18 de maio | 2021

Vacinação da gripe está abaixo da meta com apenas 24% das doses aplicadas

Compartilhe:

 

ABAIXO DO NECESSÁRIO!
Até agora foram aplicadas 5.400 doses em um público alvo de 22.876 pessoas. A vacinação contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16 horas.
 

A vacinação contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Iniciada há pouco mais de um mês, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, imunizou em Olímpia 5.480 moradores dos grupos de riscos, o que representa, 24% de cobertura vacinal do público-alvo, composto por 22.876 pessoas que devem receber a dose até o fim da ação.

Segundo o painel do Ministério da Saúde, até agora, os grupos com maior adesão são os de trabalhadores da Saúde com 64,2% de imunização (954 vacinados); puérperas com 47 imunizados (55,2%); crianças de 06 meses a 6 anos com 1.856 doses aplicadas (49%) e gestantes com 224 vacinadas (43,3%). Tais públicos fazem parte da primeira etapa da campanha.

Já a segunda etapa, iniciada no dia 11 de maio, apresenta os menores índices de adesão com 24,8% dos professores da rede pública e privada vacinados (179) e 21,6% dos idosos (2.220).

Apesar da cobertura vacinal de Olímpia ser maior que a Estadual (14,3%) e a Nacional (14%), a secretaria de Saúde reforça que adesão ainda é bem menor que a meta da campanha, que visa imunizar 90% do público-alvo e, por isso, os moradores inseridos nos grupos prioritários devem procurar os postos de vacinação.

A vacinação contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16 horas. Os idosos podem procurar ainda o CRI – Centro de Referência do Idoso. Já as UBS Valter Stuk (Cohab IV) e Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II) estão destinadas exclusivamente à imunização de gestantes e crianças, no mesmo horário de atendimento.

Para receber a dose, o morador deve apresentar a carteirinha de vacinação e documento com foto. Já os professores devem também levar um comprovante de exercício da profissão, como o holerite, para poderem se vacinar. Cabe ressaltar ainda que pessoas que tomaram a primeira ou segunda dose do imunizante contra a Covid devem aguardar um período de 14 dias para se vacinar contra a gripe, dando prioridade à vacinação contra a Covid.

De acordo com o calendário nacional da campanha, a partir do dia 9 de junho, será iniciada a terceira etapa que contemplará pessoas com Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema Prisional e População privada de Liberdade e adolescentes e jovens (12 a 21 anos), sob medidas socioeducativas.

Em caso de dúvidas, o morador integrante do público-alvo pode entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas