17 de maio | 2009

Prefeitura deve começar a multar terrenos sujos

Compartilhe:

A prefeitura de Olímpia está preparando a regulamentação de várias leis com a finalidade de aplicar multas a proprietários que não fizer a limpeza de seus terrenos. A informação foi divulgada no final da manhã da quinta-feira, dia 14, pelo secretário de Obras e Serviços, engenheiro Gilberto Tonelli Cunha, durante uma entrevista que concedeu a uma das emissoras de rádio da cidade.

Para tanto, segundo Cunha, a questão já está sendo definida com o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, que está estabelecendo os parâmetros da regulamentação das leis já existentes há algumas décadas. O objetivo é iniciar um processo para que os proprietários comecem a providenciar a limpeza de seus terrenos.

“Estão sendo regulamentadas todas as leis. Existem leis desde 76, da década de 80. Agora estão sendo regulamentadas, estamos só passando, notificando e pedindo. Daqui a um tempo já vamos começar a autuar esses proprietários de terrenos”, informou. Cunha justifica que a prefeitura não tem obrigação de fazer a limpeza em terrenos particulares.

“Nós procuramos atender, principalmente as pessoas com mais dificuldades financeiras, mas a prefeitura não tem obrigação. Então, estamos com um fiscal agora vistoriando e estamos notificando. As leis estão sendo regulamentadas e vamos começar a autuar esses proprietários que não limpam seus terrenos”, reforçou.

INADMISSÍVEL
O secretário afirma que “é inadmissível a pessoa comprar um terreno e deixar lá para a prefeitura cuidar. Não existe isso em lugar nenhum. Acho que essas pessoas têm que zelar pelo que é seu e a prefeitura não tem obrigação de fazer a limpeza”.Porém, mesmo nessas condições, Cunha explica que desde que reassumiu o cargo no início do atual mandato, fez concessões e limpou terrenos sujos, mas para que, depois, cada um faça a sua parte.

“Por isso que o pessoal liga e pede limpeza de terreno e a gente está se negando a fazer e pedindo para fazer por conta própria. E também não é o caso de pagar a prefeitura porque ela também não dá conta de fazer tudo. Não temos estrutura para fazer limpeza de terrenos particulares da cidade inteira. Temos empresas especializadas aqui, tem três ou quatro que prestam esse serviço, o pessoal pode se valer disso também”, acrescentou.

A informação foi dada ao responder a uma reclamação de mato bastante alto em um terreno da avenida Menina-Moça, nas proximidades do Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, que teria solicitado e o pátio enviou um trator ao local. Porém, o funcionário não fez a limpeza por causa da altura do mato.

Na reclamação feita à emissora de rádio a pessoa queixava-se de que a máquina não retornou depois ao local. “Essa avaliação fica para o encarregado do serviço, porque dependendo do tipo do mato, se tem entulho no terreno, se for passar uma roçadeira vai danificar as facas, Não é apropriado. Em terreno irregular, certas atividades são decididas no local mesmo”, explicou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas