22 de agosto | 2010

Saúde confirma dois surtos de catapora em creches da cidade

Compartilhe:


Embora não tenha identificado quais os estabelecimentos e nem mesmo informado quantos casos já são, a coordenadora de Vigilância e Saúde, Marli Manzatto dos Santos Belluci, confirmou nesta sexta-feira, dia 20, a ocorrência de dois surtos de varicela, doença conhecida popularmente por catapora, em duas creches da rede de Olímpia.

Embora não tenha divulgado números que demonstrem o tamanho do problema – alegou que não haveria tempo suficiente para fazer um levantamento – segundos a informação anterior tinham sido registrados nove casos nas últimas semanas.

Quatro dos casos da doença foram verificados na creche, cuja identificação ou mesmo localização foi preservada pela coordenadora – segundo o jornal Diário da Região de São José do Rio Preto, seria no Jardim Santa Ifigênia. Os demais estavam distribuídos em vários locais da cidade.

Além dessa creche, onde frequentam crianças com menos de cinco anos, foram outros três adolescentes acima de 16 anos e mais duas crianças que não têm indicação de fazer o bloqueio de vacinação, que têm nove anos.

“São nove casos, mas afora a creche, que é surto, os demais ocorreram em locais diferentes. Há, inclusive, o caso de uma criança que veio passar férias em Olímpia e começou sentir os sintomas”, comentou há cerca de 10 dias.

Segundo ela, é uma doença que tem bastante incidência neste período do ano, principalmente por causa do clima mais seco. O período mais crítico vai de julho até setembro.

Nos dois anos anteriores, o problema foi menor porque, quando ocorre um surto numa creche com crianças até cinco anos de idade, por exemplo, há aplicação de vacina.

“Após a notificação desse surto nós recebemos a vacina e vacinamos todas as crianças daquela creche. Por isso ficamos numa situação até tranquila durante dois anos”. A última vacinação, de acordo com a coordenadora, foi em 2007.

Agora, segundo ela, são crianças que ainda não tomaram vacina e estão sujeitas à doença, e começou novamente a transmissão. “Porém, nós só tivemos um surto numa creche e estamos aguardando a vacina para essa creche”.

No entanto, a doença pode atingir também outras faixas etárias, que não são vacinadas. “Nesse caso a gente só investiga e, se tiver gestante outra pessoa que é imunodeprimida, nó fazemos outro tipo de mobilização que é a imunoglobulina”, diz.

VARICELA
A varicela é causada por um vírus transmissível pelo ar, e causa vesículas pela pele, além de febre e mal-estar. Apesar de ser mais comum em crianças, é mais letal entre os adultos.

Consta que desde 2008 foram 14 óbitos na região de São José do Rio Preto, todos de pessoas acima de 30 anos. Já entre crianças, a única morte em 15 anos ocorreu na última semana, em Fernandópolis.

VACINA
Apesar de ser altamente contagiosa, não há vacina disponível na rede pública de saúde do País contra a catapora. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde apenas em casos de surto em um local restrito, como escolas e creches.

A imunização também está disponível no SUS para pacientes imunodeprimidos, como portadores de leucemia, tumores, doadores de órgãos, candidatos a transplantes e portadores do HIV.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas