11 de abril | 2010

Quadra esportiva municipal tem pneus de bicicleta na cobertura

Compartilhe:

A quadra esportiva do município, localizada na rua Theodomiro Bitencourt, na divisa entre os Jardins Paulista e Campo Belo, mantém vários pneus velhos de bicicleta que foram jogados, provavelmente por freqüentadores do local, sobre a cobertura. O próprio público se encontra numa das regiões da cidade onde foram registradas mais notificações de dengue, ou seja, na zona leste da cidade de Olímpia.


Com se sabe, a doença é transmitida pelo mosquito aedes-aegypti, adulto e contaminado, e os pneus, seja de bicicleta ou mesmo de veículos maiores, são considerados criadouros em potencial do mosquito, porque eles acumulam água de chuva, ingrediente substancial para o surgimento de mais mosquitos.


A região tem preocupado bastante o setor de Vigilância Epidemiológica, a ponto de repetir por várias vezes, a aplicação de veneno casa a casa. Mas essa medida combate apenas os mosquitos alados.


Nos casos dos ovos que a fêmea coloca em criadouros, estes permanecem por muito tempo no local escolhido, mas eclodem quando há contato com a água.

Dois bairros – Jardim Campo Belo e Jardim Santa Fé – onde, segundo informação passada por um funcionário do setor que pediu para não ser identificado, já teria atingido a marca de 13 casos, o que representa cerca de 12,3% do total de casos confirmados desde o início de janeiro deste ano até na quinta-feira, dia 8.

Por isso, esses dois locais, que inicialmente sofreram influência direta de casos importados registrados no Jardim Paulista, também na zona lesta da cidade, agora, com o surgimento de casos autóctones, têm chamado a atenção pela quantidade de visitas dos agentes e aplicação de veneno que tem acontecido.

Ocorre que, é também nessa região que se verifica um certo desleixo da prefeitura, principalmente com relação à existência de criadouros do mosquito transmissor. Além dos pneus sobre a cobertura da quadra, a Folha encontrou pelo menos mais um pneu jogado no chão, perto da esquina da Theodomiro Bitencourt com a rua Antônio Benfati.

Só para se ter uma melhor idéia de localização, a quadra esportiva que pertence ao município está ao lado da Unidade Básica de Saúde que atende à população daquela região e a pouco mais de 50 metros de distância da Escola Luiza Seno, que pertence à rede municipal de ensino.

OUTRO LADO
Na tarde desta sexta-feira, a coordenadora de Vigilância e Saúde, Marli Manzatto dos Santos Belluci, ao ser comunicada do fato, afirmou que, da mesma forma como age com a população em geral, notificaria também a prefeitura a respeito da situação.

No entanto, avisou que primeiro precisava saber a qual setor pertence a quadra esportiva. Se a mesma está vinculada à Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer ou da Assistência e Desenvolvimento Social. Mas em todo caso, disse que pediria apoio ao pátio de serviços.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas