20 de novembro | 2016

Cabral descobriu um País que não respeita seus Garotinhos

Compartilhe:

SE QUISER OUVIR A COLUNA, CLIQUE AQUI E OUÇA!

E MAIS UM …

… ano está chegando ao final. Passou rápido demais. Ficamos também mais velhos, com mais sabedoria. Será? Dizem que sim, mas não atesto não.

NO ENTANTO, …

… esta semana, com feriado no meio da semana e tudo, passou com escândalos praticamente todo dia em rede nacional.

DEPOIS QUE …

… nosso grande presidente biônico, um constitucionalista, tentou desprestigiar, reduzir a pó de traque milhares de estudantes secundaristas que chegaram a ocupar mais de 1000 escolas em todo o Brasil e conseguir provocar a ira cada vez maior dos intelectuais da educação, dos órgãos ligados à área e de um montão de gente, a coisa foi parar no Rio de Janeiro.

ANTES …

… de navegar nas praias cariocas, vamos só dar mais um “pitaco” no assunto da educação: vocês viram em algum lugar do mundo, nos últimos cem anos, estudantes de todo o país, em sua maioria esmagadora adolescentes, ocuparem mais de 1000 escolas em protesto contra medidas impostas ditatorialmente (goela abaixo) por um governo?

ESTE …

… colunista não se recorda de nada parecido. E o nosso querido e insofismável presidente, ao invés de contornar, tenta menosprezar, tenta rebaixar a molecada. É colocar lenha na fogueira.

MAS …

… enquanto aqui em Olímpia os turistas de todo o Brasil se deliciavam com as maravilhas do quinto parque aquático mais visitado do mundo, em Brasília, pasmem os senhores, um grupo de senhores sabe-se lá de onde, invadiu a Câmara Federal para pedir a volta da ditadura militar.

“GENTEM”, …

… este pessoal deve ser do interior, ou de locais onde os tentáculos dos assassinos ditadores e castradores da era de chumbo não conseguiam atingir.

AQUI EM …

… Olímpia também, sempre tem alguém alegando que naqueles tempos de sangue a coisa era melhor. É porque também não chegava aqui.

TEM MUITO …

… olimpiense que entrou na borracha em São Paulo, por exemplo, na luta pela liberdade de expressão, pela própria liberdade, pelo povo no poder. E muitos, mas muitos mesmo, de todos os cantos do Brasil foram mortos e suas famílias ainda nem sabem onde estão enterrados.

EU NÃO …

… estava lá. Nunca apanhei desta escória mal formada. Mas esta Folha e este jornalista foram forjados naquela época. A Folha começou a ser editada em 80 e este jornalista começou sua carreira em 1976.

COM CERTEZA, …

… ditadura nunca mais … Temos que encontrar um caminho alternativo que nos leve àquilo que a Democracia prega, mas não dá (a justiça e o estado de bem estar social), assim como nenhum outro sistema que tenha sido implantado até agora em todo o mundo.

ENQUENTO ISSO 2, …

… aqui a polêmica se instaurava, primeiro com a aplicação desenfreada de multas de trânsito e, ao depois, em razão de multas também aplicadas em comerciantes, principalmente da periferia, em razão de horário e outras cositas mais.

NA INTERNET …

… e na Câmara a coisa bombou.

ENQUANTO …

… isso 3, no Rio de Janeiro, os servidores estaduais foram pra frente da assembleia daquele Estado para protestar contra um monte de medidas que o governador Pezão queria impor goela abaixo destes trabalhadores para sanar as contas da máquina estadual.

EMBORA …

… no meio dos manifestantes, estivesse um grande número de policiais e bombeiros (um até deixou o serviço na hora e foi para o lado dos colegas que não estavam em serviço e protestando) foi uma verdadeira cena de guerra, com bombas de efeito moral, uso de gás lacrimogêneo e os petrechos normais que a guarda dos ditadores está autorizada a usar contra o povo descontente.

O ESPETÁCULO …

… foi destaque do noticiário no mundo inteiro e transmitido ao vivo pela Globo News, que agora começa a enxergar o que não via antes: que a mudança tem que ser mais radical e que os gatunos estão enfurnados em todos os cantos da politicagem nacional.

MAS, …

… até então ninguém estava comentando profundamente sobre a real situação que atravessa o Rio de Janeiro e todo o Brasil e o porque de tanta revolta e de não se aceitar passivamente as mudanças que os ditadores de plantão querem impor goela abaixo da população.

MAS ESTA …

… acabou sendo desnudada como um bomba. Prenderam o ex-governador Garotinho num dia e no outro o outro ex, o Cabral.

AÍ CABRAL …

… descobriu (desnudou) o Brasil onde um garotinho pode ser muito mais do que um simples trombadinha. Se bem, que segundo o grande Oscarius Juristicus Pradarius, no rio até garotinho está roubando, desde Cabral.

O ESPETÁCULO …

… no entanto, foi mais degradante e assustador do que o da assembleia. Ver Garotinho sendo levado na marra para o presídio e Cabral com o cabelo cortado como presidiário, causou um cataclisma de incredulidade.

NINGUÉM …

… acreditava que tanta roupa suja poderia estar sendo lavada. E foram os próprios representantes do Ministério Público que acabaram ditando o novo tema que havia ficado esquecido.

A BANDALHEIRA …

… estava em todo lugar. Não adianta achar que mudando alguns a coisa vai endireitar. É preciso um choque de moralidade e entender que a população não é mais tão desinformada como antigamente. Hoje, já consegue entender que não pode aceitar mudanças bruscas como a que estão querendo impor na aposentadoria, sem explicar o que foi feito com o dinheiro da previdência, que também foi desviado ou surrupiado.

O PRÓPRIO …

… caso do Rio de Janeiro, serviu de base pra este vislumbrar de alguns jornalistas da Globo News de que não dá para o povo ficar pagando a conta, quando quem ocasionou toda esta situação foram apenas alguns ladrões de gravata.

E FOI UM …

… procurador que acabou enfatizando o drama, decretando que a situação que o Rio de Janeiro e todo o Brasil está vivendo é em razão da corrupção, da má administração e por culpa destes bandidos que tomaram o país de assalto. Não dá para o povo pagar mais os aviões, os carros blindados, os presentes caríssimos para as esposas, amantes e namoradas (os), o verdadeiro luxo destes ladrões de gravata.

É PRECISO …

… mudar e muito. Passar este país a limpo. Senão não haverá clima para nenhuma mudança, para nenhuma melhora.

E SÓ PARA …

… refletir quando estiver lendo este amontoado de letras e palavras: Já pararam para perceber que até aqui em Olímpia já tem vereador preso acusado de corrupção? Tem cidades que estão prendendo políticos que levaram polpudas comissões para autorizarem grandes empreendimentos …

José Salamargo, esperando que tudo chegue a um ponto de equilíbrio e que aqueles que têm o botão da violência na ponta dos dedos não deixem rolar sangue até que se chegue a um denominador comum.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas