10 de novembro | 2013

O Murilo que ESTEVE com o Geninho, deixou de estar, voltou a estar

Compartilhe:

Willian Antonio Zanolli

Na semana passada a mídia local divulgou matéria dando conta de que o defensor ferrenho de Eugênio José, nas redes sociais, Murilo Esteves, que imagino não conhecer, havia rompido com o gurú.

Escrevi um artigo sobre o fato e publiquei neste jornal por achar super interessante que um defensor do governo Genial houvesse percebido que a Saúde local está caindo pelas tabelas.

O artigo, na minha opinião, era singelo, não continha nenhuma agressão ao moço, só mostrava seu rompimento com Eugênio José, divulgado no Facebook, por Murilo Esteves e repercutido por jornais locais.

Não reproduzi o post de Este­ves, no artigo publicado em função da linguagem chula e da forma agressiva como se dirigiu ao primeiro mandatário.

Faço agora a publicação para que o leitor saiba dos fatos de forma isenta, para que compreenda o ocorrido.

E, a seguir publicaremos ameaça do Sr. Esteves aos jornalistas locais, e a este pobre mortal, no mesmo Facebook que Esteves desabafou contra Geninho.

Na sua manifestação está contida “aquilo” que ele entende como necessidade de retratação, ao final comentaremos de forma breve o ocorrido.

Se publicamos, esclarecemos que não é por temor as ameaças de Esteves, mas por amor ao debate e a democracia, e para que o leitor possa observar como se manifestam algumas pessoas na tentativa de correção de seus equívocos.

Primeiro a matéria publicada e o post fino e educado de Esteves.

Munícipe desabafa no Facebook

Revoltado com a falta de médico e o descaso com a saúde publica de Olímpia um morador da cidade ao precisar dos serviços de ambulância SAMU e da UPA disparou fortes criticas ao chefe do executivo com palavras de baixo calão e tudo mais como no post abaixo.

Não é de hoje que a saúde de Olímpia esta doente, como em várias entrevistas e programas a Difusora vem relatando o descaso com o serviço de saúde onde já foram várias mortes com muitas reclamações de descaso e uma das mais polemicas foi o óbito do garoto que torceu o pé e passou várias vezes na UPA e infelizmente veio a óbito esse foi o estopim da manifestação dos moradores do Santa Ifigênia, que após queimar pneus e mostrarem sua indignação foram atendidos pelo prefeito que propôs encontros mensais com aqueles moradores para falar de saúde, mas após 30 dias o que se vê é que nenhum tipo de atitude em relação a saúde publica tenha sido tomada para que a população fique mais tranqüila. E as críticas continuam e o serviço não melhora e no caso dessa postagem do facebook a pessoa se diz até companheira do prefeito, mas que não suporta mais esse descaso e desabou suas criticas na página da rede social facebook. E pelo post da pra perceber que o secretário de arrecadação e a secretária de saúde teoricamente estariam cientes do comentário.

A seguir a mensagem também fina e educada que o ameaçador Murilo Esteves postou no meu Face­book a título de solicitar retratação, e aquilo, repetimos, que ele parece considerar como retratação, ao final, repetimos de novo, comentaremos. Os erros ortográficos foram mantidos por se tratar de manifestação pública do Sr. Esteves.

Murilo Esteves

Willian Antonio Zanolli

2 de novembro às 11:43 ·

EU DEI ALGUMA ENTREVISTO PRO SENHOR SAIR COLOCANDO COISA EM MEU NOME POR AÍ? EU FALEI Q NÃO SOU MAIS GENINHO, APESAR DE TER MUITA COISA ERRADO EU CONTINUO VOTANDO NELE, PQ AS COISAS Q ELE FEZ VCS NÃO VÊ NÉ? MAIS UM DE IMPRENSA SUJA DE OLÍMPIA, PQ NÃO LIGAM PERGUNTANDO INVES DE PUBLICAR INVER­DADES EM MEU NOME?

Nunca imaginei, por pura inocência minha mesmo, que o veículos de comunicação eram tão baixos por causa de divergência política, postando em facebook e publicando em jornal um post meu criticando de forma errada e precipitada o SAMU, inclusive sem ao menos apagar os palavrões, foram muito sujos usando meu nome por serem contra o prefeito Geninho. Vou usar o mesmo meio para corrigir meu erro (que foi corrigido menos de 30 min. depois, quando apaguei o post, mas já era tarde, os aproveitadores já tinham “printado a tela”) e explicar o que houve. Do mesmo jeito que eles postaram no face e publicaram em jornal, gostaria que se forem realmente pessoas que não querem prejudicar ninguém, publiquem e postem uma retratação.

Por um desencontro de informações eu achei que teria demorado para o SAMU chegar, mas na verdade ele foi chamado um tempo depois que me disseram que iam chamar, a ambulância não demorou 20 min. para chegar. 

Em momento algum eu critiquei a UPA, ao contrário do que sempre é criticado eu tenho que fazer elogios, pelo menos foi o que me disseram quando em 2 vezes meu avô e em 1 vez minha mãe precisaram de atendimento, sempre foram muito bem atendidos. Eu apaguei o post porque vi que cometi um erro, e não por pressão de ninguém, como querem imaginar os veículos de imprensa envolvidos.

Quando tiver que criticar eu o farei, porque não tenho rabo preso com ninguém, e quando tiver que elogiar também vou elogiar, não tenho ligação política e nem pendo pra A nem B, ninguém nega que a saúde em geral no País inteiro é uma vergonha, mas daí a usar meu nome para desqualificar qualquer pessoa já é demais.

Todos sabem que estes veículos de comunicação que me usaram estão aí exclusivamente para falar mal da prefeitura, pois só publicam coisas contra, quando tem algo bom não publicam.

Espero que da mesma forma postem (Rádio Difusora AM de Olímpia e Planeta News), como publique no jornal (Jornal Planeta) isso aqui, assim como fizeram quando eu critiquei, de forma equivoca o SAMU. Por em quanto peço por aqui, se não o fizerem farei o pedido de forma judicial.

Isso me deu uma lição, não usar o facebook com a cabeça quente e não escrever sem pensar, pois exite muita gente com má intenção e suja querendo prejudicar pessoas por aí. — com Geninho Zulianie Geninho Zuliani Outro.

 

Senhor Murilo Esteves, antes de tentar passar aulas de jornalismo ou de ética, busque informações acerca destes temas complexos para poder discuti-los com propriedade e linguagem adequada.

Senhor Murilo Esteves, além de não retirar uma linha do meu artigo, reafirmo ele na íntegra e acrescento o seguinte:

Não tenho do que me retratar até porque quem publicou no Facebook o desabafo extremamente deselegante foi o senhor, eu apenas comentei, e polidamente, o que é função de jornalista, visto que se tornou público.

Aprenda a lidar com o Face­book e com as palavras, visto que, primeiro, torna público universalmente o que o senhor publica e, segundo, as palavras podem comprovar alto grau de agres­sividade, de ofensa, de calúnia, de difamação.

No caso em tela, a título de se retratar com o Senhor Eugênio José, pinçou palavras contra os jornalistas que dentro do conceito de civilidade repetem as falhas cometidas nos excessos encaminhados contra o prefeito Eugênio.

Encaminhou para minha página de Facebook um texto carregado de grosserias que não combina com alguém disposto a pedir retratação, a menos, que considerando o vocabulário exposto por vossa senhoria, tenha pedido o direito de retratação e exercido o direito inexistente no Direito, de detrata­ção, derivado de detra­tar, que significa denegrir, destruir a beleza, constranger alguém com palavras ou gestos.

No mais, fique a vontade para buscar seus direitos, se entender que os tem, o fato de ter publicado sua retratação/detratação, não inviabiliza isto.

A publicação se deu apenas por conta do espírito democrático, e porque toda polêmica é saudável, se em tom elevado, e educado, mais saudável ainda.

Só não consegui entender algumas coisas.

O Murilo Esteves publicou uma inverdade de forma ofensiva na rede mundial?

Nada do que ele afirmou que aconteceu foi verdadeiro?

Ele não criticou a UPA e o SAMÚ?

Ele não afirmou que não dá mais para defender o Eugênio?

Enfim: quem foi que escreveu tudo que saiu como se tivesse escrito então? Eu?

 

Willian Antonio Zanolli é ar­tista plástico, jornalista, tea­trólogo, fotógrafo, estudante de Direito e pescador.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas