01 de junho | 2008

Sta. Casa teve 76 internações por problemas respiratórios até abril

Compartilhe:

 

A Santa Casa de Olímpia registrou 76 internações motivadas por problemas respiratórios no período de janeiro a abril deste ano. A informação foi passada à reportagem desta Folha na tarde da sexta-feira, dia 30, pelo administrador hospitalar Mário Flores.

Analisando os números consolidados nos primeiros quatro meses do ano, que representam a média de 19 internações por mês, poderia até se comemorar uma queda em relação às médias encontradas nos três últimos anos, quando a mais baixa foi em 2007, com pelo menos 29 internações por mês. Ocorre que os problemas respiratórios começam a intensificar a partir do mês de maio.

A poeira normal neste período mais seco do ano, agregada aos problemas ocasionados pelo chamado ‘carvãozinho’ da queimada da cana-de-açúcar, que acentuou a partir do final de abril e início de maio, são as principais causas dos problemas que levam às internações.

Porém, de acordo com os números apresentados por Flores, relativos aos três anos anteriores, o que se pode comemorar e torcer que se repita, é o total das internações de 2007, que ficou aproximadamente 30% abaixo do registrado em 2006 e, pouco menos, mas também abaixo do resultado de 2005.

No ano de 2007, quando a média mensal foi de 19 internações, a Santa Casa internou 349 pacientes contra 506 em 2006, ano em que a média mensal foi de 42 internações. Já em 2005, cuja média foi de 40 por mês, 486 pacientes ficaram internados com problemas respiratórios.

Porém, segundo informações obtidas junto a médicos especialistas, mesmo com a chuva registrada a partir da tarde da quinta-feira, dia 29, desta semana, ainda se deve considerar cedo para concluir que o ano de 2008 será melhor ou pelo menos igual a 2007.

As previsões, até a noite desta sexta-feira, por volta das 22 horas, verificadas no site canaldotempo.com, indicavam temperaturas mínimas variando entre 14 e 15 graus para os próximos dias. A menor mínima estava prevista para este sábado, 31.

Já as previsões eram que as máximas estariam variando entre 26 e 28 graus. Além disso, a probabilidade de chuva para este final de semana era de 50% para hoje, diminuindo para 40% neste domingo, 1.º, caindo ainda mais para 30% na segunda-feira, 2.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas