01 de outubro | 2016

Será que toda essa agressão e baixaria é desespero eleitoral?

Compartilhe:

COMEÇANDO …

… este monólogo dialogista, o assunto não poderia ser outro: as eleições que finalmente acontecem neste domingo e deverão colocar um final neste festival de agressividade e baixarias.

DEPOIS, …

… ao que tudo indica, tudo voltará ao normal. Ninguém terá mais interesse em destruir a imagem de ninguém, sem se preocupar com as consequências.

E O PIOR …

… é que, ao que tudo indica, pelo menos pelo que foi apurado no último final de semana pelo Vox Populi, ficou e poderá ficar provado definitivamente que o antigo modo de fazer política, apenas agredindo os adversários e tentando denegrir a sua i­ma­gem, sem se preocupar em convencer que é competente, honesto e tem capacidade para exercer o cargo que postula, está com seus dias contados. Mas, depois a gente fala disso.

O ASSUNTO QUE …

… acabou despertando a atenção da população na semana que passou foi o debate promovido pela rádio Espaço Livre. Pessoal da emissora mostrou que é capaz de promover eventos jornalísticos de qualidade.

O RADIALISTA …

… João Prates mostrou segurança na condução do evento e os seus ouvintes tiveram cobertura inclusive dos bastidores do embate entre os quatro candidatos a prefeito de Olímpia.

O EMPRESÁRIO …

… Miguel Daud, proprietário da emissora, provou que não precisa ser especialista no ramo para comandar um empreendimento da área de comunicação e fazer com que este alcance níveis de qualidade de rádios de grandes centros.

ESPECIFICAMENTE, …

… o evento acabou mostrando para os ouvintes da rádio e para a população aquilo que já estava sendo percebido por alguns, mas não estava tão explícito ainda: “que estavam batendo e a­gredindo, tentando denegrir a imagem daqueles que estavam na frente”.

E QUE O MAIS …

… desesperado era realmente o candidato apoiado pelo prefeito Eugênio.

NO DEBATE …

… parecia que todos iriam convergir contra o candidato Fer­nan­do Cunha. Mas Hilário Ruiz, embora tivesse meio titubeante diante dos microfones, tentou falar em como administrar a cidade. Parecia até que tinha combinado com o candidato Neto Nain, para um levantar a bola para o outro cortar.

MAS, …

… Hilário também não deixou de lançar suas farpas contra o candidato do PR.

BETO, ENTRETANTO, …

… foi quem pareceu destilar mais ódio. Bateu o tempo todo em Cunha e parece ter amenizado para o lado dos outros candidatos. No entanto, diante de tanta verborragia agressiva, acabou cometendo alguns deslizes e um deles, pelo menos, foi bastante comentado.

FOI QUANDO …

… foi explicar sua posição diante da falta de vagas nas creches locais e o seu funcionamento em apenas um período. Não conseguiu ser claro e acabou passando a impressão de que mulheres que não trabalham fora não merecem ter os filhos nas creches.

MUITA GENTE …

… não entendeu direito e acabou achando que o candidato tinha se manifestado contra as mulheres … E isso acabou por reforçar sua imagem de autoritário e absolutista.

OUTRO PONTO …

… em que acabou se contradizendo aconteceu logo após dizer que Fernando não podia ficar dizendo que fez isso e aquilo, pois a obrigação do político era trabalhar pela população. Mas, logo em seguida, em outro bloco, passou a destacar seus feitos… Pano rápido!

MAS, COMO …

… sempre foi praxe dos apaniguados eugênicos, Beto também acabou dando a entender que este jornal havia publicado inverdades sobre ele e seu chefe, principalmente por não os ter consultado antes de publicar a matéria.

ORA, CARO …

… jovem Puttini, o jornal publicou o que estava no processo que está no site do TJ – Tribunal de Justiça, onde existe depoimento seu e do prefeito, confirmando o fato. Não existia necessidade nenhuma de consultá-los antes. Ou o candidato é tão ditatorial e acima de tudo e de todos que precisa autorizar até a publicação do que é público.

QUANTO …

… ao candidato Fernando Cunha, embora tenha reagido em alguns momentos contra as provocações de Beto, não perdeu o controle, mas também não conseguiu detalhar de forma clara os seus propósitos, se atendo muito na sua experiência como ex secretário do governo estadual, ex presidente da CESP, ex deputado e empresário de sucesso.

PARA ESTE …

… jornalista, quem mais se beneficiou do debate foi o candidato do PSOL, Neto Nain, que teve a oportunidade de ter um palanque para se expor, já que praticamente não tem tempo na propaganda eleitoral gratuita e nem recursos para fazer os outros tipos de propaganda permitidos.

AGORA, …

… quem mais perdeu, sem dúvidas, foi o candidato Beto Putini que escancarou e reforçou a i­ma­gem negativa que se fazia dele, construída por suas atitudes reacionárias ao longo de sua carreira política e, principalmente, pela sua agressi­vi­dade com o objetivo de atacar sistematicamente o candidato Fernando Cunha.

SAINDO DE UM …

… lado, sem deixar nenhum dos lados, a coligação de Hilário Ruiz entrou com representação contra Fernando Cunha e Fábio Martinez no início da tarde do último dia 27, terça-feira, ao que se informa, para apurar abuso do poder econômico, mas que não se sabe ainda quais os motivos, já que o processo não estava à disposição da imprensa no cartório eleitoral até a tarde da última quinta-feira.

UM VEÍCULO …

… de comunicação, sobre o qual se comenta abertamente nos meios políticos que teria sido “alugado” por um candidato, já tascou que a candidatura de Fernando tinha sido cassada.

SE ESTA NOTÍCIA …

… dada pelo tal veículo for comprovada, pode ser realmente crime eleitoral. Pois este jornalista não acredita que exista na legislação algum dispositivo que possibilite a impugnação de um candidato com medida limi­nar. Aí parece desespero total, principalmente do candidato que teria “comprado” temporariamente o tal veículo.

MAS, PIOR …

… ainda é que muitas sandices ainda acredita-se serão cometidas neste final de campanha. Nor­malmente, nestas épocas nas últimas eleições para prefeito, costuma-se fazer o chamado telemarketing eleitoral, propagando este tipo de inverdade. Ou seja, é um tal de dizer que um foi cassado ou desistiu da candidatura e que pediu para votar no outro, que se não se ficar atento, muitos votos podem ser perdidos. Coisas do nosso coronelismo político que ainda dá mostras de estar impregnado nesta republiqueta de bananas.

MAS, O QUE …

… deverá estar causando polêmica atualmente, embora se acredite que muita baixaria ainda deverá ocorrer até o dia da eleição, é a pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, a pedido desta Folha, para se saber qual a intenção de voto dos eleitores de Olímpia.

COM COLETA …

… de informações e checagem realizadas no último final de semana, dia 24, 25 e 26, o ex-deputado Fernando Cunha aparece na frente em praticamente todas as condições e estratificações e com margem confortável de possíveis votos.

NA PESQUISA …

… espontânea, aquela em que o entrevistado tem que lembrar o nome do candidato em que vai votar, sem o auxílio do cartão com os nomes dos candidatos, Fernando lidera com 43% das intenções, contra 12% do segundo colocado (Hilário Ruiz) e apenas 7% do terceiro (Beto Putti­ni). Ficando em último, o candidato Neto Nain.

ESTA PESQUISA …

… é utilizada pelos marqueteiros para saber o grau de conhecimento do eleitor sobre o candidato e sua fideliza­ção. Ou seja, se 43% dos entrevistados lembraram espontaneamente de Cunha, segundo os analistas, pode significar a definição pelo voto e a grande dificuldade de ser alcançado pelos adversários, já que neste caso, o segundo colocado teria que conquistar simplesmente todos os indecisos e até convencer aqueles que já se definiram pelo voto nulo ou branco para poder reverter a situação.

NO CASO …

… da pesquisa estimulada, ou seja, aquela em que o pesquisador apresenta um cartão com os nomes dos candidatos, Fernando Cunha sobe de 43% para 48%; Hilário vai de 12% para 14%; Beto Puttini de 7% para 8%; e Neto Nain de 2% para 3%.

OS VOTOS …

… em branco e nulos também sobem, mas apenas 1%, passando de 12% para 13%, significando que estes dificilmente serão conquistados. Já os indecisos, representados pelos que disseram não saber ou não quiseram responder, que na espontânea chegaram a 26%, caem para 15% na estimulada.

DIANTE …

… destes números, a se manter a perspectiva levantada pelo Vox Populi, a interpretação que se chega é a de que só uma verdadeira bomba atômica poderá reverter o quadro, tirando a eleição para prefeito de Fernando Cunha.

OUTRO DADO …

… apontado pelo instituto de pesquisas é a rejeição verificada na amostragem. Nesta, Puttini aparece como campeão, com 41%, sendo seguido por Neto Nain com 10%, Cunha com 9% e Hilário com 7%.

DENTRO …

… deste contexto, outro dado que leva à interpretação de difícil mudança do quadro é que, provavelmente entre os indecisos, 9% não votariam em nenhum candidato, confirmando os dados da espontânea e da estimulada, onde aparece que entre 12 e 13% irão anular ou votar em branco.

José Salamargo, entendendo que, ao se confirmar a intenção de voto verificada pelo instituto Vox Populi em sua pesquisa realizada nos dias 24, 25 e 26 últimos, estará comprovado o porquê de tanta baixaria e de tanta agressão nesta eleição e, com isso, velho ditado que diz “que ninguém chuta cachorro morto”. Ou seja, pode ter sido desespero puro … Quem viver e sobreviver a este despautério, verá!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas