16 de setembro | 2007

Prefeitura nega transporte para Congada ir a SP

Compartilhe:

 

 A prefeitura municipal de Olímpia negou transporte para que a Congada Chapéu de Fitas se dirigisse até a cidade de São Paulo, com a finalidade de participar do evento "Revelando São Paulo – XI Festival de Cultura Tradicional. Trata-se de um projeto que visa mostrar as manifestações populares autênticas, praticamente nos mesmos moldes do que foi idealizado pelo professor José Sant’anna, havia programado homenagens ao grupo olimpiense que tem foto de um integrante mostrada no cartaz promocional do evento.

De acordo com o pedreiro João Batista Ferreira, 44 anos, 2o Capitão da Congada Chapéu de Fitas de Olímpia, foi entregue ofício à diretora de Turismo do município, que neste ano presidiu a Comissão Executiva do 43.º Festival do Folclore (Fefol), para que levasse a solicitação a superiores, e o transporte foi negado.

O pedreiro conta que a organização do evento esperava pelo grupo para participar do Revelando São que aconteceu no Parque da Água Branca. Seria uma grande oportunidade para que, não só o grupo local, mas o próprio festival tivesse maior divulgação nos meios culturais do Estado de São Paulo.

"A gente achava que o grupo merecia participar do evento já que estamos sendo homenageados. Infelizmente não aconteceu e não vamos participar porque não conseguimos ônibus", lamenta o pedreiro.

Ele explicou que até tentaram buscar uma solução para poderem viajar, mas não conseguiram arrumar um patrocinador nos meios privados. O transporte, segundo disse, custaria R$ 2,4 mil.

No entanto, já no domingo (9) o grupo não teve como se deslocar para outro evento na cidade de Santo Antonio da Alegria. Outro convite que não puderam atender por falta de transporte aconteceu recentemente em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, além de um na cidade de Divinópolis.

"Quem sabe da próxima vez as pessoas que estão na frente da secretaria olhem com mais carinho para essas coisas, porque é uma falsidade que esta sendo enaltecida através de pessoas simples que estão ajudando há mais de 30 anos defendendo a nossa bandeira", observou.

Aliás, de acordo com o que informou, nos últimos cinco anos o grupo recebeu convite para o evento paulista e não pode comparecer por falta de ajuda da prefeitura de Olímpia. "Ficamos sabendo que não tinham conseguido ônibus porque tinham outros eventos", afirmou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas