29 de dezembro | 2019

Em 2020 vamos apenas esperar, acreditar na esperança cristã ou lutar para que o que se espera venha acontecer?

Compartilhe:

“Quem espera nunca alcança, eis que esperança não é apenas esperar, mas também lutar para que as coisas aconteçam, para que se encontre o que se busca, para que a felicidade se concretize”.
Mestre Baba Zen Aranes.

MUITO PRÓPRIO …

… desta época do ano e mesmo durante o próprio, se ouvir a palavra esperança, ou que é preciso ter esperança.

QUANDO CHAMAMOS …

… nossa mente para lembrar frases a respeito, as duas principais e imediatas que surgem são: “A esperança é a última que morre”; “brasileiro, profissão esperança”.

CLARO, …

… existem dezenas, talvez centenas ou milhares de outras que se encaixariam como uma luva na definição inicial.

MAS, E VOCÊ, …

… tem esperança? Quais as frases que vieram na sua cabeça?

COMO BASE …

… inicial de qualquer reflexão que se preze, necessário se faz que a gente primeiro tente buscar os significados da palavra. De onde vem, de onde surgiu e seus significados, para que se possa responder o questionamento se temos ou não esperança.

A BASE DE …

… de tudo, seria a formação, o surgimento desta palavra tão usada ontem, hoje e sempre.

NUMA SIMPLES …

… pesquisa pela in­ter­net, claro, buscando sites confiáveis e comparando as definições, as que mais são repetidas, portanto, interpretação de maioria, é que a palavra “esperança” vem do latim “spes”, cujo significado é “confiança em algo positivo”.

E ESTE É …

… um dos sentidos que a palavra carrega em português, isto porque a palavra esperança, talvez devido ao caráter patrimonialista que a cultura lusitana e brasileira têm, também carrega outro sentido – que é provavelmente o mais usado pelas pessoas, ou seja, apenas esperar.

SEGUNDO OS …

… dicionários, as duas principais definições são justamente a que traz a expectativa otimista da realização daquilo que se almeja e a outra de simples espera passiva de que algo venha ocorrer.

OU SEJA, …

… numa das acepções tem a ver com otimismo e na outra com inércia, imobilidade.

MAS, …

… para alguns estudiosos, a formação da palavra teria por base o “spes” que teria o sentido otimista e não de “espectare”, também do latim, mas mais próximo do “esperar”, passivo, vazio.

O SENTIDO …

… mais popular e portanto que talvez seja o mais usado é o de que seja uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Ou seja, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.

ALGUNS

EXEMPLOS …

… de esperanças incluem ter esperança de ficar rico, ter esperança de que alguém se cure de uma doença, ou ter esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíprocos.

NO SENTIDO …

… religioso é também uma das 3 virtudes teolo­gais (relativo à teologia) do Cristianismo. Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo.

POIS BEM, …

… traduzindo em miúdos ou em graúdos, dá para se chegar a uma interpretação de tudo isso. A de que a maioria esmagadora vive a esperança como uma crença mesmo, ou seja, como se algo ou alguém fosse surgir no horizonte para realizar os seus sonhos, transformá-los em realidade.

E ESTA

EXPECTATIVA …

… amenizaria as amarguras da vida, as tristezas provocadas pela interpretação da realidade sempre asfixiante e subjugadora para a maioria que não tem direito nem a estabelecer uma simples reflexão de fim de ano como esta.

MAS, TAMBÉM, …

… e a mais triste de todas é a constatação de que a grande maioria vive a esperança passiva. Simplesmente aguarda que um super-homem venha lhe restituir a glória, a esperança de apenas esperar e não contribuir para que o seu sonho se transforme em realidade.

E O QUE É …

… pior, é que é justamente através desta esperança que surgem, como irão surgir, no próximo ano, aqueles que venderão a esperança de dias melhores para a maioria, mas continuarão a não dar pra eles o alimento que os faça distinguir a esperança de apenas esperar e aquela que vem de esperançar, ou sonhar e trabalhar para que o sonho vire realidade.

José Salamargo – chegando ao final de mais um ano com a triste constatação de que continuamos caminhando muito lentamente do nada para o lugar nenhum. E não conseguindo enxergar diferente do que o intempestivo filósofo quase contemporâneo, Friedrich Wilhelm Nietzsche:
– “A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.”
Mas, também, com certeza, como a maioria, ainda tendo esperança que tudo pode mudar, pois, é claro na mente do colunista, o acreditar em outro pensamento do filósofo alemão:
– “Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”

“Frohes neues Jahr” para todos os leitores.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas