19 de agosto | 2007

Secretaria já registra quase 180 pessoas picadas por escorpiões

Compartilhe:

 

 De acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia primeiro de janeiro até o dia 25 de julho, próximo passado, 179 pessoas foram picadas por escorpiões na cidade de Olímpia. Foram 15 acidentes registrados somente em 20 dias deste mês.

Isto não só representa que os aracnídeos escorpiões continuam vencendo a briga e mantendo a média de picar ao menos uma pessoa a cada dois dias, mas também que o total registrado no ano passado possa até ser ultrapassado até o final de 2007. O total informado representa pelo menos 52% dos 343 casos registrados em todo o ano de 2006.

O crescimento de casos é substancial. No levantamento mostrado à imprensa local no dia 23 de maio, portanto exatos dois meses antes, era de 141 acidentes. De lá para cá houve um aumento de aproximadamente 27%, passando para os 179 informados no dia 25.

Mas a evidência do aumento de casos apareceu no final de maio, levando até mesmo a que uma rede de televisão levasse o assunto em rede nacional, chegando a chamar a atenção de portais da Internet, como, por exemplo, o UOL que mostrou a matéria televisa em sua página principal. Em sete dias o total de casos passou de 141 para 150.

A reportagem foi levada ao ar na noite da quinta-feira, dia sete de junho, pelo canal Band News e aproveitada, com imagens e tudo, pelo portal UOL, no sistema flash que mostra os principais assuntos do dia. A matéria levada ao ar relata que a presença dos escorpiões na cidade tem causado pânico nos moradores.

A rede, inclusive, mostrou a menina Izadora, de um ano e quatro meses, que cerca de 20 dias antes acabou indo parar na UTI Infantil do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Mostrou também a idosa Lurdes, de 75 anos, ambas vítimas de picadas de escorpiões.

No entanto, mesmo com a quantidade de casos registrados, ao contrário de partir para um combate aos escorpiões com a finalidade de eliminá-los, o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde trabalha agora no sentido de capturá-los vivos e fazer o encaminhamento ao Instituto Butantã para a produção de soros contra a ação do veneno.

A partir de agora a população será orientada de como agir corretamente para fazer a coleta dos escorpiões e não apenas eliminá-los. Para tanto, avisa a Secretaria, devem sempre usar luvas de raspas de couro, calça comprida com a meia por cima ou bota, blusa de manga longa, entre outros cuidados para que não sejam vítimas de um acidente.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas