25 de março | 2021

Prefeito vai aumentar número de leitos de UTI para evitar lockdown

Compartilhe:

MEDIDA PALIATIVA?
Prefeitura promete colocar para funcionar
ainda esta semana mais cinco leitos de UTI
na Santa Casa. Olímpia enfrentou a primeira
onda com apenas 10 leitos de UTI. Na segunda,
aumentou pra 15 e agora vai colocar mais 05,
indo a 20 leitos, que podem
ser ocupados rapidamente.

 

O prefeito Fernando Cunha, em seu perfil no Facebook, na quarta-feira, após a confirmação da morte do motorista de taxi Orlando Moço, que ficou vários dias intubado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, aguardando um leito de UTI na região para ser internado, anunciou a chegada de quatro respiradores doados pela USP – Universidade de São Paulo e a implantação de mais cinco leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva na Santa Casa local.

O único hospital da cidade passou toda a primeira onda com apenas 10 leitos de UTI/Covid e nesta segunda onda, há pouco mais de um mês, ampliou para 15. Agora deve passar para 20 leitos.

Sem contar que parte dos 07 reservados para outras doenças também já está sendo usada para pacientes em tratamento da doença, mas que já passaram o período de incubação. Ou seja, já não são mais transmissores do novo coronavírus.

O prefeito destacou em sua página no “Face”, na quarta-feira, que havia acabado de receber quatro respiradores do Projeto “INSPIRE”, desenvolvido pela Escola Politécnica da USP. “Eles estão sendo instalados em nossa UPA, para que possamos ampliar imediatamente o atendimento emergencial aos olimpienses”, disse.

E complementou: “Sinto muito orgulho em saber que o campus da USP em que me formei está contribuindo no enfrentamento da Covid em parceria com o Codevar (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande). Estes aparelhos serão de grande ajuda para minimizar a demanda hospitalar, dobrando a capacidade de acolhimento da unidade”.

NOVOS LEITOS DE UTI NA SANTA CASA

Na sequência, o prefeito anunciou os novos leitos de UTI. “Aliado a isso, também já estamos em tratativa para montar, o quanto antes, mais 5 leitos de UTI em nossa Santa Casa. São conquistas que exigirão ainda mais dedicação dos nossos profissionais de saúde, mas que são necessárias, neste momento, porque não podemos desassistir ninguém que precisar”.

No entanto, mais tarde, após a confirmação da morte do motorista de taxi Orlando Moço na UPA, aguardando leitos vagos de UTI a assessoria da prefeitura anunciou: “a Administração acrescenta que a sobrecarga do sistema de saúde é um problema enfrentado em todo o país e que, diante disso, o município tem ampliado a estrutura local, tendo aumentado de 2 para 15 os leitos de UTI Covid na Santa Casa (+650%) e de 8 para 20 os leitos de enfermaria (+150%), além de realizado diversos investimentos para ampliação da capacidade da UPA e a implantação do Gripário para atendimento diário de síndromes gripais. Ainda nesta semana, o município está recebendo mais 4 respiradores para a UPA e implantando mais 5 novos leitos de UTI Covid na Santa Casa”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas