04 de agosto | 2019

Prefeitura anuncia retomada de obras da creche do Maranata, mas não explica o que aconteceu

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

Após vários meses de abandono em que populares denunciaram que materiais estariam sendo levados por falta de quem vigiasse a obra e mesmo sem explicar como ficou resolvido o impasse com o governo federal, que originou a paralisação da obra, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou esta semana que serão retomados os trabalhos de construção da creche do Maranata.

A prefeitura apenas informou que as obras haviam sido retomadas após passar por um impasse burocrático quanto à liberação de recursos do Governo Federal. No entanto, não explicou o que teria sido feito para sanar tal impasse e nem o que o ocasionou.

Em seguida destacou que a cons­trução da escola foi viabi­lizada por meio de um convênio da Prefeitura com o Mistério da Educação, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O valor total do investimento é de mais de R$ 2 milhões, entre repasse federal e recursos do município”.

A assessoria ainda explicou que as obras, que tiveram início no ano passado, vinham seguindo em ritmo acelerado porque o município havia investido todos os recursos da contrapartida. No entanto, a continuidade dependia da liberação de repasses do Governo Federal, que, além de ter passado por mudança de gestão, também estava analisando a documentação e os relatórios enviados pelo município para dar andamento aos trabalhos.

E continua a nota: “A empresa responsável pela construção é a NPM Comércio de Materiais de Construção Ltda-EPP, vencedora do processo licitatório. A creche está localizada em uma área que passou por um longo processo de desapropriação, que foi resolvido pela atual gestão para liberação da obra. O projeto faz parte do modelo Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) – “Tipo 1”.

Segundo a informação enviada pela prefeitura, a intenção é que, depois de pronta, a unidade tenha capacidade de atendimento de até 376 crianças (de 0 a 6 anos incompletos), em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral, beneficiando os moradores da região dos bairros Jardim Maranata, Hélio Cazarini (Cohab III) e São José.

No local, ainda de acordo com a assessoria, já foram feitas a ter­rapla­na­gem, alvenaria e levantamento de paredes com 20% dos serviços executados. Agora, com a retomada, serão feitos, neste primeiro momento, os trabalhos de hidro sanitários e, por consequência, todo o trabalho de acabamento.

A nota à imprensa é concluída anunciando que recentemente foi definida a denominação da unidade escolar, que passará a chamar EMEB Monteiro Lobato, por meio do Decreto Nº 7.500, de 03 de julho de 2019, seguindo um padrão das demais creches que fazem alusão a um dos mais renomados autores da literatura infantil.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas