26 de agosto | 2007

Resultado do Censo do IBGE deve sair em setembro

Compartilhe:

 

 De acordo com a agente censitária municipal Maria Paz Rodrigues Berrios (foto), já foram encerrados os trabalhos censitários programados para este ano, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o resultado deve ser divulgado pelo órgão apenas no mês de setembro. A contagem da população e o censo agropecuário começaram no dia 19 de abril deste ano.

No endereço eletrônico do IBGE visitado na tarde desta sexta-feira (24) pela editoria desta Folha, a única informação que consta a respeito da população do município de Olímpia, é referente à estimativa feita pelo próprio órgão em primeiro de julho de 2006, indicando que a população seria de 48.309 habitantes.

"Os trabalhos do município de Olímpia estão encerrados tanto na parte da contagem da população, quanto na parte do senso agropecuário. É possível que alguns dos produtores ainda sejam procurados para responder questões, mas já relativo a outros municípios onde tenham terras", explicou a agente censitária municipal.

Segundo Berrios, a parte referente ao município de Olímpia em questão foi totalmente concluída com sucesso e dentro do período estipulado, ou seja, atendendo todo o esquema de trabalho previsto inicialmente. Agora, segundo ela, é só aguardar os resultados oficiais que serão divulgados pelo IBGE.

"A gente não tem uma data, mas, segundo informações, a partir de setembro deve vir alguma informação oficial. A contagem (da população) normalmente vai sair antes porque é um resultado mais rápido e imediato. Já o censo agropecuário precisa de um processo um pouco maior", acrescentou.

Dificuldades

Embora inicialmente tenha informado algumas dificuldades relacionadas a certo receio e até mesmo resistência de pequena parte da população em atender aos recenseadores e até mesmo dificuldades em relação à continuidade de alguns deles, contou que tudo foi resolvido.

"Recebemos reforços de equipes do IBGE de cidades da região. No resultado total podemos dizer que tivemos um saldo positivo porque a gente conseguiu todas as informações que eram necessárias", reforçou.

Explica a agente que houve cobertura ampla na parte urbana onde, segundo ela, o trabalho atingiu 100% em virtude de ser mapeado, o que facilita maior controle. "Na parte rural esperamos que a cobertura tenha sido também de 100%, apesar que é mais difícil de verificar a campo se foram passadas todas as propriedades rurais ou não", considerou. Entretanto não descarta a possibilidade de que haja alguma margem de erro, que, se houver, espera seja reduzida.

O trabalho começou com 22 recenseadores fixos, mas apenas 16 teriam realizado o trabalho até a fase final, quando a eles foram juntados os quatro que antes atuavam como supervisores das pesquisas. "Que também acabaram tendo que fazer coletas por falta de pessoal e pelo prazo que tínhamos", afirmou.

Por outro lado, embora tenham sido completados agora dois trabalhos, um a contagem da população e outro o senso agropecuário, já a expectativa para que em 2010 haja um censo populacional mais especificado, que inclusive objetiva ter conhecimento da real situação da população, com perguntas, por exemplo, sobre o que há na residência de eletrodomésticos e outras.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas