09 de agosto | 2015

Prefeito diz que Fantástico veio mostrar um Thermas predador

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM BLOG DO CONCON

O prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani contestou esta semana a reportagem exibida pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, exibido no domingo, 02, na qual além de anunciar que o Parque Aquático Thermas dos Laranjais estaria utilizando de forma ilegal as águas do Aquífero Guarani, ainda o com­para a outro clube do gênero desativado e que “joga água fora”, conforme destaque da reportagem.

A reportagem do programa global ficou mais de uma hora no gabinete do prefeito e foram vários diálogos, explicações e a entrevista ao repórter Maurício Ferraz, até com selfie nas redes sociais.

“Quando a gente observa a matéria da Rede Globo, percebe que Presidente Epitácio e Olímpia são duas realidades que não podiam nem estar na mesma matéria, são duas realidades totalmente diferentes, uma com um lago de 70 graus, um clube falido, com poços lacrados, que não gera nenhum emprego na cidade, não gera um real de imposto. Quando a geóloga do DNPM faz aquela cara de assustada realmente a gente percebe que era para Presidente Epitácio”, contesta o Prefeito Geninho. “Olímpia é outra realidade, por que comparar com Presidente Epitá­cio? É um desrespeito”, acentua.

Geninho prossegue dizendo que “durante uma hora que o Mauricio Ferraz e a equipe da TV Globo ficaram no nosso Gabinete, nós informamos muita coisa que eles não sabiam, mas, a todo instante, davam a entender que achavam que o Thermas era um ‘predador’ que veio em Olímpia e está in­do embora”.

“Nós explicamos que o Thermas é um clube associa­tivo que, quando foi fundado, todos os olimpienses tiveram a oportunidade de serem sócios comprando cotas. Que são 2.500 sócios patrimoniais, 11 mil sócios contribuintes de Olímpia, mais 20 mil sócios contribuintes do Brasil todo. Que o clube não tem dono, que a cada quatro anos tem eleição para presidente, que o clube não tem finalidade lucrativa, que todo o dinheiro apurado pelo clube é rein­ves­tido para melhorias do parque e geração de empregos”, relatou Geninho.

Sobre o salário mínimo pago pelo clube ao município pela cessão do poço, a explicação dada pelo prefeito ao repórter foi a de que existe uma lei, de 30 anos atrás, estipulando o valor. “O poço estava lacrado, o Thermas não existia, foi um valor simbólico para cessão do poço. ‘Mas você cobra um salário mínimo de água?’, ele perguntou. Respondi que não, porque o município não é competente para cobrar a água, já que toda água profunda de produção mineral é o órgão federal (DNPM) que recebe. Isso foi bem explicado, e eles demonstraram que entenderam. Mas, na hora que foi para a TV pegaram só o trecho em que respondi sobre quanto recebíamos”, queixou-se Geninho.

“Não fizeram um elogio para o parque, não fizeram um elogio para a cidade, em nenhum momento fizeram questão de falar que o Ther­mas paga R$ 150 mil de ISS (Imposto Sobre Serviços), em nenhum momento falaram que 10, 12 mil pessoas vivem do Turismo na cidade, não falaram que a cidade tem uma outra realidade devido ao turismo, e quiseram colocar na mesma esteira Presidente E­pitácio, que é uma realidade di­ferente”, criticou o prefeito.

Outro detalhe foi o uso do acidente com o empresário, que não era o foco da reportagem, o que para Geninho serviu para denegrir o Thermas. “Eles estavam focados em falar de irregularidade, eles estavam focados na entrevista que eles tinham gravado com o diretor do DNPM de São Paulo. Por isso entendo ser importante explicar para a população de Olímpia o que aconteceu nos bastidores da entrevista, para que todos tenham conhecimento como foi”, acentuou.

Quanto à foto publicada em sua página no Facebook posando ao lado do repórter Ma­urício Ferraz, após terminada a entrevista, o que gerou críticas posteriores a ele, dado o teor da reportagem, Geninho explica: “Eu só coloquei a foto e disse: ‘Hoje o Maurício Fer­raz está em Olímpia para gravar sobre os poços da Pe­tro­bras’. Eu não ia, naquele momento, antecipar uma matéria que viria no domingo, até porque não tinha noção do tipo de edição que fariam. Mas não achei que o Fantástico foi justo com a cidade, com uma matéria para chamar audiência, uma ‘matéria-âncora’, porque ela foi anunciada na sexta, no sábado, como se fosse o fim do mundo”, protestou.

De acordo ainda com o prefeito, as águas do Thermas estão sendo reaproveitadas, re­aquecidas, embora não na sua totalidade. Existe um projeto de até o fim do ano que vem (2016) resolver essa questão do poço, cujo uso está autorizado por liminar da Justiça (há a determinação para de­sa­tivá-lo até 2020, enquanto isso o clube vai aumentando a vazão do segundo poço perfurado em seu interior, mas que não tem ligação com o da Pe­trobrás).

“O Thermas quer crescer, Olímpia quer crescer. Não falaram em nenhum momento da geração de empregos, tanto é que a cidade se mobilizou na rede social, na quinta, na sexta, no sábado, todo mundo falando ‘Sou mais Thermas, sou mais Olímpia’, porque hoje o Thermas, para muita gente, representa muito. A gente sa­be que uma ampla fatia da população de Olímpia, entre 70%, 80%, é a favor de que a cidade cresça, é a favor de que a cidade se desenvolva, da geração de empregos, de novos parques, novos hotéis, novos restaurantes. Enfim, a favor de uma cidade na qual possamos dar futuro aos nossos filhos”, relatou o Prefeito Geni­nho Zuliani.

“Mas, ao final, chegamos à conclusão de que como é uma sentença judicial, nós não corremos risco de que aconteça nada de ruim com o clube, até porque o poço está em fase de regularização, uma sentença judicial garante que funcione. E, por outro lado, quem não conhecia o Thermas passou a conhecer. E aos novos investidores, aqueles que vêm de fora, que colocam dinheiro na cidade para construir hotel, re­sor­ts, garanto que temos total segurança jurídica, que na­da vai acontecer”, en­fatizou.

Ao final, conclui o prefeito que a reportagem foi totalmente previsível. “O que eles falaram era o que já conhecíamos, o que nós tínhamos de documentação. Então não nos surpreendeu. Portanto, o balanço final que eu faço é de que acabou sendo uma matéria positiva. E ainda nem disseram que o Thermas já pagou mais de R$ 70 milhões em impostos para os governos Estadual e Federal, conforme lhes informei.”

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas