12 de setembro | 2021

Prefeitura instaura sindicância para apurar responsabilidade em cesariana prematura

Compartilhe:

Criança foi tirada do útero materno quase dois meses antes da data correta. Entre a imagem de ultrassonografia e o laudo emitido há divergência no tempo de gestação: o ultrassom indica 24 semanas, e no laudo consta 32 semanas.

 

DA REDAÇÃO
COM LEONARDO CONCON E CLEBER LUIS

O prefeito Fernando Cunha, de Olímpia, publicou decreto instaurando Sindicância Administrativa para apurar possível erro médico após denúncia da família de que médico teria seguido laudo errado e, assim, fez cesárea antes da hora, e bebê está em estado critico em Barretos.

Entre a imagem de ultrassonografia e o laudo emitido há divergência no tempo de gestação: o ultrassom indica 24 semanas, no laudo consta 32 semanas, e o médico teria seguido apenas o laudo e marcado a cesariana da gestante. Quando foi feita a cesariana, a criança, a bebê Lavínia Emanuela, era prematura, mal respirava e está em Barretos em estado grave em UTI neonatal.

A família está acionando a Justiça, segundo informou a irmã da gestante, Silmara Cristófoli em entrevista concedida à Difusora AM, ao apresentador Cléber Luís, no último dia 27.

Em síntese, o decreto instalando a Sindicância Administrativa para apurar esse possível erro médico, leva em consideração o Ofício n.º 389/2021 encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, relatando a ocorrência de possível negligência médica e administrativa em laudo de exame de ultrassonografia, bem como parto cesariana possivelmente prematuro em paciente usuária do serviço público de saúde deste Município.

SINDICÂNCIA DEVE APURAR OS FATOS

Daí, segundo assina o prefeito Fernando Cunha, há o dever municipal, e legal, de se apurar os fatos e também “considerando a necessidade de apuração minuciosa dos fatos e elementos indicativos de materialidade e eventual responsabilidade de servidor(es) público(s)”.

A Sindicância terá o prazo de 30 dias úteis, prorrogáveis por igual período, a contar da data da instalação da comissão sindicante para se chegar a um veredito.

Fazem parte dessa comissão que irá apurar os fatos os servidores municipais Débora de Medeiros Passarella (Procuradora Jurídica), Renê Alexandre Galetti (engenheiro civil), e Graziela de Souza Mendes (Fiscal de Posturas). A presidente será Débora Medeiros.

A comissão constituída na forma do artigo anterior deverá elaborar e apresentar relatório circunstanciado ao chefe do Executivo, após a conclusão de seus trabalhos.

Segundo Silmara, tia do bebê contou esta semana para o jornalista Leonardo Concon, a bebê agora está estável e até ganha peso, mas é um erro que deve ser apurado e confirmou que a família está buscando a Justiça.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas