21 de julho | 2013

Prefeito anuncia que 50º Fefol poderá ter 15 dias em 2014

Compartilhe:

O prefeito Eugênio José Zuliani, anunciou em entrevista à Folha da Região, iFolha e Rádio Cidade, durante a abertura do 49.º Festival do Folclore, no Recinto de Atividades Folclóricas Professor José Sant'anna, que no ano que vem, quando estará sendo realizado o  50º Festival, vai dar um jeito de aumentar o orçamento da festa para homenagear o Estado de São Paulo, Olímpia e o professor José Sant'anna e não descarta inclusive estender para 15 dias a sua duração.

A abertura oficial do 49.o FEFOL começou por volta das 19h10 de sábado, 20, com a abertura do Salão de Artes, premiação do concurso de artes (artesanato, escultura, pintura, poesia e fotografia) e o lançamento do anuário.

Por volta das 19h35, aconteceu o hasteamento das bandeiras, nacional, municipal, do Folclore e dos Estados participantes.

Às 20h05, segundo Tiago Pessoa que é coordenador da Área de Tecnologia Educacional do Município e Danças Folclóricas da Secretaria Municipal da Educação, aconteceu a abertura com a participação de cinco escolas (Maurício César, Reinaldo Zanin, Jardim Hélio Cazarini, Santo Seno e Luiza Seno de Oliveira) e 120 crianças no total.

 “Toda abertura girou em cima da cultura mato-grossense. É uma homenagem que a cidade faz para o estado do Mato Grosso, mais uma das homenagens, que essa semana está repleta de homenagens ao Estado, e teve muita coisa, teve o Tuiuiú que é um dos símbolos do Mato Grosso, teve a Sucuri andando na arena, e muito Siriri e Sururu que são as danças tradicionais do Mato Grosso”, contou.

Logo após o hasteamento das bandeiras, começou a apresentação da abertura com as escolas municipais participantes com o tema “O Mato Grosso é Aqui”. Em seguida ao discurso oficial aconteceu a queima de fogos e os desfiles com os grupos participantes presentes.

As apresentações dos grupos no palco começaram por volta das 21h10 com os seguintes grupos: Associação Folclórica do Siriri e Cururu, Grupo Guató de Cáceres – MT; Grupo Flor do Campo de Cuibá – MT; Grupo Raízes Cuibana de Cuibá – MT; Grupo de Siriri São Gonçalo Beira Rio de Cuiabá – MT; Três Grupos do Mato Grosso se uniram para fazer uma apresentação de uma dança típica do estado o “raspeado”; Grupo Parafolclórico Vitória Régia de Cáceres – MT; Interação entre os grupos mato-grossenses e o público presente na arena.

As atividades do primeiro dia no palco oficial terminaram por volta das 22h15.

O prefeito Eugênio José Zuliani afirmou que este será um festival especial, pois antecede o festival maior que será no ano que vem. "Na realidade, nós já estamos convocando uma reunião para daqui a 15 dias, pra poder observar algumas falhas, os erros que forem observados, algumas falhas que podem acontecer, a gente está com ela muito palpável, muito recente para poder administrar; o ano que vem com certeza vai ser a festa maior de todas. Nós vamos aumentar o tempo dela, não sei se é para dez ou quinze dias, nós vamos aumentar o orçamento da festa, nós vamos trabalhar nove, dez meses antes para trazer as autoridades, para fazer uma homenagem ao nosso estado, para homenagear a nossa cidade, para homenagear o José Sant´anna" afirmou.

E continuou: "ano que vem é meio século de comemoração. É um marco para deixar de vez na história a importância do folclore de Olímpia, para todo o folclore brasileiro e para todo o folclore internacional. Com certeza vamos ampliar o leque de ajuda, vamos começar a investir mais em mídia com antecedência, para atrair as mídias espontâneas em nível nacional e realmente trazer todas as pessoas do Brasil que gostem de cultura, que se envolvem com cultura e que a gente dê um grande exemplo cultural que é o nosso objetivo com o festival do folclore".

O prefeito fala que Olímpia para nessa semana para receber os estados, receber os grupos folclóricos e para receber o turista do folclore. "Então, sejam todos bem vindo a todos aqueles que vieram aqui procurar cultura, sejam bem vindos todos os estudiosos do folclore, a todos os turistas, a todos os organizadores e a população de Olímpia, obrigado por participar do festival", destaca.

E complementa: "Quem tem 70 anos de idade, quando o folclore nasceu tinha vinte. Então todo mundo tem o folclore na veia, todo mundo participou das brincadeiras do Sant´anna, das folias de Sant´anna, enfim, todos nós somos um pouco folcloristas, todos os olimpienses são um pouco técnicos da seleção brasileira que se chama folclore. Portanto, a festa é do povo de Olímpia, e a festa é do Brasil, sejam bem vindos a todos e obrigado por colaborarem com o Festival do Folclore”.

Eugênio falou também sobre a realização do festival em julho pelo terceiro ano consecutivo que segundo ele está testado e aprovado, pois conseguiu resgatar o número de público presente no festival. Ele espera que neste ano aconteça como nos outros dois, com um misto de pessoas que vem para ver cultura com os turistas que vieram para curtir as nossas águas quentes.

"O festival ganha com os dividendos dos gastos, ganha porque democratiza a cultura para as pessoas que estão aqui de férias, mas também é uma festa efetivamente cara para a prefeitura, mas também com entrada franca para todos, mas que a prefeitura tem um compromisso muito grande de honra, e a gente tem que agradecer os patrocinadores, principalmente o governo do Estado de São Paulo, o Proac, a Usina Guarani e a Ambev que viabilizaram através do Proac esses quase R$ 300 mil, quase 40% do custo da festa", afirmou.

Sobre o Festival, o prefeito declarou que a expectativa deste ano é muito boa, com a homenagem ao Estado do Mato Grosso. "Para o ano que vem a gente optou por homenagear  o Estado de São Paulo e a expectativa é a de que venha o governador do Estado e crie um precedente para que todos os anos seguintes o estado homenageado venha participar da festa. O Festival precisa ganhar um pouco de força política para trazer o ministro da cultura, para trazer o governador do estado homenageado. É que como o folclore não é uma festa apelativa, não tem o Jorge e Mateus para colocar 80 mil pessoas hoje, nem todos os políticos dão valor a cultura. Então, aqui é uma festa cultural e quem está aqui hoje, os prefeitos, vices, os vereadores que estão presentes, as pessoas que estão presentes, é porque realmente gostam. A comissão tem mais de 50 nomes que estão trabalhando voluntariamente, é porque gostam da cultura e gostam de Folclore. E tudo isso nós devemos a Zé Sant´anna que está nos ouvindo lá do céu, abençoando essa festa lá de cima. E eu desejo uma semana de festa muito bonita a nossa cidade, para que a gente realmente possa escrever na história do folclore brasileiro, do folclore mundial, esse 49.o Festival", concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas