19 de fevereiro | 2007

Carneiro não participa de audiência para discutir recuperação da vicinal Natal Breda

Compartilhe:

 

Embora tenha havido até anuncio feito na noite da segunda-feira (12), pelo seu líder na câmara municipal, vereador João Baptista Dias Magalhães, de que estaria em São Paulo no dia seguinte (terça-feira 13), o prefeito Luiz Fernando Carneiro não compareceu a uma audiência na Casa Civil do governo paulista para tratar da recuperação da estrada vicinal Natal Breda, que representa um dos trechos da ligação da cidade de Olímpia com a rodovia Washington Luiz.

Apenas o vereador Eugênio (Geninho) José Zuliani esteve presente à audiência com o subchefe da Casa Civil Rubens Curi, representando o município de Olímpia. Além dele estiveram no encontro realizado na terça-feira vereadores e o prefeito de Tabapuã.

Na audiência realizada às 15 horas da terça-feira, o subchefe da Casa Civil acolheu as reivindicações levadas pelo prefeito de Tabapuã e pelo vereador Gilmar de Carvalho, que veio até Olímpia no ano passado através da Acamurca (Associação das Câmaras Municipais da Região de Catanduva), levantar os perigos e os problemas que estão atrapalhando o tráfego entre Olímpia e Tabapuã.

Além destes, estiveram presentes: o vereador de Santa Adélia, que é o atual presidente da Acamurça, Antonio Junqueira Vilela, e vereadores e prefeitos de Santa Adélia, Ariranha, Fernando Prestes e outros municípios da região.

O objetivo, segundo explicou Geninho, foi solicitar o recapeamento asfáltico da vicinal Natal Breda, que tem extensão de 14 quilômetros até o Rio Turvo e outro tanto até Tabapuã.

Como motivos da solicitação, segundo Geninho, foram colocados os problemas com o desvio por causa de pedágio no município de Catiguá, que aumentou o movimento na estrada causado o deterioramento e os prejuízos que Olímpia tem por causa dos turistas que vêm ao Parque Aquático Thermas dos Laranjais e encontram dificuldades com a estrada.

Meta do governo

A informação que receberam do subchefe da Casa Civil é que dos 12 mil quilômetros existentes de estradas vicinais que necessitam de recuperação, o governador José Serra tem um projeto emergencial para atender imediatamente a quatro mil quilômetros.

Embora uma resposta definitiva ainda não tenha sido dada, ainda há uma expectativa positiva para depois do carnaval, quando haverá nova audiência para tratar da questão.

"O secretário destacou que é importante a associação regional estar brigando, porque se trata de um pleito coletivo e não um pleito individual. E estamos acionando todos os deputados para que pressionem na Secretaria do Transporte, para que essa estrada seja incluída nesses 4 mil quilômetros de vicinal", disse Geninho.

E acrescentou: "e essa de Olímpia a Tabapuã é uma rodovia primordial, porque está na rota que desvia de pedágio, está ligando toda a capital de São Paulo e a região de Campinas de Araraquara e São Carlos, fora o Thermas dos Laranjais que é o escoamento turístico, tem produção".

O prefeito de Olímpia, segundo Geninho, não esteve presente e nem mandou um representante seu à audiência: "inclusive informações que tive é que ele iria, que conversei com Jamil, o prefeito de Tabapuã um dia antes, ele disse que tinha falado com o prefeito e que ele iria, e na mesma hora ele não apareceu".

Na avaliação de Geninho, a ausência pode ser prejudicial para os interesses do município de Olímpia: "Acho que sim, porque ele poderia estar lá e levando todos os dados, apesar que foi muito bem representado o vereador de Tabapuã, que levou todas as estatísticas policiais".

No ano passado a câmara de Tabapuã instalou uma comissão especial de estudo para averiguar todos os acidentes e a quantidade de buracos: "mas ele poderia estar em nome do município de Olímpia falando das dificuldades, do acesso ao turismo, que está sendo pela vicinal, o desvio de pedágio, e até uma série de coisas que poderia estar reivindicando como outros prefeitos reivindicaram naquele momento. Mas eu, como vereador da cidade de Olímpia, fiz minha parte e representei o município".

Palavra do chefe

Na manhã da sexta-feira (16) desta semana, em seu programa semanal na rádio Menina AM, o prefeito Luiz Fernando Carneiro justificou sua ausência em tão importante audiência na Casa Civil do governo do Estado. Explicou que tinha outros compromissos e por isso não pode ir.

"Nós tivemos um contato com o prefeito de Tabapuã, pra conjuntamente irmos a São Paulo, termos audiência ou com o secretário da Casa Civil ou com o governador ou com o secretário dos transportes, e essa reunião foi marcada da noite pro dia na última terça-feira. Eu tinha um compromisso com relação a essa questão da ceagesp, o diretor da Ceagesp veio a nossa cidade pra gente negociar essa questão dos prédios, dessa dívida, e não pude ir e não tive contato ainda com o prefeito de Tabapuã para sabermos o que foi decidido. Como ele não me ligou, porque quando é notícia boa corre, como ele não me ligou estou achando que não virou nada ainda", explicou.

E acrescentou: "Mesmo se virar, o que nós estamos reivindicando chama estadualização dessa vicinal. O que é isso? É passar a responsabilidade para o estado. Se eles aceitarem isso não vai ser da noite para o dia que vai arrumar".

Disse ainda: "A nossa parte, da Natal Breda, que vai daqui do ginásio de esporte até o Turvo, nós procuramos tapar os buracos, dar uma ajeitada, ela está transitável. Agora no outro município, que é do Turvo pra lá, já é Tabapuã, é de competência, de obrigação do município de Tabapuã, que da mesma maneira que o de Olímpia, alega impossibilidade, falta de recurso financeiro para recapear todo trajeto. Porque só esse trajeto do município de Olímpia fica em três milhões de reais".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas