24 de janeiro | 2011

Programa Saúde da Família deve começar pelos distritos

Compartilhe:
 
Embora já visualizando duas regiões da cidade, o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), antes conhecido como Programa de Saúde da Família (PSF), em que a população é atendida por profissionais de Saúde em sua própria residência, começará a ser implantado no município de Olímpia a partir dos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos.


A informação foi confirmada no início da tarde desta sexta-feira, dia 21, pela secretária municipal de Saúde, Sílvia Elizabeth Forti Storti. “Essa é a proposta inicial e já desencadearemos todas as ações para que se implante lá e depois aqui na sede do município”, observou.


Ela justifica que se trata de um compromisso assumido pelo prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, anteriormente, com o Governo Federal.


“A equipe é composta por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde. A equipe, de acordo com a extensão territorial, pode comportar de quatro a seis agentes e também podemos incorporar o agente de controle de endemias em cada equipe de Saúde da Família”.


Mas além das duas equipes dos distritos, no total deverá haver entre 14 e 16 equipes, incluindo a sede do município. “Já conversamos com vários médicos, inclusive já temos alguns profissionais dispostos a trabalhar na Estratégia da Família. Já há mais ou menos definido os médicos que trabalharão nos distritos. Os médicos estão interessados em trabalhar. É uma proposta nova, uma estratégia diferente.

Haverá um programa de educação da população a respeito”, explica.

A secretária explica que há uma fase de transição. “A partir do momento que implanta a Estratégia da Família, você tem aquele território coberto pela estratégia. Será ali que os agentes, técnicos e médicos, atuarão. Justamente por conta disso, o Ministério da Saúde tem os núcleos de apoio e isso permite que a cada 8 equipes implantadas você tenha um núcleo. Então, pode utilizar hoje uma unidade de Saúde da Família, que ela sirva de apoio a várias equipes de Estratégia de Saúde da Família.


Mas, mesmo assim, a previsão é utilizar dentro do sistema, algumas das edificações das unidades básicas. “É uma transição e você não pode interromper nada bruscamente. Vai implantando gradativamente e a partir do momento que implanta, você reorganiza toda aquela área atingida”.


Sílvia Forti garante que o sistema não causará transtornos à população por causa das especialidades médicas, justamente porque tem o núcleo de apoio onde atuarão os pediatras, por exemplo, “que será o apoio às equipes”. Segundo ela, no quadro da secretaria já há médicos com perfil para atuarem na Estratégia da Saúde da Família, os chamados generalistas. “O salário dos médicos é uma questão e estou deixando aos cuidados do Departamento Jurídico que está cuidando dessa parte”, afirmou.


BAIRROS

Mas já há duas regiões da cidade, uma delas o Jardim Tropical II, zona oeste, onde já se fala em implantar o sistema. “Já foi liberada e tudo indica que estaremos utilizando ali para uma Unidade de Saúde da Família”, explica.

Ma há também a possibilidade clara do sistema atender a região do Jardim São José, zona sul da cidade.

De acordo com a secretária, já foi liberado, através do PAC 2, o recurso de R$ 400 mil. Ali também será utilizado como uma unidade de Saúde da Família”, informou.

“No Jardim São José será um novo prédio. O local já está sendo estudado pelo prefeito e com o secretário de Obras. Ali há algumas áreas institucionais e será construída uma nova unidade. A unidade atual será utilizada pela Secretaria Municipal da Saúde em várias outras atividades”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas