18 de janeiro | 2015

Prefeitura ainda não tem solução para troca de lâmpada queimada

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Olímpia ainda não tem uma solução para o problema das lâmpadas queimadas ou mesmo que são alvo de ações predatórias, que já estão se acumulando pelas ruas de grande parte da cidade. Pelo menos é isso que se pode entender das informações divul­gadas pela imprensa local nesta sexta-feira, dia 16.

Quer dizer, o município começou o ano de 2015 com um aumento de aproximadamente 10% na CIP (Contribuição de Iluminação Pública), mas, ao mesmo tempo, sem que a Prefeitura Municipal possua uma estrutura composta ou mesmo uma empresa contratada que permita a realização dos serviços de manutenção do setor.

Enquanto isso, a CPFL anunciou que a partir do dia 31/12/2014, não mais fará a troca de lâmpadas queimadas ou mesmo a reposição de outros equipamentos relacionados à manutenção do serviço essencial de iluminação pública.

Segundo a informação publicada nesta sexta-feira, dia 16, quando houver qualquer tipo de problema, “o cidadão deverá acionar a Prefeitura sempre que houver falha no sistema de iluminação pública, desde lâmpada queimada até problemas com luminárias, braços de sustentação”.

Outra informação é que “nessa fase de transição, quando ainda não existe a empresa contratada, o serviço de operação e manutenção do serviço de iluminação pública será executado pela Secretaria Municipal de Obras e Engenharia, com o auxílio da Prodem. As solicitações podem ser feitas através do telefone 3281-6252”.

Essas afirmações aparecem como sendo do secretário municipal de Planejamento, Habitação e Gestão Ambiental, Fernando Barbosa Velho, que está cuidando do processo para solução do problema e já foi inclusive entrevistado por esta Folha.

Porém, na ocasião, ele apenas informou que o processo licitatório ainda nem mesmo estava em andamento e, ao que tudo indica, continua da mesma forma.

CONTROLE DA IMPRENSA

Entretanto, pelo menos é o que está ficando demonstrado, tudo indica que o prefeito Eugênio José Zuliani estaria querendo controlar as informações divulgadas pela imprensa local. Isso porque a informação publicada nesta sexta-feira, dia 16, aparece em forma de questionário, ou seja, em perguntas e respostas.

Alias, o trabalho que começou na última semana pela reportagem desta Folha, continuou nos últimos dias tentando manter contato com o prefeito com a finalidade de saber quais as providências estavam sendo tomadas.

No entanto, ao menos aparentemente, ele não está querendo contato com a reportagem como fazia costumei­ramente respondendo às ligações feitas em seu telefone celular.

Pior que, nesta sexta-feira, dia 16, nem mesmo a assessoria de imprensa que antes vinha dando assistência plena à reportagem, estranhamente não atendeu a uma ligação da reportagem desta Folha e nem mesmo retornou ao telefonema.

Uma terceirização desse serviço foi anunciada há alguns meses pelo próprio prefeito Eugênio José Zuliani, quando anunciava a desistência de realizar a manutenção do sistema de iluminação pública através da empresa pública Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal).

COLUNA DO DIÁRIO

O que leva a acreditar que o prefeito estaria empurrando a questão com a “barriga”, ou seja, aguardando algum milagre que leve o serviço de volta à CPFL, é uma nota publicada nesta sexta-feira, dia 17, na Coluna do Diário, publicada diariamente pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, que está sendo assinada interinamente pelo jornalista Rodrigo Lima.

Leia o teor da nota: “PODE…

E a queda de braço entre prefeituras e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a manutenção da iluminação pode resultar em nova prorrogação no prazo para os municípios assumirem a “bronca” sob pena até de ações de improbidade”.

“…PRORROGAR

A Aneel estuda a prorrogação depois de receber dezenas de queixas e um relatório que apontam que apenas 1.809 dos 5.564 municípios do País haviam recebido o ativo de iluminação. A Confederação Nacional dos Municípios pressiona para prorrogar o prazo.”

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas