01 de agosto | 2021

Olímpia não vai seguir o Estado e continuará com 60% de ocupação e encerramento às 23h

Compartilhe:

O que vale é o decreto municipal. Comitê de Enfrentamento levou em conta os índices da regional de Barretos que é um dos maiores do Estado.


Em razão de os índices da pandemia da Divisão Regional de Saúde V, a qual Olímpia pertence, ainda permanecerem entre os maiores do Estado, o prefeito Fernando Cunha, após decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19, resolveu manter as medidas de restrição vigentes em Olímpia, mesmo com o governador do Estado tendo flexibilizado ainda mais a chamada fase de Transição.

Embora o governo tenha baixado decreto, entre outras coisas, ampliando o horário de atendimento até 24 horas e aumentando a capacidade de clientes para 80%, o município tem a prerrogativa de editar suas próprias medidas, principalmente se forem mais restritivas do que as do Estado.

A Prefeitura de Olímpia soltou nota na tarde de sexta-feira, informando que, mesmo com o anúncio de maior flexibilização do Governo do Estado, divulgado nessa quarta-feira (28), o município manterá as atuais regras vigentes pelo menos durante a primeira quinzena do mês de agosto, com a permissão para funcionamento das atividades econômicas e serviços até as 23h e respeitando 60% de ocupação da capacidade total.

COMITÊ MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO TOMOU A DECISÃO

“A decisão foi tomada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 tendo em vista que, apesar da significativa redução dos indicadores da doença e do avanço da vacinação, os índices da regional de Barretos, a qual Olímpia pertence, ainda estão entre os maiores do Estado”, complementa a nota.

O comunicado conclui ainda: “Desta forma, um novo decreto municipal deve ser publicado somente no próximo mês, após uma reavaliação do quadro da Covid, a fim de que a retomada ocorra de forma segura e responsável”.

O governador João Dória, no entanto, na quarta-feira, 28, em sua primeira coletiva após cumprir o período de convalescença por ter pego covid-19, anunciou uma nova progressão na quarentena a partir de 1º de agosto com a ocupação dos estabelecimentos passando a 80%, com possibilidade de funcionamento até a meia-noite.

A PARTIR DE 17 DE AGOSTO ACABAM AS RESTRIÇÕES

A partir de 17 de agosto, São Paulo não terá mais restrições ao funcionamento do comércio. Na data, cairão totalmente as restrições da chamada fase de transição do governo Estadual em relação à ocupação dos estabelecimentos comerciais. Também encerram-se as limitações de horários.

 “Ainda mantendo o uso de máscaras, recomendando o uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento e de cuidados pessoais e coletivos, já estaremos com novas regras em funcionamento a partir de 17 de agosto”, afirmou o governador do Estado de São Paulo João Doria (PSDB) na coletiva.

ESTADO ACREDITA QUE EM 16 DE AGOSTO

POPULAÇÃO ADULTA JÁ TENHA RECEBIDO 1ª DOSE

Na véspera, dia 16 de agosto, o estado deve ter completado a aplicação da primeira dose de vacina contra Covid em toda a população paulista acima de 18 anos. A antecipação dessa marca também foi anunciada pelo governo nesta quarta. Antes a meta estava prevista para 20 de agosto.

Os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos serão vacinados a partir do dia 18 de agosto. O começo do calendário será pelos jovens com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas nessa faixa etária. Esse grupo será convocado de 18 a 29 de agosto.

Em seguida, de 30 de agosto a 5 de setembro, poderão se vacinar os jovens de 15 a 17 anos em geral. De 6 a 12 de setembro vêm os de 12 a 14 anos.

Para os adultos, a vacinação nos próximos dias está organizada da seguinte maneira: de 19 a 29 de julho, para os da faixa entre 30 e 34 anos; de 30 de julho a 4 de agosto, 28 e 29 anos; de 5 a 9 de agosto, 25 a 27 anos; e de 10 de agosto a 16 de agosto, 18 a 24 anos.

DÓRIA DISSE QUE É EXEMPLO VIVO
DE QUE VACINAS FUNCIONAM

O governador afirmou também que a antecipação só foi possível diante da compra de 4 milhões de doses excedentes da vacina CoronaVac para o estado.

Após testar positivo para Covid-19 pela segunda vez, no dia 15 de julho, Doria retomou na quarta-feira a agenda de coletivas de imprensa. Ele abriu a agenda, no Palácio dos Bandeirantes, falando sobre seu estado de saúde.

“Estive completamente assintomático e protegido. Porque tomei a vacina, tomei duas doses da vacina do Butantan, a CoronaVac. Mas poderia ter tomado também AstraZeneca, Pfizer e Janssen, as quatro vacinas aprovadas. Sou um exemplo vivo que a vacina salva”, disse o governador.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas