15 de dezembro | 2011

Petrobras e Guarani assinam protocolo para viabilizar etanol na África

Compartilhe:


A Tereos Internacional, a Petrobras e a Petróleos de Moçambique (Petromoc) assinaram na manhã da quarta-feira desta semana, em Maputo, capital de Moçambique, um protocolo de intenções para estudar a viabilidade da produção e comercialização de etanol naquele país.

As participações da Tereos e da Petrobras, ocorrerão por meio das subsidiárias da Guarani e Pebrobras Biocombustível.

Essas empresas são sócias da Companhia Sena, usina que tem capacidade de moagem de 1,2 milhão de toneladas de cana. O estudo vai analisar a possibilidade de investimentos para produção também de etanol com base no melaço atualmente produzido nesta unidade.


A expectativa é de atender a um novo mercado que deverá se abrir no país africano com a introdução da mistura obrigatória de 10% de etanol na gasolina (E10). A medida terá impactos positivos na redução da dependência de Moçambique por combustíveis importados, contribuindo para garantir a segurança energética no país.

A proposta vai aliar a experiência da Petrobras na tecnologia da mistura de etanol à gasolina, bem como na comercialização e logística de derivados de petróleo e biocombustíveis, com o conhecimento da Petrobras Biocombustível e da Guarani na produção de etanol.

O protocolo está alinhado aos planos do governo de Moçambique para implementação de sua política de biocombustíveis, e da Petromoc para o desenvolvimento de um programa de mistura.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas