13 de outubro | 2018

A mentira vencendo a esperança e instituindo a violência e o medo

Compartilhe:

“Democracia representativa é aquela que representa a maioria dos seus cidadãos. Portanto, por piores que sejam as previsões, por mais preocupações que possam despertar naqueles que tiveram acesso ao conhecimento, por mais ameaçadora que seja, por mais que tenha sido baseada em fatos irreais e em mentiras deslavadas, os chamados “Fake News”, a eleição é o único método de se aferir qual a vontade popular e tem que ser respeitada, mesmo que tenha como resultado situações que nos remetam a um passado sangrento. Este é o caminho para acharmos um tipo de democracia que mais se adapte a nossa situação. Temos que ter consciência disso. Não é possível querer impor a concepção de alguns mais esclarecidos, pois estes não representam a maioria da população, mesmo que tenhamos que reviver situação semelhante a ocorrida na Alemanha nazista. O aprendizado pode ser através do diálogo ou através da repreensão e da violência. A educação já experimentou várias concepções e métodos. Mas, como a ciência, pode também provir da experimentação. Não dá para educar 200 milhões de alfabetizados funcionais com a velocidade necessária que o atual momento exige. Talvez, da desgraça comum possa sobrevir a capacidade generalizada da reflexão crítica, do saber separar o joio do trigo. Temos que achar uma concepção que represente a maioria, mesmo que esta venha a ser uma ‘Idiocracia’, ou seja, uma democracia de idiotas”.

Mestre Baba Zen Aranes.

GENTE, …

… é assustador para quem já viveu próximo dos que sofreram nos tempos da ditadura, ou mesmo para quem leu um pouco de história, principalmente pelos momentos de exceção em que muitos foram mortos para se chegar ao aprendizado de que a violência só gera violência e que o diálogo sempre é a solução mais viável para a resolução dos problemas e a democracia a única forma de governo capaz de despir o obscurantismo.

NÃO BASTASSE …

… os sintomas de ódio que grassam pelas redes e mesmo no dia a dia entre as pessoas, está imperando um ambiente irreal cons­truído por mentiras desla­vadas que são defendidas como se verdades fossem.

ATÉ GRUPOS …

… de famílias no Whatsapp se desintegrando em razão de uma disputa que não leva em conta argumentos lógicos ou concretos, mas apenas mentiras e fake news, razões construídas através de frases feitas ou imagens manipuladas que entraram no inconsciente das pessoas, tornando-as verdadeiros soldados de uma guerra que, de todas as formas, só terá um perdedor: o próprio povo que é utilizado como massa de manobra por pessoas vis, destemperadas e que almejam chegar ao poder à todo custo para poder descontar seus recalques e traumas sobre os seus dominados.

PESSOAS QUE …

… se amavam, amigos que se encontravam, hoje estão se evitando por não tolerarem a construção da visão sobre o atual momento do outro. Ambos, no entanto, vivem como se o mundo fosse o universo das redes sociais, se transformando em verdadeiros instrumentos de construção de verdades absolutas, dogmas a serem seguidos e cultuados por todos.

E NESSE BALAIO …

… de gatos, se vê pessoas sabidamente defensoras de dogmas de exceção, se mostrando verdadeiros paladinos defensores da igualdade e não da implantação de regimes ditatoriais que nunca conseguiram ser honestos e nem promoveram a justiça social. Postam-se frontalmente contra a corrupção, como se todos fossem santos, se ninguém fosse, quando todos somos, mesmo que em menor ou maior intensidade. Não existe meio corrupto. É uma questão cultural. Uma cultura que nos leva a acreditar que o certo é levar vantagem sobre tudo e sobre todos e que o contrário é ser idiota e uma educação que nos prepara para o trabalho repetitivo, para sermos apenas robôs.

AÍ CONFUNDEM, …

… conceitos, misturam dados históricos, teorias políticas e, através da confusão na cabeça dos iletrados conseguem manipular o inconsciente coletivo para um futuro fantasioso, quando na verdade almejam algo totalmente oposto do que apregoam.

E DENTRO DESTE …

… sistema corruptor de ideias, existem robots (computadores com inteligência artificial) preparados para a construção destes conceitos e até propagadores de fake news, por absoluta ignorância do mal que estão fazendo pra eles mesmos e os que conseguem enxergar que estão perpetuando mentiras deslavadas, mas o que importa é ferrar o adversário.

NA VERDADE, …

… no Brasil atual não existe mais esquerda ou direita, ou ideologias políticas diversas, assim como não existe diversidade de ideias, o que predomina no momento é votar ou a favor ou contra o PT. Não importa no que ou em que. Os bilhões de dólares gastos pelo PSBB e seus aliados do MDB e do grande capital internacional, após a eleição de 2014, para construir esta ideia de ódio criou um clima em que não importam as propostas, os compromissos, as pessoas, o que importa é se você é vermelho ou não. Ou a favor ou contra.

E AÍ, AO INVÉS, …

… dos questionamentos lógicos que deveriam ser objeto de reflexão entre aqueles que vão escolher os que vão dirigir o futuro de todos, o que se vê são argumentos até sobre a sexualidade das pessoas e outras banalidades, e um monte de coisas que pouco importam ou pouco vão influenciar na capacidade administrativa de quem se está elegendo para comandar o destino de todos.

ATÉ PROFESSOR …

… de faculdade tenta confundir ideias de seus alunos colocando como se fossem únicos e existentes em nosso país o fascismo, o nazismo e o comunismo, só pra se citar um exemplo de apelo ilógico.

NESTE PONTO …

… abrindo um hiato, peço vênia para apenas copiar e colar o que está escrito no dicionário Houaiss eletrônico.

FASCISMO 1. movimento político e filosófico ou regime (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922), que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador. 1.1 Derivação: por extensão de sentido. Tendência para ou o exercício de forte controle autocrático ou ditatorial.

NAZISMO doutrina e partido do movimento nacional-socialista alemão fundado e liderado por Adolph Hitler (1889-1945); hitlerismo, nacional-socialismo. É a ideologia associada ao Partido Nazista, ao Estado nazista, bem como a outros grupos de extrema-direita. Normalmente caracterizado como uma forma de fascismo que incorpora o racismo científico e o antisse­mitismo, o nazismo se desenvolveu a partir das influências de ideias panger­mânicas, do movimento nacionalista alemão Völkisch e de grupos paramilitares anticomunistas chamados Freikorps, que surgiram durante a República de Weimar após a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. O termo “nacional-socialismo” surgiu a partir da tentativa de redefinição nacionalista do conceito de “socialismo”, para criar uma alternativa tanto ao socialismo inter­nacionalista marxista quanto ao capitalismo de livre mercado. A ideologia rejeitava o conceito de luta de classes, assim como defendia a propriedade privada e as empresas de alemães.

COMUNISMO doutrina econômica e sociopolítica, de cunho revolucionário, elaborada pelos teóricos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), que prevê a superação do capitalismo por meio da luta de classes, o fim da propriedade privada dos meios de produção, a instauração de um regime de partido único e, num último estágio, a supressão do Estado e o estabelecimento de uma sociedade sem classes.

A PERGUNTINHA …

… que fica é uma só: como é que alguém vai acabar com situações que não existem atualmente no país. Será que não seria o contrário?

É COMPLICADO …

… mas assustador. Não dá para prever consequências do ato de um povo que vai escolher seus governantes baseados em mentiras e falsidades e nem qual será seu próprio futuro, já que o vício de se viver num mundo irreal e virtual é por demais inimaginável.

José Salamargo – Já percebendo que o clima de ódio transcendeu as redes sociais e já está sendo visto no convívio diário. Mesmo que veladamente já se vê ameaças grassando pelos locais de trabalho e pelas ruas. Salve-se quem puder!

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas