10 de junho | 2007

Procura por fogos em junho diminui cerca de 20% ao ano

Compartilhe:

 

 

 

 

 

 

 

O comércio de fogos de artifício no mês de junho, principalmente em razão das festas em homenagem aos três santos do mês: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, estaria diminuíd o, em média, aproximadamente 20% a cada ano que passa. A informação é do comerciante João Batista Ferreira, "João Mineiro", 67 anos (foto), gerente do Relú Bazar, único estabelecimento especializado da cidade.

Mesmo assim e considerando que no ano passado, em razão da copa do mundo vendeu mais, expõe boa expectativa para as vendas de junho. "Geralmente quando não tem copa, não tem jogo, a parte de venda para criança a gente espera vender mais", comentou.

Para se fazer uma festa completa, segundo explica, primeiro é necessário adquirir as bandeiras dos três santos. O custo, avisa, depende da vontade e da disponibilidade da pessoa. "Com uma caixa de foguete e os três santos você reza o terço e sai em torno de R$ 32. Se for mais sofisticado, fica em até R$ 500", acrescentou.

Entretanto, já não se fazem mais os terços como antigamente: "A cada ano que passa a gente vai vendo que vão ficando mais difíceis as coisas, o poder aquisitivo cada vez menor e a tradição vai acabando. Não sei porque, mas está diminuindo bastante. Ano a ano está diminuindo em torno de 20%".

Acrescentou: "Mesmo os santos também diminuíram e a gente espera que o povo venha e cumpra as promessas certinhas, porque é sempre muito bom, além das festas, se as festas ajudam, ajudam a gente e eles também são ajudados pelos santos".

Embora não mais com a mesma freqüência de tempos passados, João Mineiro diz que há ainda famílias tradicionais que vão em busca de seus artigos: "Têm muitas que ainda procuram, mas tem ano que às vezes mudam e vem gente que nunca veio, aparece e compra".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas