19 de maio | 2013

Chega de ditadores! Os incomodados que se mudem, ou que se lasquem!

Compartilhe:

GENTE, …

… como é duro entender este bicho chamado gente. Principalmente quando o bicho homem ganha um pouquinho de poder. Aí, parece que ao invés de agir com a razão dos sábios, passa a agir com o mero instinto de preservação do cargo.

OU SEJA, …

… passa a deixar de lado tudo quanto é tipo de conceito moral e passa a fazer tudo para se manter no poder. Passa a ter como lema apenas aquele que é um dos principais lemas extraídos do verdadeiro tratado escrito pelo grande filósofo florentino Niccolò di Bernar­do dei Machiavelli, “O Príncipe”, que diz que “os fins justificam os meios”. Traduzindo: tudo pode ser feito para se manter no poder.

ESTE PRINCÍPIO …

… unido à famosa frase publicitária que também virou lema (é preciso levar vantagem em tudo) torna a nossa sociedade muito mais vil e nossos governantes muito mais próximos de uma razão que estimule instintos e emoções negativas do que de uma consciência emocional voltada para o bem estar social.

NA VERDADE, …

… embora grande parte dos nossos atuais políticos não tenha vivido naquela época e nem tenha tomado conhecimento de que ela ocorreu, parece que a maioria vive para transformar a democracia em uma ditadura regionalizada, com seus reizinhos achando que podem tudo, mas não percebem que o que acabam fazendo é meramente ferrando tudo, inclusiva suas próprias carreiras.

MAS, O ASSUNTO…

… que bombou esta semana foi a reprovação das contas pelo TCE das mesmas licitações de asfalto realizadas em 2010 e 2011 que o prefeito usava como defesa que tinham sido aprovadas e cujas investigações tinham sido arquivadas pelo Ministério Público.

O PIOR FOI …

… a sua versão dada ao Diário da Região que deixou passar uma impressão de que pode ter havido algo irregular, mas que não teve culpa.

A SITUAÇÃO …

… parece que sofreu uma “ligeira” mudança diante das respostas iniciais de que tudo estava perfeito e dentro da mais pura legalidade, inclusive com tudo devidamente aprovado pelo Tribunal de Contas. Agora vem a reprovação do Tribunal e joga por água abaixo tais assertivas.

AÍ É SÓ IR …

… ler os motivos que levaram o Conselho Superior do Ministério Público a confirmar o arquivamento da investigação deste mesmo caso: Por ter sido anônima, por um elemento que afirmava ser ex funcionário da De­mop e que sabia que teria havido coisa errada na licitação.

MAS O PIOR …

… de tudo é que o Tribunal acabou por divulgar o nome das empresas que participaram da licitação e se confirmou que as duas fazem parte da “Máfia do Asfalto”: Demop e Scamvias.

AS DUAS …

… pertencendo à “Máfia” e participando da mesma licitação, que para ter legitimidade tem que existir a concorrência. Só as duas. O que você imagina? É indício forte de que algo errado pode ter havido e que precisa ser investigado e não arquivado.

SÓ FALTA O …

… o Ministério Público local ter sido obrigado a voltar a investigar o fato que alegou que não tinha problema, pois já investigava todas as licitações que tivessem algum apontamento do TCE.

A VERDADE É …

… que ninguém pode afirmar que alguém tenha alguma prova do envolvimento do prefeito Eugênio José com a “Máfia do Asfalto”, mas nem ele mesmo já está garantindo que não tenha havido nada de errado nas licitações, não na sua parte formal, mas, pior ainda, na possibilidade de fraude entre empresas para ganhar licitação ou até pegar a obra por valores maiores.

E A PROVA …

… está na participação das duas empresas do mesmo grupo na mesma licitação. Ou seja, se as empresas são do mesmo grupo, com certeza o mesmo grupo vai ganhar a concorrência e pelo preço que ajustarem entre si. Deu pra entender? É esperar para ver…

MAS, SEM …

… terminar e já quase terminando, outro tema que não ganhou grande repercussão mas que merece ser analisado foi o surto de ditador que teve o atual presidente da Câmara local que é a pior de todos os tempos, a mais carim­ba­dora dos desejos do prefeito, pois com raras exceções só tem seguidores do nosso imperador Eugênio.

NÃO SE SABE …

… endereçado a quem, o lugar tenente do império na Casa da Aurora, parecendo estar vivendo na Síria, ou na Coreia do Norte, simplesmente usou o palanque que é Câmara para deitar falação em cima não se sabe de quem, utilizando velhos, batidos e comba­li­dos jargões dos tempos da ditadura, ao que parece, ou para aparecer na mídia, ou para tentar desviar a atenção para o atual momento ruim que atravessa seu imperador com as notícias sobre a “Máfia do Asfalto”.

SE ERA ISSO…

… não surtiu efeito. Ao contrário, apenas mostrou que não está preparado para a democracia. Não está preparado para o debate político e seu discurso histérico (no sentido n.º 2 do Houaiss) demonstrado por suas palavras mostraram mais um jovem adolescente sem noção de seu papel na sociedade, do que o lugar tenente do imperador naquele que deveria ser o principal poder democrático no município.

LAMENTÁVEL …

… o sujeito chegar a um discurso de baixo nível, próprio daqueles que não têm um mínimo de cultura ou conhecimento, nem mesmo controle emocional.

MAS O PIOR …

… de tudo é reprisar velhos chavões da ditadura, se arvorando de “proprietário” de toda uma cidade e mandar que os que não estiverem contentes com o governo de seu chefe deixem a cidade.

COMO CIDADÃO …

… nascido, criado, engordado e “elefarantado” nesta terra de São João, sem ser dono deste chão, só tenho a dizer, em nome de meus concidadãos, que na verdade tem um outro ditado popular e apenas menos ditatorial que diz que os incomodados que se mudem. Portanto, caro presidente de um legis­lativo que vive a atender os desejos de seu imperador, se Vossa Senhoria não tem afeição ao debate, à crítica, ou mesmo não suporta que ninguém pense diferente de seu chefe, que se mude então para regiões do planeta onde existam pessoas que pensem da mesma maneira. Como sugestão, vai a dica: por que não a Coreia do Norte? Hein? Hein? Hein?

MAS, SE …

… não for este o desejo, procure um professor e peça pra ele explicar direito como funciona o sistema político em que Vossa Senhoria vive, a chamada democracia, ou mesmo relembre suas lições de direito e procure entender que os seus direitos terminam onde começam os das outras pessoas e … seja feliz …

José Salamargo … seguindo sua linha do tempo, tentando a­pro­veitar todos os segundos desesperadamente para conseguir lutar cada vez mais intensamente na construção de um futuro melhor para os que estão engatinhando ou que ainda virão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas