14 de abril | 2022

O que é Afasia?

Compartilhe:

Dias atrás, o cenário artístico mundial e os fãs do ator americano Bruce Willis foram surpreendidos com o comunicado assinado por sua família que Willis estava se afastando da carreira. Ele tem 67 anos e luta contra uma doença chamada Afasia.

O fato chamou a atenção do público para a doença. Afinal, o que é Afasia? Esse nome pode ser facilmente confundido com aquela doença estomacal, porém ela é bem grave, principalmente porque pode começar silenciosamente com o crescimento de um tumor no cérebro. Um tumor cerebral pode ser uma de suas causas. E também pode acontecer de repente, após um Acidente Vascular Cerebral.

Trata-se de uma alteração da função da linguagem que geralmente tem origem numa lesão cerebral. A pessoa tem dificuldade de se expressar verbalmente e também não consegue compreender o que está sendo dito. O resultado é um discurso vago, desconexo e marcado pelo uso de expressões indefinidas, tais como “coisa” ou “aquilo”. Em alguns casos, a pessoa acometida de Afasia tem discurso fluente, mas apresenta desordem na sua fala.

Entre as causas da doença estão tumores cerebrais, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças infecciosas, como meningite por exemplo, traumatismo cranioencefálico, epilepsia, malária cerebral, uso de determinados medicamentos antipsicóticos.

No caso do ator Bruce Willis, após apresentar os sintomas, ele foi diagnosticado com a doença. Está em tratamento, mas ficará afastado do trabalho no cinema por tempo indeterminado. Talvez para sempre.

A doença é classificada de Afasia de Broca – descoberta pelo médico francês Paul Broca – quando ocorre perturbação da expressão oral e escrita e caracterizada por discurso hesitante, tendência a repetir frases e palavras e estrutura desordenada; Afasia de Condução quando a compreensão das palavras é pouco alterada, porém dificulta a resposta adequada e o sintoma principal é alteração no sistema fonológico; Afasia Sensorial e Afasia de Wernicke, estas são afasias fluentes e marcadas por perturbação da compreensão do discurso, embora a fala seja fluente, mas marcada pelo uso inadequado das palavras.

O tratamento deve ser coordenado por médico Neurologista e o atendimento deve ocorrer o mais rápido possível, para minimizar sequelas e recuperar as habilidades linguísticas.

Lembrando que cada caso é individual e o tratamento pode incluir medicantes e outras terapias.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas