14 de abril | 2013

Vice afirma que investigação “arranha” imagem da cidade

Compartilhe:

O vice-prefeito de Olímpia e secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Gustavo Pimenta, afirmou nesta semana que a investigação do GAECO (Grupo de Apoio Especializado de Combate ao Crime Organizado), de São José do Rio Preto, que fechou a Prefeitura Municipal na manhã da terça-feira desta semana, dia 9, é uma situação que arranha a imagem da cidade.

A afirmação foi durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio local, quando comentava a questão e o fato de, a partir da próxima segunda-feira, dia 15, passar a ser o prefeito interino em razão de férias do prefeito Eugênio José Zuliani.

Ao ser questionado se não seria uma situação no mínimo constrangedora, que arranharia a imagem de Olímpia, ele respondeu: “Sim. Arranha a imagem de todo mundo”.

Pimenta foi o único do comando da administração que se manifestou de forma pública direta. O prefeito preferiu apenas se manifestar através de sua página na rede social Facebook, na quarta-feira, dia 10: “foi um dia triste”.

Mas o procurador jurídico da Prefeitura Municipal, Edilson César De Nadai (foto), que acompanhou a ação do promotor público Wellington Velloso, do Ministério Público de Sorocaba, confirmou no início da tarde da terça-feira, em entrevista coletiva, que o município mantém contratos com as empresas que estão sendo investigadas pelo GAECO.

Consta que o trabalho na Prefeitura Municipal de Olímpia durou das sete horas às 12 e que foram levados três computadores um de cada setor: licitação, financeiro e contabilidade. A previsão, segundo o advogado, é de devolução em aproximadamente 48 horas.

O GAECO apura eventual desvio de recursos públicos de aproximadamente R$ 1 bilhão, através de eventuais fraudes em processos de licitação. Também são investigados pagamentos de propina, empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, sonegação e enriquecimento ilícito.

SITUAÇÃO TRANQUILA

Entretanto, o procurador analisa a situação com tranquilidade. “O que aconteceu aqui na verdade foi uma operação de rotina para o GAECO e não para nós”, comentou logo no início de sua manifestação.

“Na verdade é que nós fomos abordados pela manhã de hoje para ele (promotor) conseguir fazer a apreensão de alguns documentos para serem investigados na sede do GAECO, dentre os quais alguns computadores, algumas licitações, algumas notas de empenho, notas fiscais e pagamentos que foram efetuados para essas empresas”, contou.

Porém, o advogado garante que não haveria problemas com relação às licitações para a contratação dessas empresas que estão sendo investigadas: “As nossas licitações estão totalmente de acordo, nós temos já as nossas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara Municipal de Olímpia, referentes aos anos de 2009 e 2010. E na semana passada nós recebemos o parecer favorável do Tribunal de Contas das contas de 2011, que ainda vão ser referendadas pela Câmara Municipal”.

Mas também confirma a fiscalização dos documentos: “Mas ele (promotor) veio aqui angariar documentos para verificar a lisura das licitações que foram feitas com essas empresas”. Mas reforça que as mesmas estariam aprovadas pelo Tribunal de Contas e que isso é um fator de tranquilidade: “A Prefeitura de Olímpia está totalmente isenta de qualquer investigação nesse sentido”.

Diz o advogado que essas empresas investigadas atuam em Olímpia, por exemplo, no caso da Demop Participações Ltda, em obras de asfalto e da Multiam­biental no caso da coleta do lixo.

Mas o advogado garante que não há preocupação: “Tanto é que assim que fui chamado a comparecer à Prefeitura, eu e a equipe fornecemos toda a documentação que o promotor pediu e ainda auxiliamos no transporte dessa documentação. Sugerimos algumas outras mesmo porque com as licitações o prefeito tem um cuidado muito especial. Sempre que há algum tipo de dúvida ele manda para o Ministério Público local. Quer dizer, estavam dentro de análise do Ministério Público local, então, a situação é absolutamente tranquila para a Prefeitura de Olímpia”.

E acrescentou: “Enfrentaremos a situação com tranquilidade, entendemos que é o trabalho do promotor, do GAECO, como eles também entendem o nosso trabalho. Por uma fatalidade, se assim pode-se dizer, essas empresas prestam serviço para Olímpia, mas são serviços de ótima qualidade”.

Ainda sobre a lisura das licitações disse: “Essas licitações foram muito bem dirigidas. A gente tomou todos os cuidados necessários, tanto no aspecto legal, quando no aspecto formal. As obras foram efetivamente realizadas no município, não há que se falar em qualquer outro tipo de colocação. Então, realmente a Prefeitura está totalmente amparada e tranquila. Vamos enfrentar a situação com tranquilidade. Obviamente se formos instados a falar em juízo vamos responder tranquilamente”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas