15 de abril | 2013

Altair já aparece como o 3.º maior em epidemia de dengue da região

Compartilhe:

Chegou de repente e já preocupando ainda mais. Isso porque o município de Altair já aparece como a terceira maior epidemia de dengue da região noroeste, segundo informação divulgada neste domingo, dia 14, pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. No total, 44 municípios já apresentam situação epidêmica da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes-aegypt, adulto e contaminado.

Nesse grupo de cidades, as mais infectadas são Itapura (um doente para cada 26 moradores neste ano), Barretos (um para 34) e Altair (um para 36). Barretos também concentra a segunda maior quantidade absoluta de ocorrência, com 3.312 até sexta-feira.

A dengue explodiu na região. Já são 14.626 casos confirmados em 119 cidades. Isso faz com que o Noroeste paulista concentre um terço das 42,4 mil ocorrências de todo o Estado. Só Rio Preto coleciona 4,9 mil casos de dengue, com três mortes – no Estado, foram 12 óbitos. Um em cada grupo de 82 rio-pretenses já teve dengue neste ano.

Embora Rio Preto concentre a maioria dos casos, 5 mil, a dengue se alastra pela região. São 44 municípios em que as ocorrências confirmadas, entre autóctones (contraídos na cidade) e importadas, ultrapassam a proporção de 333 para cada 100 mil habitantes, o que caracteriza o estado epidêmico, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O levantamento foi feito entre quarta e sexta-feira da última semana, utilizando dados populacionais do IBGE para o cálculo de epidemia.

ALTAIR

A troca de prefeitos contribuiu para o quadro alarmante. Em Altair, com 105 casos confirmados, a gestão anterior demitiu um dos dois agentes de combate aos criadouros. Ficou apenas um para os 1,5 mil imóveis da cidade, número abaixo do preconizado pela Sucen.

“Agora, contratamos mais dois agentes, e esperamos diminuir esses casos”, diz o coordenador de vetores, Ricardo Oliveira. Procurado, o ex-prefeito José Braz Alvarindo do Prado, não foi localizado.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas