25 de junho | 2022

Olímpia registra mais 180 casos e outra morte por Covid

Compartilhe:

 

SITUAÇÃO ESTÁVEL MAIS AINDA PODE AUMENTAR!
Mesmo com o número alto em oito dias, a média do mês caiu de 26 para 25, o que demonstra certa estabilidade no número de casos. Números do próximo boletim é que dirão se vacinação conseguiu evitar contaminação de aglomeração sem máscara no recinto.


Com a divulgação do Boletim Epidemiológico pela Saúde local desta quinta-feira, 23, em razão do feriado do Padroeiro, mas com oito dias desde a última divulgação, o número de casos de contaminados pelo novo coronavírus voltou a subir, mas pode ser considerado estável, ainda não refletindo a situação de milhares de pessoas aglomeradas sem máscaras no recinto do Folclore, no Festival das Águas, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 passados.

A situação foi registrada, no entanto, com mais um óbito no dia 17, desta vez de uma senhora de 95 anos, a 316ª da pandemia e a segunda do mês de junho. Faleceu, vítima da covid-19, Margarida Boscontro, 95 anos, no dia 17 de junho, na Santa Casa de Olímpia.

O primeiro óbito do mês de junho e o 315º de toda a pandemia foi verificado no dia 04 de junho quando Olímpia registrou a sua primeira morte por complicações da Covid-19 neste mês. Naquele dia veio a óbito a senhora Beatriz Abra Custódio, aos 91 anos, no Pronto Atendimento da Unimed.

180 CASOS EM OITO DIAS

Nesta quinta-feira, 23, a Saúde divulgou que foram registrados 180 casos positivos para covid entre testes rápidos e exames de laboratórios particulares, contra os 88 casos da semana anterior (15). O aumento foi maior que o dobro em oito dias.

Olímpia, na quinta-feira, passou a ter 15.560 casos confirmados, dos quais 15.129 estão curados, 316 vieram a óbito e três pacientes estão internados em enfermarias de hospitais de Olímpia e região (2 na Santa Casa e 1 em Rio Preto). O município ainda aguarda resultado de nove suspeitos.

Na sexta-feira, 10, no entanto, Olímpia confirmou que estava em escala ascendente de contaminação pelo novo coronavírus, com o registro de 174 casos positivos divulgados pela Saúde local.

No primeiro boletim de junho o número ficou próximo do verificado durante todo o mês anterior, 139.

25,2 CASOS POR DIA

Na quarta-feira, 15, com a antecipação, o número caiu para 88. O total de junho passou a ser, neste dia, de 401 casos, com média de 26,7 casos por dia. Agora, com mais 180, desta quinta-feira, 23, foi a 581, com média de 25,2 por dia, mostrando sinais de uma estabilização no número de casos.

O número de internações, embora ainda não tenham muitos casos graves (segundo o médico e vice-prefeito Fábio Martinez em razão da vacinação), caiu de seis moradores de Olímpia no dia 03, para cinco no dia 10; depois, no dia 15, caiu para 03, dois na Santa Casa e um em São José do Rio Preto. E agora continuou na mesma situação, embora uma paciente da Santa Casa com 95 anos tenha falecido.

MAIO MUITO MAIS BAIXO

No mês de maio a cidade acumulou 157 casos, com uma média de 5,9 casos por dia. Foram 4 casos no dia 06; 29 no dia 13; 25 no dia 20; e agora 99 no dia 27.

LIBERADA 4ª DOSE PARA QUARENTÕES

A secretaria de Saúde de Olímpia iniciou na semana que passou a aplicação da 4ª dose em moradores com 40 anos ou mais, que tenham completado 4 meses da terceira dose.

As vacinas continuam à disposição do novo público e dos anteriores na Avenida dos Olimpienses (ao lado da UPA), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, devendo o cidadão levar documento com foto e o cartão de vacinação para conferência do intervalo entre as doses.

Além da nova faixa etária, a aplicação da segunda dose de reforço contempla ainda imunossuprimidos e profissionais de saúde, sendo que este último grupo precisa comprovar o exercício atual da profissão.

De acordo com levantamento da secretaria de Saúde, com a ampliação do novo público, o número de olimpienses aptos a receber a terceira e quarta doses é de cerca de 13 mil pessoas, que devem procurar o ponto de vacinação para reforçar a proteção.

VACINA DA GRIPE PARA TODOS

Por outro lado, também foi liberada para toda a população olimpiense (a partir de 6 meses de idade) a aplicação da vacina contra a gripe. A medida se deu porque em Olímpia, menos da metade das cerca de 22 mil pessoas que integram os grupos prioritários procuraram pela vacina, ficando uma sobra de 11 mil vacinas em estoque.

A Saúde destaca que nas Unidades de Saúde a aplicação estará disponível para toda a população. Já as pessoas a partir dos 18 anos podem também procurar o posto de vacinação da Avenida dos Olimpienses e os moradores acima dos 60 anos contam ainda com a imunização no CRI – Centro de Referência do Idoso.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas