24 de setembro | 2017

Prefeitura confirma a falta de psiquiatras no “Postão”

Compartilhe:

Depois de algumas reclamações que chegaram à editoria desta Folha e também ao programa Cidade em Destaque, da rádio Cidade FM, a Prefeitura Municipal confirmou que o Ambulatório de Saúde Mental de Olímpia está passando por uma fase em que está faltando profissionais da área para realizar o atendimento dos pacientes já cadastrados e que já passam por tratamento.

O questionamento foi feito porque tem recebido uma série de reclamações contra a falta de atendimento psiquiátrico na rede, em razão da falta de médicos da área.

Uma das pessoas que reclamou citou o caso de uma senhora que, possivelmente sofre com depressão, foi até o “Postão”, e como não tinha o profissional da área, acabou sendo internada em Barretos.

Em outro caso, uma família reclama que tem um membro esquizofrênico que necessita também de atendimento e tratamento, o que não estaria ocorrendo e, em consequência, ele teria se ferido, cortando os braços.

As pessoas dizem que havia três médicos na rede, mas que um teria morrido, outro exonerado e um estaria voltando a atender, mas sem dar conta do volume de atendimentos necessários.

De acordo com o Ambulatório de Saúde Mental, é um serviço de atendimento especializado, com 7106 pacientes cadastrados. Atualmente sua equipe é composta por 04 Psicólogos, 01 Assistente Social, 01 Terapeuta Ocu­pacional e 01 Psiquiatra.

Até novembro de 2015 a equipe médica era composta por 03 psiquiatras que atendiam em média 450 pacientes/mês.

Porém, em novembro de 2015, um dos profissionais veio a falecer. Tentou-se sua reposição através de concurso público realizado em 2016, porém o mesmo foi fracassado por falta de inscritos.

Em abril de 2017 ocorreu a exoneração de outro profissional psiquiatra. Em maio de 2017 foi realizada uma compra emer­gencial de consultas de psiquiatria e inserido pedido de processo licitatório para aquisição de 350 consultas mês, sendo realizado o pregão presencial 59/2017 para contratação de empresa especializada em Serviços Médicos em Psiquiatria, onde a empresa que ganhou o certame rescindiu o contrato após assinar.

Então, foi solicitada compra emergencial de 190 consultas/mês por 60 dias e paralelamente iniciado novo processo lici­tatório para con­tra­ta­ção de serviços médicos em psiquiatria – 350 consultas/mês.

Por outro lado, a nota encaminhada a esta Folha diz que é “importante informar que a Santa Casa de Barretos é referência de Olímpia para os casos que requer internação Psiquiátrica”.

Ouvidoria da Saúde local resolve 70% dos casos registrados pela população

Da redação e assessoria

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia reativou no mês de janeiro deste ano, o serviço de Ouvidoria para melhor atender os usuários da rede pública de saúde. Segundo dados divulgados, do período de 1º de janeiro a 31 de agosto, o sistema Ouvidor SUS registrou 209 atendimentos.

Os dados apontam que 157 foram reclamações/sugestões, 43 solicitações diversas, quatro elogios e cinco denúncias. Desse total registrado, 149 demandas foram resolvidas pelo serviço, o que representa mais de 70% de solução para a população. As demais continuam em acompanhamento.

Ainda de acordo com o levantamento, 109 atendimentos foram realizados pessoalmente, 97 por telefone e três casos via e-mail, o que representa uma média de 26 demandas por mês. Todas as demandas são encaminhadas ao setor competente para posterior resposta ao cidadão.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, a ou­vidoria é um serviço de comunicação direta entre a secretaria e os moradores.

“O morador tem este canal para externar a opinião, tirar dúvidas e, principalmente, para contribuir na busca de melhorias na Saúde. É preciso ouvir e saber como cada usuário enxerga e vivencia os atendimentos da rede pública de saúde”, explica Sandra.

O Sistema Ouvidor SUS está disponível de segunda a sexta, das 7h às 17h, por meio do telefone (17) 3279-1400 ou pelo e-mail ouvidoria. saude@olimpia.sp.gov.br e cada munícipe pode encaminhar sua opinião, reclamação ou sugestão aos profissionais da ouvidoria.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas