21 de outubro | 2012

Reeducação postural faz bem e melhora a aparência

Compartilhe:

Peso excessivo de bolsas ou mochilas, atividades profissionais sedentárias, abusos na prática de esportes e má postura adotada no dia a dia podem provocar sérios danos à coluna e dores no corpo. A reeducação postural global (RPG), método desenvolvido pelo físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard na década de 1980, vem apresentando resultados positivos para o tratamento de dores e deformidades ligadas a causas musculares e articulares.

A RPG surgiu em 1981, com o lançamento do livro “O Campo Fechado”, escrito por Philippe Emmanuel Souchard após 15 anos de pesquisa em biomecânica. Parte do princípio de que o corpo funciona em cadeias musculares, que interferem umas nas outras.
Especialistas explicam que, quando existe dor ou tensão em alguma parte do corpo, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando. É aí que o método fisioterápico pode ajudar, pois a intenção é reeducar a postura e aliviar dores, que, assim como as deformações, são decorrentes de um encurtamento dos músculos, os quais estão todos interligados. Nas sessões de RPG, o tratamento é individualizado e tem como objetivo enrijecer e alongar a musculatura. As posturas nas sessões são feitas juntamente com exercícios respiratórios, sob a orientação do fisioterapeuta. O trabalho é executado em cima dos sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo.

A técnica une três conceitos: individualidade (cada pessoa sente e reage de maneira diferente), causalidade (o fisioterapeuta não se limita a acabar com a dor, mas busca sua causa) e globalidade (trata a maior parte do corpo envolvida na doença). O método deve ser aplicado exclusivamente por fisioterapeutas que passaram por um curso de RPG.  

Na primeira consulta com um RPGista (como é chamado o fisioterapeuta especializado no método), o paciente tem as zonas de seu corpo – cervical, ombros, dorsal, lombar, bacias, joelhos e pés – observadas nos mínimos detalhes. A partir de então, o profissional planeja seu trabalho em cima de oito posturas que serão executadas pelo paciente. Cada uma das posturas está focada em determinadas cadeias musculares e o objetivo é alongar os músculos que estão muito rígidos e fortalecer os que se encontram flácidos. Por isso, o paciente deve manter cada posição por cerca de 20 minutos.

Geralmente os pacientes são encaminhados para as sessões de RPG por indicação médica, mas há aqueles que buscam a técnica somente para reeducar a postura.

Entre as doenças que podem ser tratadas com a RPG estão: ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos para fora ou para dentro, joanetes, escoliose (desvio da coluna), dores cervicais e dorsais; neurológicas: hérnias de disco e labirintite; reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite; respiratórias: asma e bronquite; omáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos; ocular: estrabismo.

No Brasil, mais de três mil profissionais adotam o método. Os cursos básicos de RPG são ministrados em três fases: duas de dez dias e a última de cinco dias, totalizando uma carga horária de 300 horas/aula. 
A técnica é indicada para pessoas de todas as idades e para a maioria dos problemas que afetam os músculos e os ossos, como, por exemplo, as lesões por esforço repetitivo (LER). É também utilizada como ferramenta de prevenção dos processos degenerativos articulares.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas