10 de agosto | 2016

Organização estima em 8 mil o público da abertura do 52.º Fefol

Compartilhe:

Da redação e assessoria
Aproximadamente oito mil pessoas, segundo os organizadores, passaram pelo Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas na noite do sábado, dia 6 de agosto, durante a abertura oficial da 52ª edição do Festival do Folclore (Fefol). De acordo com as informações divulgadas pelo portal do festival, as atividades realizadas na arena cultural fizeram referências ao Estado do Espírito Santo, que está sendo homenageado no Jubileu de Lírio do evento.

Após o hasteamento das bandeiras e da execução dos hinos Nacional e de Olímpia, a arena recebeu a romaria com os dois grupos do Espírito Santo, Cia Andora e Congo da Serra, elucidando a história de Nossa Senhora da Penha, padroeira capixaba. Foram apresentadas danças, folguedos e lendas como, por exemplo, o Boi Pintadinho, o Ticumbi e o Jaraguá.

Organizada pela Secretaria Municipal da Educação, por meio do trabalho realizado ao longo do ano nas unidades escolares, o espetáculo de abertura mostrou a cultura, as tradições e peculiaridades do estado capixaba com a participação de cerca de 200 alunos, além dos integrantes do ballet da Academia Physical, do Grupo Nova Esperança da Terceira Idade, do Grupo Frutos da Terra, Grupo de Dança Arte na Alma, dos atores do Cia Camaleões, dos alunos do Projeto de Iniciação Teatral da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e da narradora Clara Beatriz Andreo Estábio de Freitas Carvalho.

Oito grupos subiram ao palco principal mostrando as manifestações do Espírito Santo, Cia Andora e Congo da Serra; de Alagoas com o Xique Xique; de São Paulo, a Catira Botas de Ouro, de Osasco; do Rio Grande do Norte, o Xaxado, de Parnamirim, e o Balé Terras Potiguares; do Rio Grande do Sul, o CTG Fagundes dos Reis, e a Associação Cultural Maria Bonita, do Ceará, encerrando a noite no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant’anna”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas