22 de outubro | 2017

Saúde registrou 187 acidentes com escorpiões durante 2017

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Embora com números de acidentes menores neste ano em relação ao ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nas Escolas Municipais de Ensino Básico e nas Escolas Estaduais palestras de conscientização sobre os riscos que o escorpião pode trazer para a Saúde. De acordo com balanço da secretaria de Saúde de Olímpia, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 198 atendimentos com escorpiões no município.

No mesmo período do ano passado, foram registrados 219 incidentes, o que representa uma redução de quase 20% de um ano para o outro.

As palestras foram ministradas pelos profissionais do Controle de Endemias e, durante as exposições, eles explicaram aos alunos sobre como proceder caso encontrem o aracnídeo e a importância de um rápido atendimento em caso de incidente com o escorpião.

Além disso, os profissionais ensinaram as crianças a analisar peças de roupas e calçados para não serem surpreendidos com o animal.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a ação faz parte da estratégia desenvolvida com o Arrastão de Combate à Dengue e ao Escorpião, que se inicia dia 23 de outubro. “As crianças são as mais vulneráveis a picada de escorpião, por isso estamos indo nas escolas mostrar a elas o que é este artrópode e como evitar acidentes. Conscientizar é fundamental para preservar a saúde das crianças”, explica a diretora.

 

 

Arrastão de combate à dengue e ao escorpião começa segunda
Da redação e assessoria

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia iniciará na próxima segunda-feira, dia 23, um Arrastão de Combate à Dengue e ao Escorpião. A ação é uma parceria das secretarias municipais de Saúde, Obras, Engenharia e Infraestrutura, Administração e também a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente -Daemo Ambien­tal. O objetivo é eliminar cria­douros e evitar a proliferação de escorpiões e focos transmissores da dengue.

Na operação, serão coletados todos os materiais que podem servir como criadouros de dengue, como pneus, garrafas e recipientes. Também serão retirados móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeira, peças de metal, colchões, sofás e recicláveis (sucatas). Além disso, o arrastão coletará entulhos de construção civil, que são propícios para a proliferação de escorpiões.

O arrastão, que atingirá todos os bairros do município, realizará as coletas de segunda a sexta-feira. Os moradores devem depositar os resíduos nas calçadas de suas residências, já que não serão feitas retiradas nos quintais. Os materiais a serem descartados devem ser colocados no primeiro dia de coleta do setor correspondente ao seu bairro.

Além do arrastão, a secretaria de Saúde está promovendo nas escolas (municipais e estaduais) palestras de orientação e conscientização sobre os riscos que o escorpião traz para a saúde. Os agentes do Controle de Endemias apresentam situações que podem provocar o acidente e ensinam aos alunos como proceder em caso de encontrar o artrópode ou ser ferido pelo animal.

Confira o cronograma de trabalho do Arrastão: 23 a 27 de outubro – Setor 4: Centro 2 (Igreja São Benedito); Parque Resi­dencial Vitório Parolim; Jardim Blanco; Jardim Uni­versitá­rio; Jardim Leo­nor; Jardim Menina Moça I; Jardim Menina Moça II; Conjunto Habitacional An­tô­nio José Trindade (Cohab I); Jardim Luiz Zucca (Cohab II); Conjunto Habi­tacional Esperan­dio Cristófolo; Vila Hípica; Jardim Donna Bella e Viva Olímpia.

30 de outubro a 3 de novembro – Setor 1: Centro 1 (Beneficência); Jardim Centenário; Jardim Hélio Cazarini; Jardim Toledo; Jardim Laranjais; Vila Ferreira; Vila Nova; Jardim Garcez; CDHU 1; Vila Santa Terezinha; Vila Raia; Vila Mouco; Bairro São José; Vila Rodrigues; Vila Maria; Vila Santa Júlia; Vila Di Marco; Jardim Santa Rita; Vila Borges; Jardim Nova Eliza; Jardim Santa Eliza; Jardim Silva Melo, Jardim Pereira e Villa Lobos.

6 a 10 de novembro – Setor 2: Centro 1 (Matriz SJB); Vila Gameiro; Vila Santa Genoveva; Vila Rizzatti; Vila Gonçalves; Jardim Glória; Jardim Álvaro Brito; Jardim Tropical I; Jardim Tropical II; Jardim Veridiana; Vivenda Cote Gil, Residencial Jardim Tênis Clube e Parque das Américas.

13 a 17 de novembro – Setor 3: Centro 2 (Matriz Nossa Senhora Apare­cida); Jardim Santa Ifi­gênia; Jardim Miessa; Jardim Boa Esperança; Conjunto Habitacional Paulo Furquim; Jardim São Francisco de Assis I; Jardim São Francisco de Assis II; Canterville; Residencial Thermas Park; Conjunto Habitacional Alfredo Zucca (Cohab IV); Conjunto Habitacional Augusto Zangirolami (Cohab IV); Jardim Cisoto; Jardim São Domingos; Jardim Paulista; CECAP; Jardim Luíza; Distrito Industrial I; Distrito Industrial II; Jardim Alvorada; Jardim Campo Belo; Jardim Santa Fé; Morada Verde; Residencial Harmonia; Recanto Harmonia e Vida Nova Olímpia.

20 e 21 de novembro: Distrito de Baguaçu

22 e 23 de novembro: Distrito de Ribeiro dos Santos

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas