06 de outubro | 2013

Secretária não descarta novas filas por vagas em creches durante madrugadas

Compartilhe:

Se depender das informações divulgadas pela própria secretária municipal de Educação, E­liana Antônio Duarte Ber­ton­celo Mon­te­iro (foto), os pais que pretenderem colocar os filhos em creches do município de O­límpia deverão con­tinuar en­fren­tando filas e também durante a madrugada. De acordo com ela, o problema da falta de vagas nas creches vai continuar porque, de acordo com a secretária, é impossível atender toda a demanda. “A creche é nossa fragilidade”, enfatizou.

O comentário foi feito por E­li­ana Bertoncelo Monteiro durante uma entrevista que concedeu a u­ma emissora de rádio local, onde aparentemente demonstrava descontentamento com a situação: “Não é a resposta que eu gostaria de dar. Não é a resposta que atende aos interesses dos olimpienses”.

Embora não tenha afirmado categoricamente, a impressão que fica é que a administração do prefeito Eugênio José Zuliani não tem encontrado forças para solucionar o problema: “Embora essa administração tenha cons­tru­ído três escolas e oferecido em torno de 300 vagas nas creches, ainda nós temos fragilidade porque ofereceu esse número, mas temos outro tanto de demanda”.

Mas a secretária pensava em solucionar o problema com a creche Tia Nastácia, Jardim Campo Belo, mas não deu certo. Depois a expectativa de solução veio com a Emília. Também não deu certo e pensou-se que seria com escola Lorice. “Mesmo assim ainda nós temos o déficit de vagas em creche”, reforçou.

Agora se fala em construir nova unidade no Jardim Village Morda Verde, na zona leste, mas já admite que também não será a solução para a falta de vagas nas creches.

Mas, da mesma forma do que ocorre na saúde pública, nesse caso também a culpa é jogada pa­ra o sistema como um todo. Quer dizer, a alegação é que a falta de vagas em creches é um problema nacional e não apenas municipal.

DEFICIT PODE SER MAIOR

Segundo uma informação pu­blicada pela imprensa regional, o município de Olímpia estaria com um déficit de 436 vagas em sua rede de creches e pré-escolas, dado que o colocaria na sexta posição entre os que mais estão necessitando na região noroeste.

Es­sa informação, que foi creditada ao Ministério da Educação, que foi publicada no dia 10 de março deste ano, pelo jornal Bom Dia, de São José do Rio Preto, em sua página 8, esse seria o total de vagas necessário para zerar o déficit no setor.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas