18 de abril | 2013

Vacina contra gripe anunciada três dias depois do início da campanha

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a vacinação contra gripe em suas unidades, apenas três dias depois de iniciada a campanha contra a gripe, seja contra a Influenza, H1N ou mesmo contra a gripe comum. A rigor o trabalho começou na segunda-feira desta semana, dia 15, em todo o território brasileiro.

Nos últimos anos os grupos prioritários se estenderam para as gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos, este último somente com apresentação da  prescrição médica. Este ano entram também como grupo prioritário as mulheres no período até 45 dias após o parto.

A eficácia da vacina para adultos jovens é de 70 a 90%, em crianças de 77 a 91%, gestantes até 85%, além de conferir imunidade também para o bebê durante a amamentação até a 14ª semana e nas pessoas acima de 60 anos, de 26 a 77%, tendo como principal benefício a capacidade de prevenir doenças respiratórias agudas graves, pneumonias, internações e óbitos por doenças pulmonares.

A proteção conferida contra esta vacina tem duração de um ano. Ela é inativada (maior segurança na sua composição) e é trivalente (protege contra os três principais subtipos virais mais incidentes no ano anterior, inclusive o H1N1).

Esta vacina está contraindicada para as pessoas com história de reação anafilática prévia a esta vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A meta é vacinar 80% de cada grupo prioritário. Durante o período da campanha, no sábado, dia 20 de abril, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação e durante a semana no horário normal de funcionamento.

“A Secretaria Municipal de Saúde espera a participação de todos em mais esta campanha de vacina”, afirma nota publicada na quarta-feira desta semana, dia 17, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas