29 de maio | 2022

Avô e neta fazem palestra na EE Maria Ubaldina sobre jornalismo e empatia

Compartilhe:

 

RATA DE REDAÇÃO!
Nicole Arantes, de apenas 10 anos, encantou alunos do ensino médio com redação sobre empatia.
Jornalista da Folha destacou a necessidade de se aprender a refletir para poder viver num mundo mais próximo da realidade. “A vida também tem que ter checada se é de verdade”.


O jornalista e editor desta Folha, do iFolha e da Rádio Cidade, José Antônio Arantes, convidado para fazer palestra sobre jornalismo na EE Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, na terça-feira, 24, em Olímpia, acabou tendo uma concorrente que foi aplaudida pelos alunos do ensino médio da escola: sua neta Nicole Arantes, de apenas 10 anos, que leu uma redação sobre Empatia que fez recentemente e depois foi entrevistada pelos alunos presentes.

A palestra aconteceu em uma das salas da escola, a pedido da professora Kelly Galeni, que realiza um trabalho com o alunado no sentido de despertar o protagonismo em cada um, chamado # Se Liga na Mídia, onde tem discutido com eles temas ligados à comunicação atual que sofre a influência da internet e suas redes sociais.

OLÍMPIA DO PASSADO E ATUAL

Arantes começou resumindo sua história de quase 50 anos no jornalismo olimpiense e regional, tentando mostrar como era na Olímpia do passado e como está nos dias de hoje.

O jornalista, que também é professor de Filosofia, Sociologia e Pedagogia, tentou passar aos alunos a importância da reflexão para o próprio conhecimento do mundo, de si mesmo e, também, para evitar a propagação das chamadas Fake News que estão criando uma percepção de vida mentirosa, totalmente fora da realidade, que leva as pessoas a viverem num mundo virtual onde a terra é plana e a ciência é mero “achismo”.

COMO COMBATER O FAKE NEWS

Arantes destacou que tudo isso está ocasionando um “emburrecimento” em massa e despertando o lado violento das pessoas, criando um clima de guerra de todos contra todos.

Sobre Fake News, o jornalista ressaltou a importância da checagem das informações antes de replicá-las, sempre buscando a fonte e fazendo o confronto com dados de outras fontes sobre o mesmo tema. Segundo ele, a própria internet é a enciclopédia mais ampla existente onde se pode buscar todo tipo de informação.

“Basta saber procurar nos lugares certos. A rede mundial de computadores também tem o seu lado bom. Abriga hoje a quase totalidade do conhecimento já produzido pela humanidade, que fica à disposição de todos para ser pesquisado, confrontado, para que, cada um possa desempenhar o trabalho de tentar construir a sua própria verdade, enxergando tudo de uma forma mais ampla e sem ódio no coração”, afirmou.

ASSESSORA FALOU SOBRE

EMPATIA NO MEIO DA PALESTRA

O jornalista também respondeu perguntas dos alunos sobre a história do jornalismo em Olímpia e o jornalismo de forma geral.

No meio de sua palestra, no entanto, quando abordava os últimos dois anos de pandemia em que ficou explícito o clima de ódio perdura até hoje, sua assessora para assuntos aleatórios, sua neta, de 10 anos, Nicole Arantes, surpreendeu a todos lendo uma redação que elaborou recentemente abordando o tema empatia.

A assessora foi aplaudida e ainda respondeu várias perguntas sobre o tema e sobre sua vida, com vários alunos destacando sua capacidade de enxergar as coisas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas