27 de maio | 2010

Cadela shih-tzu ajuda vítima de assalto em Guaraci

Compartilhe:


Uma cachorra da raça shih-tzu chamada Mel, de apenas quatro meses de idade, ajudou uma vítima de assalto de Guaraci a se livrar de uma mordaça e em seguida se soltar de amarras das mãos, logo após um roubo praticado durante a madrugada de quarta-feira, dia 26. Segundo a dona de casa N.I.C.E., 57 anos, a cachorra retirou com os dentes, uma bolota com meias que os ladrões colocaram na sua boca e, também com os dentes, rasgou o lençol que amarrava suas mãos e pés. Foi o suficiente, disse, para se soltar e ligar para a filha, que comunicou o roubo à polícia.

“Se não fosse a cachorra eu não iria conseguir me soltar porque a meia estava me sufocando”, disse a vítima, que está com Mel há pouco mais de dois meses, presente de aniversário de uma amiga.

Segundo André Luciano Baitello, médico do setor de emergência e urgência da Secretaria de Saúde, é possível que a vítima não tenha conseguido expelir a meia usando a língua. De acordo com ele, a língua tem a base fixa e não teria forças suficientes para empurrar a meia. “Em alguns casos, a pessoa pode até morrer asfixiada”, disse ao Diário da Região, de São José do Rio Preto.

A dona de casa conta que a meia foi colocada nos fundos da boca e, quando a cachorra começou a puxar o pano, ela também o forçou para fora com a língua. “Depois ela começou a rasgar o lençol que amarrava minhas mão e pés. Quando o nó ficou frouxo, eu soltei uma das mãos”, relatou.

N.I.C.E. explica que Mel é muito brincalhona e dócil, mas acredita que o instinto a ajudou a perceber que algo de errado estava acontecendo. “Os ladrões até ameaçaram levá-la embora e vender para comprar droga, mas implorei para que a deixassem.”

Para o veterinário João Paulo Segundo, do Hospital Veterinário do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp), a cachorra Mel deve ter retirado a meia de dentro da boca da sua dona porque acreditou que se tratava de uma brincadeira. “É filhote e está em época de troca de dentição. Os filhotes mordem tudo o que encontram. A retirada da meia pode ter sido facilitada pelo contato com a saliva da mulher e pelo pouco peso”, disse ao jornal.

PET SHOPS

Na quarta-feira, porém, a cachorra teve tratamento especial. Passou pelo pet shop e foi “paparicada” pelos donos. “Ela é meu xodó. Agora, não quero mais desgrudar um minuto dela. Vai dormir na mesma cama que eu”, asseverou.

De acordo com Saulo Henrique Xavier, que é adestrador de animais há 15 anos, mesmo com apenas quatro meses a shih-tzu é capaz de puxar e trocar objetos de local. “Os animais nos surpreendem”, acrescentou.

N.I.C.E. mora com marido N.O., 72 anos, na entrada de Guaraci. Por volta da 1h da madrugada, dois homens armados e encapuzados cortaram o alambrado de acesso à propriedade e entraram na casa pela porta da cozinha, que estava encostada com um cabo de vassoura.

“Meu marido dormia na sala com a televisão ligada e eu estava no quarto. Eles passaram por ele e foram direto até mim. Lá, apontaram o revólver na minha cabeça e me acordaram”, lembra a vítima.

Sob ameaça de morte, ela foi obrigada a levá-los até o quarto de visita, onde estava o cofre da família, que pesa cerca de 300 quilos. “Eles queriam que eu abrisse o cofre, mas quem sabe o segredo é meu marido, por isso foram até a sala, o acordaram e o levaram até o quarto”, contou.

Dentro do cofre havia documentos e R$ 1.750,00 em dinheiro. Os criminosos aproveitaram para roubar as alianças do casal, duas correntes de ouro e um par de brincos, avaliados em R$ 5 mil.

FUGA
Antes de fugir, os assaltantes amarraram N.O. no quarto onde estava o cofre. Enquanto isso, a mulher foi levada até o quarto do casal. Lá, os criminosos ainda roubaram quatro pares de botas de couro, casacos de pele, peças de roupas, um computador, uma televisão LCD de 50 polegadas, quatro celulares, quatro relógios de pulso e um rádio. Eles fugiram no carro da vítima, uma Parati cor prata.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas