortes no trânsito durante 2015

Até em razão dos novos desenhos de trevos inventados e implantados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), inclusive nas duas rodovias que cortam o município de Olímpia, apelidados de ‘salchichões’, e também deve se considerar o movimento maior de veículos pesados, o fato é que a Assis Chateaubriand, SP-425, acabou sendo a mais letal, pelo menos no município de Olímpia, nos índices de morte no trânsito em 2015.

Os trevos, que tem dificultado principalmente a maioria de motoristas menos experientes, continuam causando acidentes inclusive com gravidade e gerando vítimas fatais.

Enquanto o asfalto das estradas apresentam melhorias convidando os motoristas a trafegarem com velocidades mais altas, esses trevos se transformaram em verdadeiras arapucas que tiram a vida de muitas pessoas.

Por exemplo, um caso desses foi registrado no meio da madrugada do dia 13 de novembro, envolvendo um bitrem que tombou no trevo de Olímpia, conhecido por trevo da Cutrale, tirando a vida do motorista.

Aliás esse acidente demonstra que o perigo não está apenas para quem tem necessidade de contornar os trevos para seguirem suas viagens. Esse bitrem trafegada no sentido Barretos a São José do Rio Preto e, provavelmente o motorista não conseguiu contornar a curva de acesso ao chamado ‘salchichão’.

O acidente matou o motorista Antônio Tadeu da Silva, de 44 anos, que residia na cidade de Migue­lópolis, depois de tombar o caminhão Volvo, ano 2007, com placas de Curitiba.

LINDO E MARAVILHOSO

Por outro lado, enquanto isso, o Secretário Estadual dos Transportes, Antônio Duarte Nogueira disse em setembro do ano passado, que a prioridade de sua Pasta atualmente é “melhorar a qualidade das estradas”, e já ressaltando que este objetivo vem sendo alcançado, uma vez que, segundo a Confederação Nacional dos Transportes-CNT, o Governo do Estado possui 19 entre as 20 melhores rodovias do país.

Números mostram somente mortes no local do acidente

Os números divulgados recentemente pelo governador Geraldo Alckmin não mostram a verdadeira realidade em relação a vidas perdidas nas estradas do Estado, assim como nas duas que cortam o município de Olímpia. Um exemplo disso é quando a vítima é resgatada com vida, mas acaba falecendo no hospital e aí não passa a frequentar a estatística da via onde ocorreu o acidente.

Até em razão disso é que a rodovia Armando de Salles Oliveira, antes conhecida por Rodovia da Morte, estaria agora perdendo para a rodovia Assis Chateaubriand. Quer dizer, na maioria dos acidentes registrados na SP-322, os feridos com gravidade podem ter morrido em algum hospital da região ou mesmo de Olímpia.

Trata-se de uma situação idêntica a que acontece em relação aos números de vitimas fatais do trânsito na área urbana da cidade. O ferido grave é transferido para um hospital de Barretos ou São José do Rio Preto e, se chegar a falecer não aparece na estatística.

Embora não se tenha informação oficial de que tenha morrido, isso pode ter ocorrido com o motorista de um veículo Gol que se partiu ao meio depois de colidir contra a ponte sobre o rio Cachoeirinha. Mas se chegou a perder a vida não está aparecendo no levantamento.

O acidente aconteceu na ponte existente no quilômetro 446 da rodovia Armando de Salles Oliveira, na região leste do município de Olímpia.

Com traumatismo craniado o motorista foi socorrido pela equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros de Olímpia e medicado inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para a Santa Casa de Barretos.

Vicinal Natal Breda também colabora com
resultados em índice de morte no trânsito

Principalmente em razão da falta de uma conservação adequada, quase sempre essa via está tomada de buracos, a estrada vicinal Natal Breda, que não é uma rodovia, mas apenas uma via municipal para o escoamento da produção e, portanto não é dotada de acostamentos, também colabora com os resultados negativos apontados em relação a mortes no trânsito local.

Além disso, há a falta de uma sinalização mais adequada, principalmente visando orientar melhor os caminhoneiros que frequentemente e em grande número, utilizam a via para sair do pedágio da rodovia Washington Luís, SP-322.

E, de vez em quando pessoas morrem em acidentes na Natal Breda, mas acabaram não virando números dos levantamentos porque não morrem no local, mas acabam falecendo em um hospital da região ou mesmo na Santa Casa de Olímpia. Nesse caso essa morte não aparece computada nos levantamentos do governo sobre o trânsito.

Mas no início de ano houve a morte de um mecânico, provavelmente por causa de buracos. Esse acidente foi registrado no final da tarde do dia 2 de fevereiro, quando os insistentes buracos que proliferam nessa vicinal, pode ter causado a morte de Fernando Aparecido Raymundo, de 27 anos de idade, que residia no Sítio Santa Fé, no bairro rural Capituva, na região sul do município de Olímpia.

Fernando Aparecido Raymundo retornava para sua casa conduzindo a motocicleta Honda CG 125, azul, ano 1998, com placa de Olímpia, no sentido de Tabapuã, quando acabou colidindo com o caminhão Ford Cargo, prata, ano 2006, com placas de Osasco, na região da Grande São Paulo, que trafegava no sentido de Olímpia, conduzido pelo motorista Edmilson Cabral Lopes, de 43 anos, morador de Osasco.
Tanto Edmilson Cabral Lopes, quanto seus dois filhos que o acompanhava e estavam voltando para Olímpia pela vicinal por não saberem e não terem visto placa nenhuma indicando que a ponte do rio Turvo estava interditada, afirmaram, logo após o acidente, que Lopes, assim como o mecânico, realizaram manobras para desviar de buracos no asfalto, segundo consta no site Olímpia 24 Horas, do jornalista Júlio César Faria, conhecido por Julião Pitbul.

Lopes disse que devido aos buracos na pista teve que desviar e por isso chegou a invadir a faixa contrária da pista, mas retornou para sua faixa logo em seguida. Ainda segundo ele, o condutor da moto e vítima fatal, também ao desviar de buracos na pista, acabou chocando-se violentamente contra o lado esquerdo da parte frontal do caminhão e morreu no local.

 

 

 

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