10 de janeiro | 2016

Conheça Piracicaba e seu famoso rio

Compartilhe:

Um dos maiores rios do País, o Rio Piracicaba corta grande parte do interior do Estado de São Paulo.  Além da pesca, os moradores da cidade de Piracicaba e seus visitantes também o utilizam para a prática de esportes. O rio nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari e percorre 250 Km de sua formação até a sua foz no Rio Tietê e inspirou famosa canção de Tião Carreiro, Piraci e Lourival Santos que diz: “O Rio de Piracicaba vai jogar água pra fora…” / Rubens Chiri


A Rua do Porto é a região mais antiga da cidade e conhecido ponto de encontro. Recheada de barzinhos e restaurantes às margens do Rio Piracicaba, a rua mantém uma arquitetura colonial das antigas casas dos pescadores / Rubens Chiri

 

 

O rio Piracicaba viveu “momentos de agonia” durante a seca que afetou o Estado de São Paulo, nos últimos meses, no entanto, agora com as chuvas, voltou a correr caudaloso e cheio de vida, para a alegria principalmente dos moradores e turistas da cidade de Piracicaba.

Bem diz a letra “Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto”, é assim que começa a música interpretada por Inezita Barroso, César & Paulinho, entre outros, que homenageia Piracicaba, uma cidade que soube manter as suas tradições ao mesmo tempo em que se tornou moderna e pulsante, cheia de gente jovem e bonita por conta dos campus da UNIMEP e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, entre outras.

Piracicaba está localizada na área central do Estado de São Paulo, tem em seu rio, que dá nome à cidade, um cartão de visita inesquecível.

O município também é conhecido como “Noiva da Colina” e aqui entra em cena o rio novamente; ganhou este codinome por causa do salto memorável as águas do Piracicaba.

Atualmente a cidade conta com quase 370 mil habitantes, é servida por nove rodovias e reconhecida por sua beleza, pujança econômica, centros universitários e tecnológicos de ponta e grandes multinacionais, encanta os visitantes por causa da hospitalidade do seu povo e respeito pelas manifestações culturais.

Um dos lugares mais famosos é a Rua do Porto; é o retrato da memória de Piracicaba que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade. É ali que o visitante vê de perto a magnitude do rio.

Dando origem ao nome da cidade, o Rio Piracicaba é um atrativo com características naturais que corta o município. Na época das chuvas, oferece uma condição favorável para a reprodução dos peixes promovendo a “Piracema” – período de desova dos peixes – que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. O Salto do Rio Piracicaba, caracterizado aos olhos do observador como um “Véu de Noiva”, está envolvido com a própria história da fundação da cidade. Ele fomenta o imaginário de cada um, com seus contos, lendas e histórias.

É na Rua do Porto que também se concentram os restaurantes especializados em preparar o peixe na brasa. Imperdível o festival de aromas e sabores.
O Parque do Mirante é um local privilegiado, de onde se pode ver a Rua do Porto, o Salto e o centro da cidade. Além disso, o lugar é cercado de alamedas que permitem passeios e contato direto com as árvores nativas e vegetação típica daquela região.
Outro lugar que não pode deixar de ser visto é o Parque do Engenho Central “Barão de Rezende”. Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, o Engenho Central deu início à mecanização na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do País produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade, tendo sido tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), passando a atuar como importante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da “Paixão de Cristo” e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil metros.

E mais, tem ainda o Museu da Água, A Casa do Povoador, uma das edificações mais antigas da cidade, o Casarão do Turismo, uma construção do Século XIX, remanescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. O casarão é um ponto de receptivo da cidade de Piracicaba, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas.

A Casa do Artesão expõe para a venda produtos artesanais típicos do município. O Parque da Rua do Porto serve de ponto de encontro e ocupa uma área verde dentro da cidade, tem lago com pedalinhos e ainda dá para praticar canoagem e arvorismo, fica bem perto do complexo da Rua do Porto.

Para quem gosta de história e comida boa, a opção é o passeio pela Rota Tirolesa, no qual está incluído passeio de trenzinho, visita ao Alambique Stênico, almoço típico (polenta com frango ao molho, linguiça caseira, arroz e salada), café tirolês, apresentação de danças folclóricas e guias especializados.

Se a intenção é dispensar o almoço, pode ser feito apenas o passeio de trem que tem a duração de 30 minutos e também conta com guias contando a história daquela região.

Simples e divertido e bom para todos os bolsos, assim é uma visita a Piracicaba, que além do que foi exposto, conta com excelente estrutura, incluindo hotéis, restaurantes e lanchonetes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas