28 de julho | 2019

O Fernando prefeito, o Fernando imperfeito e o Fernando cuja imperfeição ainda não parece ter atingido a corrupção. Talquei?

Compartilhe:

“Por mais bem formado que seja o ser, humano ele é, e acabará estando sujeito a sucumbir à sua própria narrativa de que, sendo o “salvador da pátria”, por mais que se distancie das tentações, sempre os fins poderão justificar os meios”.
Mestre Baba Zen Aranes

O SER HUMANO …

… por mais humano que seja, sempre vive de acordo com a formatação moral que recebeu na infância e, ao depois, modificada pelas suas reflexões e evoluções que consegue obter ao longo de sua jornada.

ALGUMAS …

… coisas são conservadas, outras melhoradas, modificadas, acrescidas, mas tem também as que são pioradas.

CLARO, …

… este é o entendimento deste ser que tenta enxergar e interpretar o mundo, desde que no início de sua adolescência começou a perguntar o que estava fazendo aqui, o que é o mundo, etc, etc e etc.

É DENTRO …

… deste contexto que este colunista vai tentar refletir sobre a denúncia de que um funcionário fantasma tenha sido contratado pela prefeitura, inclusive, para atuar como assessor de gabinete.

PRIMEIRO, …

… sem querer utilizar a argumentação fascista de desmerecer o acusador, da mesma forma que a que vem sendo usada na explicação dos deslizes cometidos pelo juiz Sérgio Moro expostos por um site internacional de um premiado jornalista que está sendo chamado de “VazaJato”, a realidade, é que o denunciante utiliza um nome comum para não ser identificado.

ATÉ AÍ, TUDO BEM, …

… pois é claro e notório que neste país de coronéis e ditadores qualquer um tem medo de denunciar as mazelas que supostamente possam estar ocorrendo nas administrações públicas em geral.

NO ENTANTO, …

… devido algumas circunstâncias e ao atual momento político, a impressão que se tem, é a de que o Fake que não é Hacher, mas se intitula cidadão olimpiense, possa ter ligação com o grupo que hipoteticamente seria opositor ao atual prefeito, ou seja, o grupo Genial.

SAINDO DA …

… fonte e entrando na análise do fato em si, sem se ater aos detalhes que o nobre leitor poderá tomar conhecimento em outras páginas desta edição, o fato é que a promotoria local confirmou a abertura de inquérito civil e Fernando terá que comprovar com documentos a sua defesa de que teria sido um convênio para que a funcionária “fantasma”, que é advogada, ajudasse na resolução fundiária dos terrenos que eram de propriedade da União.

TRADUZINDO, …

… se o “hacker ou fake denuncista” vai ter sucesso em seu intento, politiqueiro ou não, só o futuro dirá, mas, com certeza, vai dar muita dor de cabeça para Cunha, principalmente porque a narrativa de sua denúncia é muito mais fácil de ser entendida pela população do que a resposta dada pela assessoria do prefeito.

NO ENTANTO, …

… pela análise que este colunista faz, cuja pessoa e não o jornalista, se considera como sendo (ou para ele tendo sido ou não) amigo da pessoa Fernando Cunha, o ser humano que hoje ocupa o cargo de prefeito, pode ser coronel, ditador e intransigente na perpetuação de suas próprias verdades, mas não dá para acreditar, pelo menos até agora por não ter condenação e nem processos inequívocos em andamento, que seja corrupto, ou que possa fazer qualquer coisa que transcenda o limite lógico do que seria legal ou ilegal.

CLARO, …

… ocupando cargos públicos, como ocupa e já ocupou, sempre vão existir situações que sejam consideradas fora da legalidade jurídica, pois as próprias leis, são passíveis de interpretação, de entendimento e, o que é pior, de convencimento daqueles que julgam.

E QUEM …

… quiser comprovar esta tese é só pesquisar os casos que chegaram até o ministério público envolvendo o questionamento de sua vida pública durante todo este tempo, ou mesmo no nível nacional, se tem alguma condenação que o desabone no âmbito público.

ORA, …

… ninguém pode ser considerado culpado de nada, sem uma sentença condenatória transitada em julgado (em todas as instâncias) entendem vários constitucionalistas.

NÃO EXISTE …

… até agora, nada que o desabone ou que leve este ser que também frequentou o banco da escola de advocacia, a entender que possa ter cometido com a intenção de se beneficiar do dinheiro público ou mesmo tirar proveito próprio de situações como essa.

SUA FORMAÇÃO, …

… além da vivência na administração pública, é na área de engenharia, tanto que seu pensamento é matemático, lógica pura. E conseguiu desenvolver, com base neste diapasão, seus conceitos e verdades que defende com riqueza de detalhes.

DE SUA EDUCAÇÃO …

… familiar herdou vários comportamentos que não cabe aqui explicitar. No entanto, da sua origem até a maioridade em busca do conhecimento, pertencente a elite de uma cidade conservadora em que imperaram coronéis por muito mais tempo que em outras regiões, herdou a intransigência e a intolerância dos ditadores.

AGORA, …

… entre ser ditador e se embrenhar no mundo das coisas mal feitas após mais de seis décadas de vivência, não é algo que se possa assimilar, pelo menos do que tem demonstrado em sua volta para Olímpia para exercer o cargo de prefeito, principalmente nas circunstâncias politiqueiras que normalmente antecedem o período de uma eleição em que quer participar como candidato a reeleição.

José Salamargo – acreditando que o Fernando prefeito, não seja o Fer­nando Perfeito, mas também não enxergando que suas imperfeições no caso em tela possam provocar sua condenação. Claro depende sempre do convencimento dos juízes e não do colunista. “Talquei?”

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas