10 de julho | 2021

Thermas se prepara para o futuro com planos de triplicar atrativos e capacidade

Compartilhe:

 

Em abril do ano que vem pode haver a inversão de nomes na diretoria do Thermas. Benito Benatti chega aos 89 anos e quer continuar participando ativamente da vida de sua maior criação (como vice-presidente) para concretizar o sonho de um novo Thermas para Olímpia.


Dias antes de completar seus 89 anos de idade (no dia 04 de julho), o empresário, criador e atual presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, Benito Benatti (nas fotos, à direita), participou, junto com seu vice-presidente, arquiteto que efetivou todas as atrações criadas até agora, Jorge Noronha (nas fotos, à esquerda), de uma entrevista com o jornalista José Antônio Arantes, onde foram abordados vários temas, entre eles, a história da parceria entre os dois, que já dura quase 40 anos; quais os projetos em andamento e o que poderá vir a ser o empreendimento no futuro.

Noronha e Benatti detalharam para o jornalista quais os planos, principalmente com a utilização da nova área adquirida, de mais 30 alqueires, do outro lado do riacho Olhos D’água, junto com as ampliações que deverão ser feitas no local atual, e que poderão transformar o parque em um “Novo Thermas”.

São vários os projetos que deverão ser efetivados ainda no local atual, aproveitando-se as áreas vagas e a mudança das quadras de tênis, academia e outros espaços que deverão surgir com a transferência para o novo terreno. Com estas inovações, o parque subirá sua capacidade de 20 para 30 mil pessoas/dia, nos próximos anos.

 

De 10 para 40 alqueires de espaço para atrações

A área atual é de 10 alqueires e a adquirida é de 30 alqueires, que poderá transformar o Thermas num dos maiores parques do mundo, praticamente triplicando não apenas sua área de atrações, mas também sua capacidade de receber visitantes.

Noronha iniciou a entrevista junto com Benito, sentados ao redor de uma pequena mesa nas proximidades do Lendário, falando sobre o tempo que já dura a parceria entre os dois.

“Nossa parceria começou no final de 1983, estamos há quase 40 anos juntos. Respeito muito grande, foi meu professor, professor da minha vida, meu amigo, deixou de ser cliente logo no início, se tornou meu parceiro, meu grande tutor, pessoa que admiro muito, respeito muito, e que estamos juntos e vamos ficar por muito mais tempo”, destacou o arquiteto.

 

Do primeiro projeto até hoje:
uma vida transformando sonho em realidade

E continuou explicando: “Essa parceria começou após ter sido apresentado a ele pelo decorador Dair de Faria. Quando entrei na concorrência do projeto do Thermas dos Laranjais, que tive a felicidade de ganhar, e ter seu Benatti com cobranças em cima de mim; a gente sempre procurando desenvolver e foi assim uma grande parceria, e se tornou uma grande amizade, um grande respeito”.

Arantes: Qual foi o sonho de Benito mais difícil de materializar?

Noronha: Eu acho que o mais difícil foi a Montanha Russa Aquática, porque desde o início ele falava pra nós assim: “eu quero que a montanha Russa Aquática, comece aqui embaixo e a boia seja impulsionada para cima pela água. Esse foi um grande desafio. Nós usamos o antigo lago como um campo de testes. Conseguimos testar o brinquedo, fizemos muitas inovações. Contratamos uma empresa mexicana para fazer as calhas para nós e fizemos o nosso projeto. Toda a parte mecânica foi feita aqui em Olímpia. E tudo por causa dele, porque é um desafio levar a boia de baixo para cima. Hoje é um exemplo para o mundo. Tenho certeza que muita gente está copiando essa ideia, mas foi criado em Olímpia, atendendo determinação dele.

 

Rio Selvagem foi um projeto desafiador

Arantes: Qual foi a obra de maior envergadura, a que deu mais trabalho?

Noronha: Acredito que tenha sido o Rio Selvagem. É um projeto único. A gente não tinha certeza de como ia se comportar, uma boia que pesa quase 600 quilos. É complicado você fazê-la flutuar, então foi um projeto desafiador.

Arantes: E imitar a natureza na lagoa de ressurgência também foi um grande desafio?

Noronha: A ressurgência foi mais um desafio que seu Benatti criou. Esse brinquedo todos os créditos são do seu Benito. Ele fez todos os testes. Botava funcionários para ficar flutuando no brinquedo o dia todo. Ele criou, ele que fez, e nós só colocamos aqui na parte civil, mas a criação foi toda do seu Benatti.

— Todas as patentes do Thermas dos Laranjais, que estava em nome da Acqua Parque, montada pelo seu Benito, foram doadas para o Thermas dos Laranjais, e o que a gente espera é que, no futuro, se consiga trazer um centro tecnológico para Olímpia; e o Thermas, então, possa doar todas essas patentes para que as pessoas possam desenvolver esses brinquedos e vender para terceiros. Esse é um presente que o seu Benatti deu para o Thermas e o Thermas poderá doar para essas pessoas que queiram desenvolver e crescer dentro da cidade de Olímpia.

 

Centro Tecnológico pode ser
uma grande fábrica de brinquedos

— Esse centro tecnológico seria na realidade um distrito industrial em que empresas entrariam pra desenvolver projetos específicos para a área de turismo, para área de parque aquático, que não existe no Brasil. Como nós criamos no Thermas um grande laboratório, a gente gostaria que fosse criado um grande laboratório para a cidade de Olímpia. Isso depende é claro do poder Publico, e eu tenho certeza que com o Fernando Cunha a gente vai conseguir esse centro Tecnológico pra cidade e será um grande passo para o desenvolvimento do Turismo não só de Olímpia como do Brasil inteiro. Uma grande fábrica de fazer brinquedos.

Arantes: Quais são os planos para o futuro?

Noronha: A área que a gente adquiriu é três vezes maior que o Thermas. Nós temos do outro lado do riacho 30 alqueires de terra. Mas o Thermas dos Laranjais ainda tem muita espaço a ser utilizado. Nós estamos desenvolvendo o Projeto Thermas Social, Parque Social no outro lado, com isso vai liberar a área das quadras de tênis, das quadras polivalentes, da academia de ginástica, tudo vai pular para o outro terreno do outro lado do riacho.

 

Os projetos para o futuro próximo

— Vão ser criados um salão social, piscinas cobertas, campo de futebol, quadras de tênis de areia e polivalentes, tudo na outra área. Então vai liberar essas áreas internas do parque para que a gente possa criar e ampliar o nosso novo parque aquático.

— Dentro do Thermas temos muita área. Temos um grande projeto ainda em desenvolvimento que será a etapa logo após o lendário que é o outro brinquedo aqui do lado, um complexo de toboáguas que é maior que o Lendário. Esse seria a nossa segunda etapa agora. O desenvolvimento do projeto foi apresentado nas reuniões do conselho.

— Do lado do lendário terá outro complexo que vai ser maior do que esse outro que nós estamos fazendo e vai ocupar toda essa área aqui do lado esquerdo, na área que ocupa hoje nosso almoxarifado que já está sendo preparado para sair dali. Nosso almoxarifado vai ser lá na parte de cima com acesso exclusivo de carga e descarga na rua de trás, pela rua dos Tamoios, que evita o trânsito dentro do parque.

 

Thermas atual foi projetado
para 30 mil pessoas

— Essas previsões, essas ampliações, estão acontecendo paulatinamente. Mesmo nessa época de crise, de pandemia, nós continuamos fazendo esse trabalho e preparando o terreno para que essa mudança ocorra, para que o Thermas dos Laranjais comece a voltar para o seu caminho normal.

Arantes: Com essas ampliações e inovaçõesm para quanto vai a capacidade de receber pessoas do parque aquático?

Noronha: Desde o início, a gente projetou o Thermas dos Laranjais para 30 mil pessoas dia. O foco ainda é esse, com essas ampliações a gente vai chegar nesses 30 mil dentro do parque. Hoje a autorização nossa é para 20 mil turistas. Dentro em breve, com esses novos brinquedos, com essas novas ampliações, serão 30 mil usuários dia.

 

Dupla Benjor pode inverter para Noben

Arantes: Nós temos uma eleição chegando aí e como vai ficar a situação. Vai repetir a dupla BenJor (Benito e Jorge)?

Noronha: A eleição já vinha conversando com o senhor Benatti há oito anos. Ele é o presidente e eu vice-presidente. Foi uma proposta que ele fez pra mim que eu aceitei, para dar continuidade nos sonhos dele. Nessa próxima eleição está previsto eu sair como presidente e o senhor Benito Benatti como vice, para que a gente continue dando prosseguimento aos projetos que a gente elaborou desde o início. A eleição é em abril e acredito que agora vamos fazer o contrário, será NoBen (Noronha e Benatti).

Arantes: Qual a importância da Av. Benatti para o desenvolvimento turístico de Olímpia?

Noronha: A Avenida Benatti nada mais é que o Vale do Turismo que o senhor Benatti falou desde o início. Ela vai ser o sonho, vai ser a força da cidade e o nome do senhor Benito vai ficar marcado para sempre por causa dessa avenida. Tudo vai acontecer nela. A gente espera que tenha Thermas dos Laranjais desse lado, do outro, o Thermas que a gente fala de projetar, que vai ser um parque bastante rústico, bastante diferente e vai ser um parque bastante natural.

— E para frente nós temos todas as áreas de hotéis, uma área de infraestrutura bonita, uma área que vai trazer o turista para a cidade, não só pelo espaço, mas pela própria beleza e pelas outras atividades que a cidade vai ganhando, vai tendo.

 

Aeroporto vai ser importante para a região

— Nós temos excelentes parques hoje em Olímpia, os melhores do Brasil, tanto o Thermas dos Laranjais como o Hot Beach; agora com o Museu de Cera, com o parque dos Dinossauros, então Olímpia vai ser um atrativo, um ponto turístico do país; bacana, grande, com uma grande vantagem: nós temos um custo muito baixo perto dos locais de turismo, então vai ser um grande atrativo para a cidade.

Arantes: sobre o aeroporto?

Noronha: Ele não vai ser bom apenas para a cidade de Olímpia, para o turismo de Olímpia, mas para toda a região. A pista de Rio Preto não recebe aviões de grande porte, por causa do tamanho e aqui eles poderão aterrissar. Nós estamos muito perto de Rio Preto em termos de localização de aeroporto.

— Para Olímpia será um atrativo a mai. Você tem um leque de turismo e de pessoas que não vêm à Olímpia devido a distância do aeroporto de Rio Preto, que não gosta de dirigir. A vantagem do aeroporto em si para o turismo vai ser cem por cento, fantástica!

Arantes: Os parques aquáticos vão continuar sendo o carro chefe do turismo da cidade?

Noronha: Eu acho que o Thermas dos Laranjais foi o principal atrativo para a região. É uma cidade abençoada. Nós temos sol o ano inteiro, essa temperatura fantástica para parques aquáticos e também para parques temáticos. É uma tendência, pelo público que vem para Olímpia. Logo vamos atrair grandes empresas para implantar parques temáticos grandes aqui. Eu acho uma tendência natural isso e tem lugar para todo mundo. A nossa ideia é criar um polo de turismo.

 

A ideia é transformar Olímpia num  polo turístico

— Nós estamos conseguindo isso com o Thermas dos Laranjais e com o próprio Hot Beach e com a rede de hotéis que está sendo criada. Precisamos que surjam mais parques aquáticos e parques temáticos. Aquáticos, seria um concorrente do Thermas dos Laranjais, mas é um parceiro no turismo. A medida que o Thermas dispõe dessa outra área, para criar um parque aquático/temático que o senhor Benatti sempre pregou e nós estamos caminhando para isso e nós vamos chegar nisso, o Thermas será parque aquático e parque temático.

Finalizando a entrevista, Arantes pergunta para os dois se está confirmada a continuidade da parceria nas próximas eleições, agora com a inversão da dupla passando para NoBen, ou seja, Jorge Noronha de presidente e Benito Benatti de vice e a resposta aparece num longo sorriso e o sinal de positivo de ambos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas