16 de dezembro | 2012

Possíveis falhas da UPA geram polêmica no facebook

Compartilhe:

Além da situação vivida pela família da vendedora Ana Carolina Neves Damião, de 18 anos de idade, moradora da Rua do Papagaio, no Jardim Antônio José Trindade, conhecido por COHAB I, na zona sudeste da cidade, outras eventuais falhas no atendimento prestado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acabaram gerando polêmica entre internautas, a partir do sábado da semana passada.
 

Demora para atender, tratamento indevido dado às pessoas que buscam atendimento médico no local entre outras coisas, são sempre reclamados, mas na maioria das vezes acabam não sendo expostos publicamente.

Desta feita não. A situação ganhou destaque no Facebook, uma das ferramentas de comunicação social na internet.
 

No caso da vendedora, teve o comentário postado no domingo, dia 9, por Kássia Marreto, que aproveitou as queixas postadas por Driele Galindo Cassilhas, cuja mãe teve problemas para ser atendida na UPA no sábado, dia 8. Em dois dias sua página no Facebook recebeu 40 comentários a respeito da situação.
 

“Nossa Driele, q conscidência. Estou da msma forma indignada.Hj mnha prma foi atropelada por um infelz bbado. E d manha foi fzr exmes, o acçogueiro do médico, no raio x, não viu q a bacia dela havia deslocado.Então ele tve q retornar novamnte no upa…..gostaria d sber se no upa ,ha ouvidoria, pq o mesmo médico,m atendeu la, foi um descaso. Ele esta arriscando a vida das pessoas…revtolta..so isso q digo”, postou Kássia.
 

Mas o assunto da vendedora recebeu um comentário no site iFolha, postado por Elô: “PARABÉNS PREFEITURA MUNICIPAL DE OLÍMPIA PELA VERGONHA E DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA. ABSURDO!! COMO PODEMOS TOLERAR TAMANHA NEGLIGÊNCIA POR PARTE DA PREFEITURA DE OLÍMPIA. PAGUEM E CONTRATEM MELHORES PROFISSIONAIS PARA UPA. QUE ATENDIMENTO E QUE MÉDICO É ESSE?? QUE LIBERA A VÍTIMA NESSAS CONDIÇÕES.

ESCORIAÇÕES POR TODO CORPO, CORTES SEM SUTURAS FRATURA NO QUADRIL. TEM ALTA SEM FAZER EXAMES BÁSICOS , QUANTO MAIS EXAMES COMPLEMENTARES, NEM RX?? TOMOGRAFIA?? PARA QUE??. APÓS ALTA A VÍTIMA NÃO CONSEGUE ANDAR, COMEÇA VOMITAR E URINAR SANGUE E AGORA FAMÍLIA TERÁ QUE PAGAR CONSULTA PARTICULAR. PREFEITURA DE OLÍMPIA SE PREOCUPA COM O TURISMO E ESQUECE QUE MORADORES E VISITANTES NECESSITAM DE ATENDIMENTO MÉDICO BÁSICO. JÁ QUE NÃO É POSSÍVEL ATENDIMENTO MÉDICO DE QUALIDADE.
 

UPA NO FACEBOOK
A seguir, seguem reclamações postadas por Driele, que teriam sido vividas ainda na sexta-feira da semana passada, dia 7: “INDIGNAÇÃO SÃO AS ÚNICAS PALAVRAS QUE ENCONTRO PARA NOSSA UNIDADE DE SAÚDE UPA, como tenho opiniões imparcial, quando vejo coisas certas e boas em Olímpia ja elogiei mto, mas ontem senti vergonha de ser olimpiense e Brasileira, pela primeir…  a fez minha mae precisou de atendimento de urgência em Olímpia, e fui indicada a ir na UPA, primeira vez q estive la, minha mãe chegou com muita dor (cólica renal) pra quem entende sabe como e esta dor e ela foi obrigada a ficar esperando em pé, no qual seria o certo deitar ela e nem isso aconteceu, pq me disseram q era obrigada esperar o medico chegar, depois no atendimento o medico perguntou para ela se ela queria q fizesse exame … aonde ja se viu um medico perguntar ao paciente se quer ou nao, ele tem q logo prescrever os exame, isso que ocorreu naum foi so meu caso e sim outros e fui obrigada a ver o descaso com a nossa saúde, la so tem pessoas despreparada e nao tem qualificações para trabalhar la, morrei na Bolivia e la tive um atendimento 10 vezes ( e olha q em desenvolvimento Bolivia esta bem abaixo q o Brasil) melhor a 2 meses atras tive cólica de Rim cheguei com dor ja logo me deitaram numa sala e ja me atenderam … A partir de ontem estou decepcionada, como ja estudei medicina 2 anos sei como um atendimento de pronto socorro e essencial para a cidade, porque sem ele podemos perder muitas vidas e pessoas queridas!!!”.

 

Em uma das respostas aos reclamos de Driele, Flávia Martinussi postou: “Nem doente em Olp se pode ficar mais!”; Daniele Costa postou: “Essa tal upa so veio paraaa enfeiitar a cidade.
 

Aline Mussolin: realmente é uma vergonha,agora precisamos perguntar ao prefeito Geninho Zuliani, o pq de a santa casa não atender mais emergencias, pois a upa foi criada para melhorar o antendimento e trabalhar as duas em parceria, agora só a upa não consegue atender a toda a população…….”.
 

DEMORA NO ATENDIMENTO
 

De acordo com a postagem de Cris Humberto, chega-se à conclusão de que o atendimento é demorado: “Eu fui quinta-feira lá passando mal e cheguei às 19h00 e só consegui sair às 23h30. Parece que elas nos esquecem lá!. Voltei ontem para fazer os exames que o médico do dia anterior havia pedido, e o médico que estava de plantão, me disse que eu não precisava dos exames, que eu estava ótima. Pera aí, o cara sequer perguntou como eu estava me sentindo… nem relou a mão em mim e já me dispensou!. Absurdo isso!”
 

Outra postagem de Driele também mostra como está a situação: “se vc naum tiver condicoes de pagar uma cosulta pode ter certa q vc pode morrer com o atendimento que eu vi ontem, Cris sabe quanto tempo uma enfermerira levou pra aplicar uma injeção na minha mae mais de meia hora .. eu axei q ela tava tomando Soro, pq seria o certo, mas aplicaram nela uma injeção ela com dor demorou mais de meia hora, por issso naum e so o medico q naum tem qualifição a equipe de enfermeiro tbm, sabe o pior naum e qualificação deles e a DESUMANIDADE porque vi uma senhora passando mal e o medico q naum era a area dele .. mas ele formou em clinico geral e podia ajudar entrou pra dentro da sala e nem quis saber de ajudar … isso e DESUMANIDADE EU DEVIA COLOCAR O NOME DO MEDICO AQUI… PORQUE E UM MEDICO Q MUITAS PESSOAS RECONHECE EM

OLIMPIA E DE IDADE… MAS SERIA FALTA DE ETICA MINHA …”.
 

Wildes Dias Ramos também fez reclamação: “JA LEVEI MINHA SOBRINHA NESSE TAL DE UPA AI A MENINA COM ALERGIA O MEDICO FALOU QUE TAVA COM GARGANTA INFLAMADA SO QUERIA SABER ONDE ELES COMPRARAM O CRM”.
 

Luiz Fernando postou: “é o que eu disse um mes atras.. Dinheiro pra Festa de Rodeio tem…mas pra saude….necas…..”.
 

Já Gabriela Jimines postou: “Essa saúde de Olímpia realmente esta uma vergonha, eu passei por isso, foi igualzinho, minha mãe estava com cólica renal e eu levei ela no upa, fiquei uma hora e meia vendo ela agoniada em pé, morrendo de dor, uma hora e meia pra uma PRÉ CONSULTA depois tive que esperar mais meia hora pro medico chegar, ele atendeu minha mãe rapidinho mais tivemos que esperar mais meia hora depois pra receber os medicamentos, conclusão cheguei no upa a 12:10, até a minha mãe ser medicada ela saiu do upa as 19hrs, essa saúde de Olímpia esta mesmo uma completa vergonha, porque você vai lá, morre de dor porque até esperar um medico, recebe medicamentos e quando volta pra casa não da meia hora a dor volta, isso é ridículo!”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas