18 de janeiro | 2012

Quase cinco mil voltam às aulas no dia 1.º de fevereiro

Compartilhe:


Aproximadamente 4,9 mil alunos da rede municipal de ensino de Olímpia voltam às aulas no dia 1º de fevereiro. Eles estão distribuídos nas 10 escolas existentes na rede e creches. Esse número é 2.4% maior do que o que foi registrado no início do ano letivo em 2011 quando cerca de 4,7 mil estavam matriculados na rede, desde o berçário até a quinta série.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação no total deste ano estão incluídos o berçário e o maternal (creches), a pré-escola, o Ensino Fundamental e o EJA (escola para adultos).
 
A secretária municipal da Educação, Eliana Antônio Duarte Bertoncelo Monteiro, garante que “todo o planejamento está definido”, e que não haverá surpresas. Mas, admite que haverá falta de vagas nas creches. No âmbito das pré-escolas o município atenderá 959 alunos, estágio no qual “não há lista de espera, só se for por transferência”, informa Eliana.
 
Já no Ensino Fundamental, são 3.015 crianças matriculadas, setor que não há problemas com vagas, segundo garante a secretária. Já na Escola de Jovens e Adultos (EJA) serão atendidos 96 alunos, na escola Luiza Seno de Oliveira, no Jardim Paulista, zona leste da cidade.
 
Também de acordo com o que informa a secretária, as atividades extras classe para professores começaram na segunda-feira desta semana, dia 15. Mas a atribuição de aulas está prevista para a segunda-feira da próxima semana, dia 23.

DIFICULDADES NAS CRECHES
De acordo com Eliana Bertoncelo Monteiro as creches municipais e filantrópicas atenderão 845 crianças, desde o berçário até o Maternal II. Ela admite problemas de vagas no setor, mas garante que está dando prioridade às crianças dos bairros próximos a cada unidade.
 
Entre as creches com problemas de vagas está a Pedrinho, no Jardim Hélio Cazarini, conhecido popularmente por COHAB III. Lá, segundo a secretária, 20 crianças aguardam na lista de espera. Mas adianta que há vagas em outras creches fora do bairro.

Há problemas também na Sítio do Pica-Pau Amarelo, que atende aos Jardins Antônio José Trindade e Luiz Zucca, (COHAB I e II), na zona sudeste. Lá aproximadamente 30 crianças estão na lista de espera.
 
Na Pica-Pau serão atendidas 149 crianças no total. Na creche Marquês de Rabicó, no Jardim Paulista, serão 104 crianças atendidas, nas três modalidades, divididas em três setores de berçário e seis de Maternal I. Na creche Pedrinho serão atendidas 68 crianças. Na Narizinho, no Jardim Santa Ifigênia, serão 116.
 
Já na creche Visconde de Sabugosa, no distrito de Baguaçu, serão 36 crianças, enquanto na Tia Nastácia, no Campo Belo, serão 76. Na creche Lourice Arutim Sgorlon, que entra em funcionamento este ano no Jardim Alfredo Zucca, COHAB IV, serão atendidos em creche e Infantil e até Jardim II, 87 crianças. E na Vanderlice Cudinhoto, em Ribeiro dos Santos serão 50 crianças.
 
Restam ainda as creches filantrópicas: na Imaculada, 59 crianças, na Cidade Mirim, 43, e na Santa Filomena, 57, totalizando 845 crianças desde os três meses até dois anos e três meses. Estes números, no entanto, poderão sofrer alterações, já que ainda estão sendo aceitas transferências.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas