10 de fevereiro | 2021

Prefeitura diz que novos exames confirmaram só dois infectados

Compartilhe:

OUTRO LADO!
Saúde garante que casos não têm relação com vacina aplicada recentemente. Também foi confirmado que morte de interna de 67 anos no sábado na UPA provocou atuação da Vigilância e exames com testes rápidos. Funcionários e internos foram vacinados recentemente.

 

A assessoria da prefeitura de Olímpia, divulgou uma nota de esclarecimento no final da tarde de terça-feira, onde confirma a morte de uma interna, a realização dos testes rápidos que deram positivo e a realização da contraprova quando apenas dois internos foram positivados com o novo coronavírus.

Por outro lado, a nota também esclarece que os casos confirmados e a morte ocorrida no local não tem relação com a vacinação que foi realizada recentemente no local, mesmo porque os internos e trabalhadores do local ainda não receberam a segunda dose do imunizante.

Veja a íntegra da nota:

A secretaria de Saúde de Olímpia esclarece que, no fim de semana, uma senhora de 67 anos, acolhida do Abrigo São José, faleceu durante atendimento na UPA e testou positivo para a Covid-19. Assim que tomou conhecimento do fato, o município providenciou a testagem rápida em massa de todos os profissionais e dos idosos da instituição, com visita da equipe da Vigilância Sanitária para orientações sobre a devida higienização do local.

Tendo em vista que a testagem apontou possível foco de contaminação interna na entidade, a Administração Municipal solicitou uma contraprova com exame laboratorial particular para medir o real grau de contaminação, sendo que os resultados de PCR constataram somente 1 caso confirmado em um idoso que apresenta sintomas leves e segue em monitoramento. Além desse, uma outra idosa está internada para tratamento.

Vale ressaltar que o município comunicou o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Barretos e adotou todas as medidas necessárias. A Administração Municipal destaca ainda que já havia realizado outras testagens anteriores nos colaboradores e acolhidos do Abrigo São José e que, desde o início da vacinação contra a Covid, priorizou a imunização dos idosos e profissionais de instituições de longa permanência, como é o caso do asilo, com a vacinação de todos com a primeira dose da Coronavac.

NÃO EXISTE COMPROVAÇÃO
DE QUE CASOS TENHAM RELAÇÃO
COM APLICAÇÃO DA VACINA

No entanto, esclarece que não há nenhuma comprovação de que os casos tenham alguma relação com a aplicação da vacina, levando em conta ainda que os mesmos precisam tomar a dose de reforço para que o organismo produza a devida proteção imunológica.

Por fim, o município acrescenta que mantém constantes orientações à instituição e aos profissionais sobre as medidas de prevenção, tomou todas as providências cabíveis em relação ao fato e continua acompanhando o caso.

No início da noite, o Abrigo São José publicou também sua Nota de Esclarecimento, seguindo o que foi dito pela prefeitura:


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas