26 de abril | 2010

Saúde investiga possível morte por dengue hemorrágica

Compartilhe:
A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, está investigando uma possível morte causada por dengue hemorrágica, de um morador de Olímpia que estava internado no Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto. Embora previamente descartando a possibilidade, de acordo com a secretária Silvia Elizabeth Forti Storti, o caso está sendo investigado pelo setor de Vigilância Epidemiológica.

“A vigilância vai investigar, não resta dúvida, só que o atestado de óbito não é isso, não tem nada em relação a dengue, não. Ele teve várias outras complicações. Acho muito prematuro para a gente ficar falando alguma coisa”, explicou na tarde desta sexta-feira, dia 23.

Silvia Forti explicou que, assim que foi procurada pela reportagem, manteve contatos com a família para já obter alguma informação sobre a possibilidade. Mas asseverou que é, pelo menos necessário saber se a pessoa, mesmo com o atestado de óbito tendo indicado outra causa da morte, apresentou ou não sintomas de dengue.

“Eu passei para a Vigilância, para a Vigilância entrar em contato com a Vigilância de Rio Preto, porque quando é assim, as vigilâncias já se conversam. Passei o caso para a enfermeira para ela fazer toda a investigação para poder fechar o caso. Mas sem eu ter esse fechamento de caso, eu não posso falar”, reforçou.

Inicialmente a secretaria trabalha com a idéia de ter sido outra patologia que tenha provocado a morte desse homem. Mas, também, deixa claro que a situação preocupa e por isso não descarta nenhuma possibilidade.

Por outro lado, Silvia Forti não descarta a possibilidade de que a doença possa ter sido disfarçada por causa de alguma outra complicação, como sempre ocorre nos casos de AIDS, por exemplo, quando doenças oportunas aproveitam a fragilidade da pessoa e complicam ainda mais o quadro de saúde. “Por isso que passei para a vigilância fazer a investigação”, disse.

SUSPEITA
A suspeita chegou até a redação desta Folha, no início da noite da quinta-feira, dia 22, através de pessoa que esteve, inclusive, no velório desse morador de Olímpia. Essa pessoa relatou que os comentários eram fortes sobre a possibilidade do homem ter sido uma vítima de dengue hemorrágica.

Segundo os comentários, no momento da morte o homem teria apresentado sintomas de hemorragia, principalmente, na gengiva, fato que levava a todos acreditarem na possibilidade de ser realmente dengue hemorrágico.

SUSPEITA EM FEVEREIRO
A Secretaria Municipal de Saúde registrou dois casos suspeitos de dengue hemorrágica em Olímpia que acabaram não sendo confirmados. A doença é uma conseqüência da dengue clássica e também transmitida pelo mosquito aedes-aegypti adulto e contaminado.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas