17 de agosto | 2021

Recorde do público de 18 anos esgota vacina e Olímpia espera novas doses para continuar

Compartilhe:

 

Secretaria aguarda o recebimento de novas doses para retornar a vacinação e ampliar para os adolescentes a aplicação dos imunizantes.


Com o início da vacinação de pessoas com 18 anos ou mais durante a terça-feira e o público recorde verificado (mais de 1200 doses aplicadas), a Saúde de Olímpia foi obrigada a interromper a vacinação da primeira dose no município em razão da falta de vacina. Todo o estoque enviado para aplicação de primeiras doses foi esgotado.

A secretaria de Saúde de Olímpia informou no final da tarde de terça-feira (17) que a aplicação de 1ª DOSE de vacinas para o público de 18 anos ou mais está temporariamente suspensa, tendo em vista que o município utilizou todo o estoque disponibilizado pelo Governo do Estado, com mais de 1.200 pessoas vacinadas com D1, somente nesta terça.

Ao que tudo indica, a Saúde de Olímpia não esperava a procura não só pela primeira dose de pessoas acima de 18 anos, mas também do número de pessoas que foram até os postos de vacinação nestes dias em busca da aplicação da segunda dose, principalmente da coronavac que foi paralisada na quinta-feira passada, 12 e retornou na segunda-feira 16.

MAIS DE 3 MIL DOSES EM DOIS DIAS

Segundo dados da secretaria de Saúde local, foram aplicadas na segunda-feira (16), 221 primeiras doses e 933 segundas doses. Na terça (17) este número subiu para 1231 primeiras doses e 656 segundas doses.

Pelos dados do município, foram aplicadas 1452 primeiras doses em dois dias e 1589 segundas doses na segunda e na terça-feira, num total de 3041 doses, números recordes desde o início da pandemia.

O município aguarda novas orientações do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos sobre o complemento de vacinação para este grupo para poder comunicar a população.

Com isso, a partir desta quarta-feira (18), segue mantida apenas a aplicação de 2ª DOSE, nos dois pontos de vacinação, das 8h às 16h, para públicos que foram imunizados com D1 de AstraZeneca ou Coronavac, que devem comparecer na data marcada no cartão de vacinação.

DADOS DO ESTADO SÃO ATRASADOS

Os dados do vacinômetro do Estado de São Paulo, que consta, inclusive na pagina oficial da prefeitura na internet, são diferentes, pois demoram a ser contabilizados.

Pelo vacinômetro a diferença quase chega a mil doses, pois registram números finalizados em dias anteriores. Pelos dados do Estado foram 2192 doses aplicadas em dois dias de primeira e segunda doses. Mais de 1000 doses por dia.

Na sexta-feira, o vacinômetro, que aparece na página de abertura do site da prefeitura, apontava que, naquele dia, 13, Olímpia tinha chegado a um total de 54.459 doses aplicadas. No final da tarde de 2.ª feira, no entanto, este número subiu para 55.199 e na nesta terça passou a 56.651. Foram 2192 doses em dois dias.

FALTA POUCO PARA POPULAÇÃO
ADULTA RECEBER PRIMEIRA DOSE

A partir de agora vai faltar pouco para a maioria absoluta da população adulta da cidade (42.130) estar entre os que tiveram possibilidade de tomar pelo menos a primeira dose. Hoje o número chegou a 39.448, mais 1.383 de doses únicas, chegando a 40.831.

Na segunda-feira, pelo vacinômetro do Estado, Olímpia chegou a 55.199. Na terça-feira foi a 56.651. Na sexta-feira tinha chegado 54.459 doses aplicadas.

31% da população já recebeu imunização completa (2 doses ou dose única). 40% da população adulta.
– 74% dos moradores de Olímpia já receberam pelo menos uma dose e 97% da população adulta.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas