24 de abril | 2022

Publicação de retirada de outdoor xingando Lula “viraliza” na internet

Compartilhe:

 

VIRALIZOU NA INTERNET!
Notícia foi compartilhada em todo o Brasil como sempre com comentários agressivos.
“Ofender na Vida Real ou na Vida Virtual dá na mesma. Nas duas formas cabe processo”, diz jornalista.


Uma notícia publicada no site iFolha (www.ifolha.temmais.com), na terça-feira, 19, dando conta da retirada de um outdoor xingando o ex-presidente Lula de bandido, dias após ter sido instalado, viralizou na internet nos últimos dias.

No final da tarde de sexta-feira, 22, a matéria publicada inicialmente no site desta Folha (clique aqui e veja), recebeu milhares de compartilhamentos pelo Facebook em todo o Brasil, inclusive sendo replicada em outras páginas, ficando impossível calcular o número de visualizações.

Como sempre, muitos foram os comentários agressivos principalmente do lado dos apoiadores do presidente Bolsonaro, inclusive, alguns, também difamando e injuriando a própria publicação.

JORNAL DE MERDA

Chegaram a chamar esta “Folha” de “jornal de merda” e até a elogiar o ato terrorista do ex-bombeiro incendiário Claudio Baia que colocou fogo na residência do seu editor e, por questão de poucos minutos, não matou o jornalista e sua família queimados.

Foram tirados “prints” das agressões e o departamento jurídico do jornal vai estudar possíveis ações penais e civis contra os agressores. “Este pessoal tem que entender que a Liberdade de Expressão não pode ser confundida com Libertinagem de Expressão. Qualquer um pode emitir sua opinião ou expressar o que pensa, desde que não use palavras ofensivas ou xingamentos (injúria), ou tente denegrir a imagem pessoal de outrem (difamação), ou, ainda, atribua algum crime que a pessoa não cometeu (calúnia), senão pratica crime contra a honra que é passível inclusive de indenização por dano moral na esfera civil”, disse o editor desta Folha em seu programa “Cidade em Destaque” pela rádio Cidade, na terça-feira, 19.

OFENDER TANTO NA VIDA REAL
COMO NA VIRTUAL DÁ PROCESSO

“A partir do momento que, para exercer a minha liberdade de manifestação, ofendo outra pessoa, seja pelas redes sociais, ou publicamente, posso ser processado por ela por crime contra a honra. O direito de uma pessoa termina onde começa o da outra”, complementou.

Arantes entende ainda que as pessoas se sentem poderosas atrás do celular e se imaginam super heróis e super heroínas e se esquecem de que a realidade pode ser outra na vida real e que podem ter que responder pelo que fazem na vida virtual. “Todo mundo é valente até ficar frente a frente com o ofendido. Sempre gosto de lembrar um caso de um empresário “brabão”, caçador, que tem um monte de armas, que me xingava pela internet. Um dia, encontrou comigo em um local público, me cumprimentou e me abraçou. Só fiquei sabendo depois quem era a figura. Na minha frente pareceu um monge budista, mas na internet, o bicho vivia nos tempos do faroeste”, concluiu o jornalista.

FATO DE RETIRAR PAINEL É QUE
CHAMOU ATENÇÃO E GEROU DISCUSSÃO

A notícia que viralizou, foi a sequência de outra notícia, esta que circulou na edição de sexta-feira passada, 15, deste jornal, registrando que um BO que o diretório local do Partido dos Trabalhadores havia registrado poderia resultar em processos pelas Leis Eleitoral, Penal e Civil, contra o locador do Painel e o dono do terreno onde estava fixado o outdoor injurioso.

A matéria apenas registrava que o locador de painéis que publicou o outdoor sem o nome de quem pagou, difamando e injuriando o ex-presidente Lula, no dia 14, quarta-feira, em um ponto da cidade de Olímpia, após registro de BO pelo diretório local do PT, acabou substituindo o painel logo no final da noite de segunda-feira, 18, poucos dias depois, possivelmente para tentar evitar transtornos judiciais.

MUITOS XINGAMENTOS E PALAVRAS DE ÓDIO

“Como era esperado, com a proximidade das eleições, as cenas ofensivas de xingamentos e de ódio usadas pelos apoiadores de Bolsonaro, extrapolaram as redes sociais e passaram a ocupar espaços físicos como outdoors pelo país afora, talvez coordenados ou incentivados pelo gabinete do ódio instalado em Brasília, possivelmente com segmentos em diversas regiões do Brasil.

“Na semana da Páscoa, sem autoria (o que é vedado pela Constituição), um outdoor foi colocado próximo à Câmara Municipal de Olímpia contendo mensagem agressiva e ofensiva à honra do ex-presidente Lula, deixando o campo da propaganda eleitoral negativa ou positiva e passando diretamente para o crime de difamação e injúria, passível de queixa-crime e de processo por indenização por dano moral.

OUTDOOR CHAMANDO EX-PRESIDENTE
DE BANDIDO ESTAVA PERTO DA CÂMARA

“O outdoor foi colocado em um terreno no cruzamento da Av. Aurora Forti Neves com a Rua Francisco Camargo, próximo à Câmara e ao Sindicato dos Bancários da cidade.

“O caso do outdoor apócrifo (sem assinatura de quem publicou), na quinta-feira, 14, acabou indo parar na polícia. A presidente do Partido dos Trabalhadores de Olímpia e advogada, Mônica Maria de Lima Nogueira, registrou um Boletim de Ocorrência contra a empresa que aluga os outdoors, a Jô Painéis.

“O BO foi enviado para os advogados do ex-presidente Lula que ainda não decidiram se irão processar o locador do outdoor e o dono do terreno pelos crimes de difamação e injúria, além de poder pedir indenização por dano moral”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas